Ambientes pequenos? Móveis multiuso

Cada vez mais sentimos a necessidade de ter móveis multiuso para ambientes pequenos, peças versáteis que farão mais de uma função e que nos ajudem a ter um lar mais funcional, sem perder o conforto.

Isso acontece porque as cidades, grandes e pequenas, estão crescendo mais e mais, tornando escassos os terrenos e, consequentemente, constroem-se mais casas e apartamentos com tamanhos bem menores do que algumas décadas atrás, para atender à demanda por mais moradia.

Então é necessário ser criativo, ter a mente aberta para novas soluções e adequar o que for possível para se viver bem, mesmo em ambientes pequenos.

Vejamos como melhorar ambientes pequenos com móveis multiuso:

Conheça bem o seu layout

Mais do que nunca conhecer e respeitar o espaço que você tem é imperativo. Desenhe os seus ambientes conforme ensino no post sobre planta baixa e desenhe nela os móveis que deseja ter em cada ambiente, respeitando o espaço de circulação e, em hipótese alguma, compre qualquer peça que não caiba no ambiente.

Se perceber, por exemplo, que na sala não cabem sofá e poltronas, abra mão das poltronas e fique apenas com o sofá. Quando estiver recebendo pessoas em casa, poderá usar um puff ou as cadeiras da área de jantar ou bancos para acomodar os visitantes.

ambientes pequenos1

Móveis versáteis

Mesmo que você tenha optado por móveis de marcenaria (que é sempre a melhor solução para ambientes pequenos), ainda assim é provável que você precise usar móveis que te auxiliem no dia a dia. Alguns deles são:

Aparador

O aparador é uma peça coringa que ajuda muito, por exemplo, quando você tem a sala de jantar conjugada com a sala de estar. Esta peça pode atender simultaneamente aos ambientes, ele pode servir de apoio à sala de estar ficando atrás do sofá ou numa área comum entre os dois ambientes e receber uma bandeja com copos e garrafas servindo como bar. Embaixo dele pode-se abrigar pelo menos dois puffs e durante as refeições o aparador pode servir de mesa de jantar para dois ou simplesmente servir de apoio para as louças e apetrechos necessários durante as refeições.

ambientes pequenos2.2jpg

Puff 

O puff é uma peça que eu gosto muito, eu mesma faço uso de um puff na minha casa e ele é realmente multiuso. Aqui em casa eu o uso como apoio para os pés, acento adicional quando recebo visitas e ele também vira mesa de centro, pois é uma peça retangular com base plana, o que ajuda muito a cumprir todas essas funções.
Aliás, uma dica importante para você que mora numa casa ou apartamento pequeno é selecionar móveis de linha reta, pois são mais fáceis de adaptar nos ambientes e oferecem um visual mais limpo e dão a sensação de mais leveza.

Banco

O banco também é uma peça que pode se tornar um coringa na sua casa. Pegando novamente o exemplo das salas de jantar e estar conjugadas, você pode usar um banco retangular plano como mesa de centro, acento adicional para a sala e como acento para a mesa de jantar. Quando não estiver em uso, pode ficar abrigado embaixo do aparador.

ambientes pequenos3

ambientes pequenos4.4

Cadeiras 

As cadeiras também podem ser peças importantes na versatilidade dos ambientes. Se você optou por cadeiras com braços nas ponteiras da sua mesa de jantar, é possível que você possa usá-las como “poltroninhas” na sala de estar, quando precisar acomodar mais pessoas lá. Isso vale para cadeiras sem braço também, no mercado há vários modelos interessantes que podem servir ora de cadeira, ora de poltroninhas.

ambientes pequenos5

Como você pode ver, viver em casa ou apartamento pequeno não precisa ser um problema, basta que sejamos criativos e façamos uso inteligente de móveis comuns que podem virar móveis multiuso ou coringas em mais de um ambiente.

E você, faz uso de algum móvel coringa? Tem alguma dúvida em relação ao uso de algum móvel? Partilhe sua experiência ou dúvida aqui, é sempre bom ouvir, aprender e ajudar! Então deixe o seu comentário logo abaixo 🙂

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário