Como escolher tapetes

Tapetes são acessórios essenciais na decoração de qualquer tipo de ambiente. Além de conferirem mais charme e elegância ao espaço, essa peça acaba transmitindo mais conforto.

Depois de cumprir todos os 07 passos para decorar sua primeira casa,  vista nos posts anteriores: Passo 1: vistoria da casaPasso 2: planta baixa; Passo 3: revestimentosPasso 4: coresPasso 5: móveis planejados; Passo 6: móveis, é chegada a hora de definir tapetes e cortinas. Vamos entender abaixo um pouco mais sobre esse tema.

Porquê usar tapetes 

Tapetes podem ser aplicados em todos os ambientes, se assim desejar, seguindo medidas de espaço e uma harmonia de cores na composição geral do local.

Eles delimitam espaços, aquecem ambientes, dão sensação de conforto, aconchego  e personalidade também.

Se o tapete é a peça coringa do ambiente, você pode usar um modelo estampado com móveis neutros, e vice-versa.

Quais são as regras de uso?

Existem várias regras sobre o uso de tapetes e você já deve ter ouvido algumas delas, mas a melhor delas é: não ter regras rígidas.

O que você deve fazer é respeitar o tamanho do seu ambiente e determinar, depois que sua mobília estiver posicionada, onde o tapete será colocado e o tamanho ideal para ele. Mas, como fazer isso?

Use a planta baixa dos seus ambientes, aquela que ensinei no post sobre planta baixa, desenhe e posicione seus móveis em escala nela, conforme ensinado no post sobre móveis.

Feito isso, desenhe o tapete no ambiente, considerando tudo o que está ou estará lá, é assim que você vai definir se o tapete avança ou não sob os móveis e de que maneira.

Desenhe o ambiente que receberá o tapete

Você precisará desenhar a planta baixa do seu ambiente em papel quadriculado, conforme mostro no post sobre planta baixa. Não se preocupe, é simples e vai te ajudar em várias fases do seu processo de decoração.

Vamos usar o exemplo das salas dado no último post, sobre móveis:

Planta baixa da Sala de Jantar e Estar Mobiliada:

tapete1.1

Sugestão de Tapete para a Sala de Estar:

tapete2.1

Procurei desenhar um tapete (representado pela linha vermelha que contorna a área da sala de estar) que ficasse simétrico e não atrapalhasse a circulação da entrada e da passagem (tenho 50 cm entre o tapete e a entrada e 75 cm de circulação no corredor).

Com o desenho feito descobri que o tapete tem que ter 3,00 x 2,80 mt.

Se você não entendeu como eu cheguei no cálculo do tapete, basta considerar que cada quadradinho do papel equivale a 25 cm, na escala 1:50, daí chego a 3,00 x 2,80 mt. Eu explico isso melhor no post sobre  planta baixa e também no post sobre móveis.

Sugestão de tapete Para a Sala de Jantar:

tapete3.1

Para a sala de jantar procurei aliar a largura mínima que as bordas de um tapete de sala de jantar precisa ter, com a circulação do corredor (veja as considerações que faço mais abaixo no tópico Tapete Para Sala de Jantar).

Sendo assim, verifiquei que o tapete para este ambiente tem que ter 3,00 x 2,30 mt.

Perceba que, a regra básica para escolher um tapete será o layout do seu ambiente, aí você poderá optar por usar no seu ambiente:

um tapete que avance sob os pés dianteiros dos móveis

tapete4.1
um tapete em que todos móveis ficam sobre ele

 tapete5.1um tapete que avance sob os pés dianteiros de um dos móveis em uma extremidade e avance por completo sob outros móveis, na outra extremidade

tapete6.1
um tapete que não avance sob nenhum dos pés dos móveis do ambiente

tapete7.1

No final, o que conta é que o tapete cumpra com suas funções práticas, além de causar um impacto estético agradável, trabalhando no visual do ambiente, seguindo a proporção ideal e o bom senso.

Tapete para o Quarto

Para o quarto, desde que o espaço permita, o tapete pode se estender entre 30 a 45 cm ao redor da cama, o que trará equilíbrio visual e aconchego ao quarto.

Por se tratar do quarto, opte por cores neutras no seu tapete, trabalhe com texturas e misturas de fios nele, você conseguirá um bom efeito visual.
 tapete8.1

Tapete Para a Sala de Jantar

Eu, particularmente, não gosto de usar tapete sob a mesa de jantar, não acho recomendável por acabar acumulando sujeira de comida (que será difícil de remover, graças à textura do tapete) e por dificultar o movimento das cadeiras junto à mesa (impedidas de deslizar sobre o tapete, as cadeiras acabam parcialmente presas, e fica mais difícil sentar e sair da mesa).

Em suma, eu não acho prático, por isso não sou a favor.

Mas há quem goste e prefira usar um tapete bonito sob uma mesa de jantar com tampo de vidro, ou sinta que é mais aconchegante, ou que completa o ambiente ter um tapete sob a mesa.

Nestes casos é recomendável que o tapete se estenda por pelo menos 60 centímetros, para cada lado da mesa, assim todas as cadeiras permanecem em cima do tapete, mesmo quando estão sendo usadas.

Para fazer esse cálculo, meça sua mesa de jantar e acrescente mais 60cm para cada lado, assim você saberá o tamanho do tapete ideal.
 tapete9.1
Opte por um tapete mais liso, de pelos curtos, de algodão ou outro material mais fácil de fazer a manutenção e limpeza.

As cores podem ser neutras ou você pode usar um tapete com uma das cores que está no ambiente, seja nos móveis ou paredes, por exemplo.
 tapete10.1
Devo usar tapetes com características marcantes?

Tapetes que contém cores fortes ou estampas são peças únicas, que podem parecer ideais para o seu ambiente.

Mas cuidado na escolha, uma peça linda no show room de uma loja pode não ser ideal para se ter em casa, pois essas peças de superfície longa podem acabar chamando atenção demais e trazendo um destaque desnecessário.

Entretanto, quando bem inseridos num ambiente, fica lindo, mas há que se considerar todo o entorno antes de tomar uma decisão como essa.
 tapete11.1
Repito, é necessário considerar todo o entorno antes de optar por um tapete mais marcante. Na imagem acima temos um exemplo de bom uso de um tapete marcante, o ambiente todo é neutro, claro e amplo, por isso o tapete ficou bem ambientado, convidativo.

Os tapetes mais básicos, com desenhos em relevo ou com cores em tons mais suaves, são os mais indicados para todos os ambientes residenciais, não há como errar se optar por eles.

tapete12.1

Com as dicas dadas aqui espero ter ajudado na escolha dos seus tapetes.

E se você gostou deste artigo, comente e compartilhe com seus amigos!

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário