Banheiro com pastilhas, tudo o que você precisa saber

Talvez o seu banheiro esteja muito sem vida ou com revestimentos muito antigos que não valorizam em nada esse ambiente.Talvez você esteja querendo dar charme, elegância e vida ao seu banheiro e pensou: “Banheiro com Pastilhas é a solução, já vi vários nas revistas e na internet e amei!”

Com certeza, banheiro com pastilhas é uma das maneiras de valorizar, e muito, o seu banheiro.

Mas aí eu te pergunto, você sabe tudo o que precisa saber antes de ir adiante com essa decisão?

Então leia esse artigo até o fim e verifique se banheiro com pastilhas é para você, ou não.

Passo 01: tipos de pastilha

Tem muita gente que acha que pastilhas para banheiro e cozinha são apenas de vidro e todas quadradinhas, mas não, o mercado oferece uma variedade de materiais e formas para as pastilhas.

Elas podem ser de vidro, cerâmica, porcelana, metal, inox, pedra e fibra de côco.

As mais indicadas para áreas molhadas como no caso do banheiro, são as pastilhas de vidro (de preferência evitando usá-las na área do chuveiro, mais à frente você entenderá porquê), cerâmica, porcelana e pedra.

Elas podem ser quadradas, com dimensões de 1×1 cm, 2×2 cm, 2,5×2,5 e 5×5 cm, retangulares, redondas ou hexagonais. Assim sua composição pode fugir totalmente dos modelos tradicionais e causar um impacto maior no banheiro

As opções de cores para as pastilhas são inúmeras, desde os tons mais neutros e clarinhos até os mais vibrantes, passando por estampas, texturas e degradês.

Por isso as pastilhas são tão aclamadas quando o assunto é banheiro e duas delas são as mais procuradas: Pastilhas de Vidro e Pastilhas de Cerâmica.

Pastilhas de Vidro 

As pastilhas de vidro tem brilho acentuado e é possível ver através das peças, por essa razão o rejunte deve ser bem aplicado, sem falhas, para evitar infiltração, pois o mofo ficaria visível numa situação dessas.

Pastilha de vidro 2

É por isso que se deve evitar usar pastilha de vidro na parede do chuveiro, por exemplo, as de cerâmica e porcelana são mais indicadas para essa área.

A argamassa de assentamento e o rejunte são específicos para esse material, pois são mais colantes e aderentes. 

A mesma argamassa usada para o assentamento é usada para o rejunte.

E o tom da argamassa tem que acompanhar o tom das pastilhas escolhidas, senão elas ficarão com aparência manchada. Para pastilhas claras, tons claros, para pastilhas de tons escuros, tons escuros ou aproximados aos tons da pastilha.

O preço das pastilhas de vidro é alto, nesse ponto as pastilhas de cerâmica saem na frente.

Pastilhas de Cerâmica

As pastilhas de cerâmica e porcelana tem cor homogênea e são menos escorregadias, por isso são usadas em paredes e pisos também. Entretanto é necessário ressaltar que, se optar por usar pastilhas de cerâmica ou porcelana no piso, terá que tomar cuidados redobrados porque esse material não é tão resistente quanto os pisos de cerâmica e porcelanato, então a chance de riscar, trincar ou de rachar peças, caso algum objeto pesado caia sobre ele é muito grande.

pastilhas cerâmicas

Também para essas pastilhas existe argamassa de assentamento e rejunte específico, não abra mão de usar o material adequado ao seu tipo de pastilha.

Passo 02: instalação

Se você acompanha o blog sabe que eu não sou a favor ao uso indiscriminado do “Faça Você Mesmo”, porque nem todos estão aptos para executar tarefas que exigem experiência e habilidades como a instalação de pastilhas de vidro ou de cerâmica.

Na minha visão, a instalação de revestimentos de pisos e paredes é tarefa das mais primordiais numa reforma ou repaginação de um ambiente. Por isso, contratar um profissional especializado é o mais indicado.

Agora, se você acredita ter a habilidade necessária, acredita que pode realizar uma tarefa como essa, então você pode, por exemplo, lançar mão das orientações de bricolagem que a Leroy Merlyn fornece.

Nos links abaixo, eles mostram duas formas de instalar pastilhas, ao acessar os links, use a seta na lateral direita ou os menus acima do título (início, ferramentas, antes de começar, etc.) para ver o conteúdo passo a passo:

1) Como aplicar pastilhas de vidro com argamassa
2) Como aplicar pastilhas de vidro com cola spray

Passo 03: que cores usar

Agora que aprendeu um pouquinho sobre a parte técnica das pastilhas, vamos descobrir que cores você pode usar.

Como vimos, as pastilhas de vidro ou de cerâmica oferecem uma gama enorme de possibilidades de cores, então seu trabalho é descobrir que cor ou cores mais lhe agradam e aplicar no seu banheiro.

Como sugestão vou tratar de 04 cores que são as mais buscadas quando o assunto é pastilha:

Banheiro com Pastilhas Verdes 

O verde nos remete à natureza e causa relaxamento. Você pode usá-lo num banheiro todo branco onde o verde será o destaque ou pode incrementar a experiência visual usando armários de madeira. O verde combina bem com praticamente todos os tons de madeira (marrons) e não só com esse elemento, o verde combinado com tons de cinza também fica muito elegante.

Aqui as pastilhas foram usadas em uma das paredes e em volta da banheira, contrastando com as paredes brancas e piso porcelanato marrom.
 banheiro decorado com pastilha verde 03
Neste banheiro, o verde ficou perfeito convivendo com a madeira, o branco das bancadas, banheira e vaso sanitário e com o tom de marrom do piso. O vermelho fechado da cuba foi literalmente, a cereja do bolo!
 banheiro decorado com pastilha verde 01
Aqui as pastilhas verdes convivem com bancada. Banheira e piso em tom de cinza, que contrastam com a cuba e o interior da banheira em cor branca.
 banheiro decorado com pastilha verde 02

Banheiro com Pastilhas Pretas 

O preto, quando bem utilizado, traz sofisticação a qualquer espaço e no banheiro não é diferente.

Se quiser usar pastilhas pretas em seu banheiro, certifique-se de que o ambiente tenha boa iluminação, a luz será refletida pelas pastilhas, principalmente se forem de vidro.
 banheiro decorado com pastilha preta 01
Elementos como madeira ou uma “pitada” de vermelho também são bem-vindos quando se usa pastilhas pretas, assim o ambiente fica imponente mas também convidativo.

Banheiro com Pastilhas Vermelhas

O vermelho traz calor e acolhimento ao ambiente, é uma boa opção para quem gosta do que é contemporâneo.

Assim como no caso do preto, é necessário garantir que seu banheiro tem boa iluminação para aplicar as pastilhas vermelhas nele.

Os tons de vermelhos ficam bem com tons de branco, preto e cinza. O resultado final é pura elegância!

Banheiro bem iluminado, tem pastilhas vermelhas em duas paredes, além disso o branco da banheira, pia, piso claro e poucos detalhes em preto, contribuem para a elegância desse banheiro.
 banheiro decorado com pastilha vermelha 02
Nesse banheiro pequeno foi usado pastilhas vermelhas em apenas uma parede, o espelho sobreposto nele ajuda a minimizar a presença do vermelho, deixando tudo equilibrado e elegante.

banheiro decorado com pastilha vermelha 01

Banheiro com Pastilhas Azuis

O azul é a cor da calma e da tranquilidade. Se combinado com tons de branco e cinza você vai conseguir um ambiente fresco e contemporâneo.

Se quiser um ambiente mais quente incorpore tons de areia e bege nele.

A combinação do azul com as paredes brancas, o piso cinza e dos elementos em madeira, não permite que o ambiente fique frio, a madeira ajuda a manter o equilíbrio entre frio e quente.
 banheiro decorado com pastilha azul 01
O azul deste banheiro é mais escuro e com algum brilho, o uso do bege na bancada, coluna e no entorno da área do chuveiro ajudam a equilibrar o tom de azul.

banheiro decorado com pastilha azul 02
Eu, particularmente, gosto mais do tom de azul do banheiro abaixo, a combinação dele com o branco e com a flor amarela é simples e perfeito, parece água e sol.
 banheiro decorado com pastilha azul 03
É claro que essas são só algumas poucas possibilidades do que você pode usar em termos de pastilhas, a ideia é te ajudar a criar insights para que você escolha a cor que mais te agrada e use-a da forma que você julgar melhor, já que agora conhece um pouco mais sobre pastilhas.

E se você gostou desse artigo, comente abaixo e compartilhe com os amigos! 🙂

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário