Coifa e depurador de ar, tem diferença?

Vimos num artigo recente como escolher o fogão para nossa casa, mas um outro item pode ser indispensável para a vida no dia a dia além do nosso querido fogão. Trata-se da Coifa e Depurador de Ar.

As casas e apartamentos hoje em dia tem cada vez mais a característica de plano aberto, integrados com a sala de estar, o que faz com que a fumaça, gordura e odores do preparo das refeições se espalhem pela casa toda. 

É aí que entram a Coifa e o Depurador de ar, com seus papéis de filtrar o ar e eliminar os odores e a gordura do preparo das refeições. 

Mas Coifa e Depurador de Ar são a mesma coisa? 

Não, são produtos diferentes, com funções diferentes. 

Então vamos saber mais sobre cada um deles.

Coifa

A função da coifa é aspirar o ar quente que vem do fogão com sua fumaça, gordura e odores e enviá-la para fora do ambiente através de um duto metálico e trazer ar frio do exterior para dentro do ambiente.

Coifa 1.1

Mas se quiser usá-la apenas como depurador de ar, também é possível, neste caso ela apenas filtrará o ar e o devolverá limpo para o ambiente. Esta é uma solução para quem não pode, por questões técnicas, instalar coifa na sua casa ou apartamento mas prefere o design da coifa aos depuradores de ar disponíveis no mercado.

Quando a coifa é indicada

A coifa é normalmente indicada para casas que tenham cozinhas com espaço adequado, o que significa dizer que espaços pequenos normalmente não comportam a instalação da coifa com seus dutos, pois ocupam muito espaço.

No caso de apartamento, é preciso autorização do síndico ou construtora para a instalação da coifa. Os prédios novos tendem a ser construídos considerando essa nova necessidade e já vêm preparados para receber esse tipo de aparelho. 

Ter coifa na sua cozinha além de valorizar o visual dela, garantirá a durabilidade da mobília e trará qualidade de vida aos moradores que não precisarão conviver com odores e gorduras nos objetos e superfícies da casa que surgem do preparo das refeições.

Creio que a única desvantagem da coifa é seu preço, que é bem mais elevado do que os depuradores de ar. Mas isso se deve às funções que desempenha, à sua potência, que é bem superior aos depuradores de ar e pelo design, que costuma ser bem atrativo. É justificável.

Na hora de comprar sua coifa atente para o tamanho do seu fogão, ela não pode ser menor do que ele, há diversos tamanhos no mercado, então na hora de comprar verifique qual modelo tem tamanho compatível com seu fogão ou cooktop.

Instalando a coifa

Para instalar uma coifa na sua cozinha é necessária a análise do ambiente, por um profissional. Chegando à conclusão de que é viável a instalação, o profissional deve elaborar o projeto da instalação que envolve: 

  • definir onde será instalada a coifa (parede, teto);
  • por onde o duto passará;
  • definir o melhor local de saída do ar quente;
  • se é necessário camuflar o duto com teto rebaixado de gesso, trabalho de marcenaria ou com alguma outra solução que o profissional propor;
  • ou até se é melhor deixar o duto aparente, no caso de uma cozinha com estilo industrial ou rústico, ou se o duto tiver um design bonito, que valoriza a cozinha.

Vejas alguns exemplos:

Coifa camuflada com trabalho de marcenaria:

Coifa 2.2

Coifa com design limpo ficou aparente e compôs com a marcenaria da cozinha: 

Coifa 3.1

Coifa aparente com prateleiras compondo e dando suporte para itens da cozinha:

Coifa 4.1

No projeto abaixo a coifa foi camuflada no armário e no teto de gesso:

Coifa 5.1

Coifa de teto para ilha com design clean fica aparente no projeto:

Coifa 6.1

Coifa de teto para ilha tem detalhe decorativo em gesso na união teto-coifa:

Coifa 7.1

Tudo vai depender da situação de cada ambiente e da criatividade da solução dada. As coifas podem ser instaladas na parede onde está posicionado o fogão ou no teto, caso a cozinha possua ilha com cooktop ou fogão acoplado.

Depurador de Ar

O depurador de ar também tem a função de filtrar o ar, mas, diferente da coifa, o ar não é expelido para fora do ambiente, ele é filtrado e devolvido para ele.

Isso é possível graças aos seus filtros que seguram a gordura e eliminam os odores tornando possível retornar o ar limpo e sem cheiro ao ambiente.

A manutenção varia de aparelho para aparelho, normalmente é feita com a troca dos filtros ou lavagem deles de tempos em tempos.

É indicado para espaços pequenos e para cozinhas onde não é possível instalar coifas com seus dutos e saída de ar.

Depurador de Ar 4.1

Seu preço é bem mais acessível do que o da coifa, mas só pode ser instalado em paredes e seu design não é tão atraente quanto o design das coifas, mas é possível achar um modelo que componha bem com sua cozinha.

Depurador de Ar 1.1

Por fim o que definirá o uso de um ou outro será seu desejo, sua necessidade, a arquitetura da sua cozinha e a disposição para investir nesse item, que, sem dúvida, poderá fazer muita diferença na sua cozinha e na praticidade do dia a dia.

Gostou deste artigo? Foi útil pra você? Então comente e compartilhe com seus amigos 🙂 !

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário