Assoalho de madeira, carpete de madeira ou laminados?

É chegada a hora de falarmos sobre 03 tipos de pisos de madeira muito procurados no mercado:

Assoalho de Madeira, Carpete de Madeira, Laminados Melamínicos

Chamamos estes pisos de pisos quentes pois são feitos com materiais que nos dão a sensação de calor e aconchego, onde podemos andar descalços sem aquela sensação de frio embaixo dos pés.

Dentre os materiais com estas características estão e madeira, carpetes, laminados e vinílicos. Vamos falar deles:

Assoalho de Madeira

Assoalho de madeira

O assoalho de madeira ou tábuas corridas, é piso de madeira natural, cortado em réguas de madeira maciça de espessura média de 2 cm, com  diferentes medidas, as mais comuns tem entre 2 e 6 m de comprimento e 6, 10, 15 e 20 cm de largura. São encaixadas umas nas outras por um sistema macho e fêmea e fixadas no contrapiso com ajuda de pinos pneumáticos que dão firmeza e maior durabilidade ao piso.

As madeiras usadas neste tipo de piso são diversas, sucupira, ipê, jatobá, peroba, tauari e diversas outras.

Para a instalação, o contrapiso tem que estar bem nivelado, limpo e livre de gordura.

Assim como no caso dos pisos de pedras, se o assoalho for instalado em andar térreo, recomenda-se impermeabilização do contrapiso antes da instalação para evitar estragar a madeira com a umidade.

Deve-se ter o mesmo cuidado nas instalações de piso assoalho em áreas com divisa de áreas molhadas (banheiros e varandas, por exemplo).

A madeira natural tem alta resistência ao tempo e pode ser restaurada com raspagem, que deixa o piso como novo após anos de uso.

Por ser produto natural, tem preço mais elevado e deve-se esperar por variação de tonalidade e veios nas peças, pois, como todo produto natural, elas possuem características próprias, únicas.

Se optar por usar esse tipo de produto, procure um fabricante que trabalhe com madeira certificada, ou seja, madeira de reflorestamento.

Ficha Técnica Assoalho de Madeira

Clique aqui e baixe a ficha técnica do assoalho de madeira no seu computador.

Carpete de Madeira

carpete demadeira 4

Diferente do assoalho de madeira, que é maciço, o carpete de madeira é uma folha de madeira natural prensada sobre uma base de madeira processada, que pode ser um compensado de madeira ou MDF, por exemplo. Sobre a folha são passadas cerca de 5 a 10 camadas de verniz.

Também é vendido em réguas de diversos tamanhos, é bem mais fino do que o assoalho, sua espessura varia de 2,5 – 4,0 – 7,0 mm. As peças com espessura 2,5 e 4,0 mm são coladas no piso e as de 7 mm são encaixados com o sistema macho e fêmea.

A instalação é mais rápida e fácil do que o assoalho, mas também exige contrapiso nivelado, limpo e livre de gordura e umidade.

Não é tão resistente quanto o assoalho de madeira, por isso não é indicado para áreas de grande fluxo de pessoas. Em contra partida, tem preço mais acessível.

Ficha Técnica Carpete de Madeira

Clique aqui e baixe a ficha técnica do carpete de madeira no seu computador.

Laminado Melamínico

laminado melaminico 10

O laminado melamínico é material de alta resistência a desgaste, impacto, calor e manchas. A lâmina melamínica tem 0,3 mm de espessura, é constituída de papel kraft  impregnado de resina melamínica. Sua resistência vem da prensa por calor e alta pressão.

Colada a bases com diferentes espessuras, a lâmina serve de revestimentos para pisos, paredes e móveis.

Para revestir pisos, o material recebe um overlay que é um filme de proteção cristalino de celulose que dá ao piso diferentes graus de resistência a riscos e abrasão. Mas isso não quer dizer que ele é infalível, apenas que é mais resistente do que o carpete de madeira.

O laminado melamínico oferece temas diversos para escolher, o material imita bem madeiras, pedras, podem ter uma aparência texturada ou lisa com efeito mesclado, entre outros.

piso laminado na sala

Sua espessura varia entre 7 e 11 mm, as tábuas tem tamanhos de 1,20×0,197 m e 1,35X0,197m e, como no caso do carpete de madeira, é prensada sobre base de madeira processada, compensado, mdf ou semelhantes.

Entretanto o laminado melamínico é muito mais resistente do que os carpetes de madeira, suportam muito bem a abrasão e não mancham com facilidade.

Possuem sistema de encaixe macho e fêmea, é um piso flutuante por isso não são colados nem pregados no contrapiso, são colocados sobre uma manta de polietileno em contrapiso bem nivelado, que ajuda a diminuir os ruídos ocos característicos quando se caminha sobre ele.

Pode ser colocado sobre qualquer outro piso desde que o pavimento esteja nivelado e seco. Sua instalação é rápida.

Ficha Técnica Laminado Melaminico

Clique aqui e baixe a ficha técnica do piso laminado no seu computador.

Se você gostou desse artigo, comente e compartilhe com seus amigos!

Produtos Indicados para Você
Curso Mãos à Horta
Curso Mãos à Horta
Acessar
Você pode ter a sua horta em qualquer espaço, vai aprender a cultivar sem veneno e entender porque sua horta não dava certo.
Curso: Organização Doméstica
Curso: Organização Doméstica
Acessar
Aprenda o passo a passo definitivo do processo de organização!
Fabricando Móveis de Pallet
Fabricando Móveis de Pallet
Acessar
O guia definitivo para fabricar seus móveis de pallet sem erros!
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Acessar
Aprenda definitivamente como cuidar de orquídeas de maneira fácil, sem precisar de habilidades especiais!

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário