Armários planejados, o guia completo!

O planejamento na decoração é essencial, pois confere um ar mais refinado e funcional a qualquer ambiente. Trabalhando com armários planejados, que são adaptados nas paredes dos cômodos, o cliente tem diversas opções para dinamizar o ambiente e decorar o espaço. Visando funcionalidade, acessibilidade e uma estética agradável, é uma boa ideia trabalhar com armários planejados, garantindo maior amplitude no espaço e dinamizando o ambiente em que você vive.

Confira algumas dicas sobre a aplicação de armários planejados e entenda como trabalhar estas peças em seu lar, a partir de suas necessidades e preferências.

Para quem são?

O principal objetivo dos armários planejados é atender necessidades específicas do consumidor, esse tipo de peça é adequado para qualquer tamanho de casa, mas é mais recomendado para casas e apartamentos pequenos, justamente por economizar espaço.

armários planejados 4

Como usar?

Os armários planejados podem ser aplicados na cozinha, nos quartos, nas salas de estar, home theaters, banheiro e lavanderias. Úteis para armazenar todos os tipos de conteúdos, estes elementos práticos podem ser aplicados em todos os ambientes, agilizando o dia a dia do morador e garantindo maior segurança na armazenagem de diversos tipos de elementos da casa.

armários planejados 2

Dicas Importantes

Faça uso dessas dicas, elas vão nortear sua busca pelos seus armários planejados:

Dica 1: leve os layouts dos seus ambientes para as lojas

As plantas das paredes, vistas de frente, que aprendemos no post sobre planta baixa, serão sua principal ferramenta neste momento, separe-as.

Se você optou por fazer teto rebaixado para o projeto de iluminação, deve considerar o novo pé-direito nas plantas das paredes.

Dica 2: não se esqueça dos detalhes no layout

Certifique-se de que desenhou todos os pontos de luz, tomadas, ar condicionado, pontos de TV, etc., pois isso interfere diretamente no desenho do projeto dos armários.

Lembre-se, seu desenho não precisa ser ser perfeito, afinal, você não é um profissional da área, mas, identificar no seu desenho esses dados todos, mencionando suas medidas, vai ajudar muito os profissionais das lojas a preparar um projeto mais adequado, considerando todos os detalhes do seu layout.

Dica 3: faça uma lista com desejos e necessidades

Listar as principais necessidades de cada ambiente vai ajudar a definir o desenho dos móveis e a otimizar custos e espaço como por exemplo, definir se os armários devem:

1.ter gavetas ou prateleiras,

2.portas de abrir, portas de correr ou portas basculantes nos armários 

3.cada item mencionado aqui tem um preço diferente, daí a importância da definição e planejamento de cada cômodo

Os consultores das lojas de planejados poderão preparar sugestões de desenhos dos armários planejados baseadas nas plantas baixas e plantas de paredes e nas necessidades que o cliente expuser, por isso não negligencie essas dicas, ok?

Dica 4: na cozinha, use o conceito de triangulação

Use o conceito de triangulação ou triângulo de trabalho para a cozinha (eu falo mais sobre esse conceito no fim deste post), pois é ele que fará sua cozinha ficar funcional.

Opções

Existem muitas opções de armários planejados no mercado, é necessário pesquisar as empresas, comparar preços e idoneidade delas. Uma busca na internet e redes sociais podem ajudar.

Também é bom visitar os show rooms das empresas de planejados e buscar referências de clientes.

Assim é possível encontrar opções úteis às suas necessidades e condições.

Esse tipo de compra não costuma ser uma opção barata, mas, pensando no longo prazo, é a melhor solução, pois muitas lojas de planejados ajudam o cliente permitindo o parcelamento em várias vezes, assim o cliente acaba aproveitando a condição ofertada e fecha um pacote com todos os ambientes que quer planejar.

Mercado

As empresas de armários planejados mais populares trabalham com módulos prontos, podendo causar limitações, por exemplo, se seu espaço para o armário do banheiro é de 85 cm e a empresa trabalha com módulos de 80 cm, então você terá um espaço não coberto de 5 cm.

As melhores lojas de planejados são mais flexíveis, nelas você poderá ter uma combinação de módulos que garantirá um bom aproveitamento do espaço, evitando esses inconvenientes.

As ferragens (dobradiças, corrediças, etc.) são os itens que mais pesam no valor dos armários planejados, não abra mão das ferragens de qualidade, principalmente se o armário for ter gavetas profundas que precisam de boa sustentação.

armários planejados 6
Os acabamentos são diversos: madeira (naturais e imitação), laca (dezenas de possibilidades), fórmica, laminados, etc. Use o que aprendeu no post sobre cores para selecionar a melhor opção na seleção dos armários da sua casa.

Acabamento Madeira na Sala:
 armários planejados 8

Acabamento Madeira no Banheiro:

 armários planejados 24
Acabamento Laca na Cozinha:

armários planejados 10
Acabamento laca no quarto:

armários planejados 22
A estrela dos planejados: a cozinha

Quem não quer ter uma cozinha linda como as das revistas? Todos nós!

Mas, mais do que lindas, elas tem que ser funcionais, existe uma técnica que permite que as cozinhas sejam práticas no dia a dia, esse conceito chama-se triângulo de trabalho. Vamos saber mais sobre esse conceito:

O que é o triângulo de trabalho

O conceito de triângulo de trabalho define três pontos chave:

  1. uma área para cozinhar (fogão);
  2. uma para guardar comida (geladeira);
  3. uma para limpeza (pia)

Em cada ponta do triangulo está uma área, que não deve ter mais do que 3 mt de distância entre elas, nem ter nenhum móvel ou armário obstruindo a circulação na área do triângulo.

Esses cuidados garantem agilidade na hora de pegar alimentos na geladeira e transferir panelas e frigideiras usadas para pia.

Tipos de cozinha e o triângulo de trabalho

O triangulo de trabalho pode ser estabelecido em cozinhas com formato em U, L, G, com formato de corredor e em cozinha com Ilha também é possível ter o triangulo de trabalho. Você pode optar por colocar a pia ou o fogão na Ilha e facilitar o trabalho no triângulo.

Veja as imagens abaixo e conheça os formatos de cozinha e os possíveis triângulos de trabalho:

Cozinha formato U

Cozinha em U3

armários planejados 12

  Cozinha formato L

Cozinha em L2

armários planejados 14

Cozinha Formato G

Cozinha em G3

armários planejados 16
Cozinha “Corredor”

Cozinha Corredor3

armários planejados 18

Cozinha Com Ilha

Cozinha com Ilha3

armários planejados 20

Espero que você consiga decidir pela melhor opção para sua casa. E, se você gostou deste artigo, comente abaixo e compartilhe! 🙂

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário