Como escolher um sofá de qualidade

O sofá é uma das peças mais importantes da casa, é nele que a família e amigos se reúnem para conversar ou assistir um filme.

Por isso, se esta peça não for bem escolhida, estará acabada em pouco tempo de uso.

Então, como escolher um sofá de qualidade?

Não basta olhar apenas a aparência externa para escolher, é necessário saber como ele foi construído, se internamente ele tem capacidade para durar. 

Conheça a estrutura de um bom sofá de tapeçaria fixa

Estrutura do Sofá1

Basicamente a estrutura dos sofás é composta por:

  • Caixa do sofá
  • Braços do sofá
  • Encosto
  • Cambotas (apoio do encosto)
  • Pés

A caixa do sofá

Deve ser construída com madeira maciça ou aço. Há fabricantes que usam outros tipos de madeira para a caixa do sofá, barateando a peça, mas o resultado é uma peça frágil que terá que ser substituída em breve.

Os braços, encostos e cambotas

Devem ser fabricados com laminado compensado, que são chapas finas de madeira coladas umas nas outras, dispostas alternadamente, de forma que as fibras se cruzem a 90° com as fibras das outras, o que equilibra tensões e reduz risco de empenamento.

É material de alta resistência e suporta pressão. Apesar de sua alta resistência é indicada apenas para detalhes de móveis como o que vimos aqui, já não daria para usar o laminado compensado na caixa do sofá, por exemplo.

Os pés

São feitos em madeira maciça ou aço.

A tapeçaria do sofá

Antes de receber a espuma de assento, a caixa do sofá será estruturada com:

Molas curvas

molas curvas

Arame de ligação

Para segurar as molas curvas

 arame de ligação

Molas espirais

As molas espirais poderão ser usadas abaixo das molas curvas  se o sofá for muito longo

molas espirais

Percintas elásticas

Podem ser usadas no assento no lugar das molas, pois elas dão o mesmo resultado que elas. Os melhores fabricantes usam percintas elásticas e molas ao mesmo tempo, o que confere mais conforto e resistência ao sofá.

 percinta elástica

A estrutura do sofá é preparada com as percintas elásticas antes de receber a espuma do encosto, com esse preparo, nossa estrutura ficaria assim:

estrutura do sofa2

Finalizando a tapeçaria

Após as percintas elásticas a fase final da tapeçaria será:

  1. Um tecido de juta ou feltro recobrirá as estruturas de assento e encosto, cobrindo as molas e percintas.
  2. Neste momento aplica-se a primeira camada de espuma com densidade D28 nas estruturas
  3. A próxima fase é tapeçar a estrutura com um tecido de algodão
  4. O sofá agora está pronto para receber as espumas:
  • D30 para o assento,
  • D23 ko para almofada de encosto
  • D30 rígido para os braços do sofá.

Aplicadas as espumas, o sofá está pronto para ser tapeçado com o tecido, natural, sintético, couro ou qualquer outro revestimento que tenha sido selecionado para a peça.

 estrutura do sofa3

A escolha do tecido também influi na durabilidade da peça. Os tecidos naturais, como o algodão e linho são lindos, macios ao toque, mas duram menos do que opções sintéticas como chenille, sued ou couro ecológico, por exemplo. Hoje em dia há diversas opções de tecido sintético que imitam tecidos naturais e tem toques suaves, macios que podem ser usados no sofá. Fazendo isso seu sofá poderá resistir mais tempo até a próxima troca de tapeçaria.

Conclusão

É por isso que um bom sofá não custa barato, ele é forte, bem acabado, é construído para ter durabilidade mínima de 5 anos sem apresentar defeitos estruturais.

Por isso invista um pouco mais numa peça de qualidade, pergunte ao vendedor ou fabricante qual é o processo de fabricação da peça e que garantias terá para ela.

Fuja das empresas que não lhe oferecerem garantia para defeitos estruturais (infelizmente cada vez mais as empresas fabricantes vem reduzindo seus prazos de garantia, que já chegou a ser de 5 anos, hoje em dia, a média que tenho visto ser praticada no mercado é a garantia de 01 ano).

O que essas empresas tem feito como opção aos clientes são as “assistências técnicas permanentes” como opção no lugar da sua garantia.

O cliente paga pela assistência técnica em caso de problemas com a peça, ao passo que se ele estivesse coberto pela garantia não teria que desembolsar nenhum centavo para corrigir algum possível problema de fabricação.

Por isso é importante você entender e questionar a loja sobre como é fabricado sofá pelo qual você se interessou, você saberá se é uma peça durável ou descartável. Melhor ainda será se conseguir uma garantia de mais de 01 ano para a peça.

Essa foi a dica de hoje, espero ter te ajudado a escolher o sofá dos sonhos!

P.S.: Este post gerou muitas perguntas sobre sofás retráteis e sofás reclináveis, então escrevi um artigo tratando desse tema, você pode acessá-lo aqui.

Vai decorar a casa? 

63 Comentários

  1. MARCELO HENRIQUE PEREIRA DALTON

    Bom dia, Vannia.

    Adquiri acerca de dois meses um sofá na tok stok. Aparentemente o sofá era muito confortável. Ocorre que desde a chegada dele já ocorreram 3 trocas que acabou culminando com a devolução do mesmo é crédito para compras de outras mercadorias naquela loja.

    Assim sendo, pergunto se poderia me sugerir alguma loja onde poderei adquirir um bom sofá de molas aqui no Rio de Janeiro, capital.

    Agradeço sua atenção e aguardo resposta,

    Cordialmente,

    Marcelo

    • Vannia Bertholldo

      Olá Marcelo, tudo bem?

      É frustrante quando uma situação dessas acontece, não é? Quando escrevi este artigo foi justamente para tentar ajudar as pessoas a entenderem como um sofá de qualidade é construído, desde a estrutura até a tapeçaria, para assim terem a informação correta para pesquisar no mercado. O fato é que, a maioria das empresas usam matérias-primas e sistemas de produção baratos para poderem vender em larga escala, mas, com isso a qualidade e conforto ficam comprometidos.

      Sou de São Paulo e aqui trabalhei de perto com empresas que atendem ao público A, essas empresas tem um alto padrão de fabricação e não abrem mão de materiais de qualidade e processos de produção que garantam a qualidade dos seus sofás por anos. São empresas como Artefacto, Casual Móveis, Natuzzi, Casa de Cinema Brasil, para citar algumas, e os preços dos sofás destas empresas é tão alto quanto o seu padrão de produção.

      Mas isso não quer dizer que não existam empresas fora desse nicho que façam sofás de qualidade, mas é necessário pesquisar muito. O sofá para ser bom tem que ter o pacote completo: estrutura de madeira maciça + molas espirais e/ou percintas elásticas de qualidade + molas sinuosas + espuma calandrada com densidades específicas para o assento, encosto e braços + tapeçaria resistente + garantia superior a 01 ano.

      Eu não posso indicar uma empresa na sua cidade, mas com a “receita” acima, você saberá se está lidando com uma empresa que fabrica móveis de qualidade ou não.

      Um grande abraço e sucesso na sua busca 😀

  2. Essa configuração de sofá é no mínimo razoável?

    Sofá Retrátil e Reclinável 3 Lugares Ocean Siena Móveis
    Informações Técnicas
    Cor: Café
    Altura: 94 cm
    Largura: 2,02 m
    Profundidade: 94 cm
    Revestimento: Swede Veludo
    Enchimento do Encosto: Fibra de poliéster siliconizada
    Enchimento do assento: Espuma D33
    Detalhes técnicos: – Medida do sofá aberto: 80cm x 2,02m x 1,24m (AxLxP)- Sistema flexível: percintas elásticas- Braço: espuma D23- Pés: plástico rígido tabaco, rodízio
    Material: Madeira
    Garantia do Fornecedor: 03 meses
    Suporta até (kg): 120 Kg
    Material Principal: Madeira de reflorestamento (Eucalipto e Pinus), chapas de OSB
    Almofada do encosto: Semi solta
    Acompanha Manual de Instalação: Não
    Necessita montagem: Não

    • Vannia Bertholldo

      Olá Edson, tudo bem?

      Eu acho complicado você comprar um sofá como esse via internet porque você não tem como comprovar a veracidade das informações, também não tem como experimentar o sofá para sentir o conforto da peça (a espuma D33 para um sofá retrátil não costuma ser confortável, para esses sofás se usa espuma D28 HP, juntamente com uma manta siliconada para garantir conforto para assistir TV ou simplesmente relaxar). Também é importante testar o mecanismo de deslize e reclinação do sofá, aliás, nada se fala a respeito desse mecanismo. Fora a garantia de 03 meses que, no meu ver, é impraticável para uma peça como essa.

      As reclamações sobre sofás retráteis e reclináveis comprados pela internet, encontradas no site Reclame Aqui são inúmeras: falta de conforto, espuma que afunda após pouco tempo de uso, tecido de má qualidade, peça que desmontou ao sentar, e por aí vai.

      Procure as lojas físicas para comprar o seu sofá, pergunte ao consultor como são produzidas as peças, com qual material, quanto tempo de vida pode-se esperar para estrutura, mecanismo de deslize e reclinação, espuma e tecido, qual a garantia você terá para ela e se isso estará escrito no contrato na momento da compra da peça.

      Comprar um bom sofá exige pesquisa e paciência, só assim para se conseguir uma peça de qualidade que vai durar por mais tempo sem te dar dor de cabeça.

      Sucesso com sua busca 😀 !

    • Vannia Bertholldo

      Olá Bruno, tudo bem?

      Como você viu no artigo, é preciso avaliar alguns fatores para descobrir se um sofá é ou não de qualidade. Quando se trata de um sofá retrátil e/ou reclinável, a análise é ainda mais criteriosa.

      Eu escrevi sobre esse tema aqui, leia para entender melhor sobre o assunto.

      Por isso minha orientação a você é que pesquise em lojas físicas e faça todas as perguntas sobre sobre como a peça é construída, com quais materiais, quanto tempo de vida útil a peça terá para estrutura, mecanismo de deslize e reclinação, espumas e tecido.

      Se o dinheiro que você tem para investir não for suficiente para comprar o seu sofá, então você terá que decidir entre esperar um pouco mais para comprar um bom sofá ou comprar agora uma peça, mesmo que de qualidade inferior, sabendo que ela terá de ser trocada em breve, enquanto se planeja para comprar um bom sofá no futuro.

      Um abraço e sucesso com a busca!

      • Bruno Erdei

        Bom dia Vannia ,

        Ok, vou pesquisar melhor antes da compra, muito obrigado !! 🙂

    • Vannia Bertholldo

      Olá Vanessa, tudo bem?

      Um sofá terá densidades diferentes na sua composição: D28 para finalizar a estrutura do sofá, depois virá a espuma D30 para o assento (ou D28, para sofás com proposta mais confortáveis ou D33 para sofá com propostas mais firmes e rígidos), D23 Ko para a almofada de encosto e D30 Rígido para os braços dos sofás.

      Perceba que a densidade mais baixa utilizada para sofás é a D28, então a densidade D18 não é a ideal para o sofá, sem contar que um sofá retrátil precisa de uma estrutura melhor preparada, com mecanismos de deslize e reclinação que resistam ao abrir e fechar constantes da peça.

      Veja neste artigo os cuidados que se deve tomar antes de escolher um sofá retrátil e/ou reclinável: http://meuespacomeuestilo.com.br/sofa-retratil-e-reclinavel/

      Outra coisa que achei preocupante no sofá que você está pesquisando: a garantia. Eles dão apenas 03 meses de garantia e não falam nada sobre o uso de percintas elásticas ou molas curvas e espirais. Sem o uso destes itens é difícil garantir a qualidade da peça.

      Continue pesquisando, você vai achar um sofá com estrutura, espuma e garantia adequadas ao sofá de qualidade que você deseja 😀

      Abs,

      Vannia Bertholldo

  3. Olá Vannia!

    Obrigada pelo artigo e pelo blog.

    Então, comprei um sofá que parecia ótimo, mas a pesquisa que eu fiz não foi tão profunda quanto precisava e o sofá deixou a desejar. Depois de 1 ano de uso a espuma cedeu bastante e, desde as primeiras semanas observamos pequenos pontos de acabamento mal feito. Agora estou tentando avaliar se vale a pena reformar ou comprar um novo.

    A espuma do assento é D28 e o encosto é em fibra siliconada, dois materias que eu sei que deformam mais do que eu gostaria, e com os quais já tive más experiências no passado. A estrutura, ainda estou aguardando a resposta do sac deles, mas acredito que seja de eucalipto, com fechamento em duratree e percintas elásticas. E o tecido começou a desbotar e manchar no segundo em que sentamos nele pela primeira vez.

    Com essa estrutura, um bom profissional conseguiria reestofar e fazer um upgrade na espuma de modo que ele dure uns 5 anos, ou você acha que o emendo ficaria pior do que o soneto. Em tempo, meu orçamento é mais ou menos limitado, então eu conseguiria substituir apenas por um sofá de qualidade média.

    Abraços

    • Vannia Bertholldo

      Oi Cecília, tudo bem?

      Eu sei como é duro comprar um sofá acreditando ser uma peça de qualidade e em pouco tempo, ele começar a dar problemas, é muito frustrante!

      O seu caso depende de duas variantes:

      1) da confirmação de que a estrutura do sofá é de eucalipto (ou pinus) tratado
      2) um bom tapeceiro que trabalhe apenas com materiais de qualidade (espuma, percintas e tecidos) e que ofereça garantia do trabalho realizado.

      Mas a má notícia é que um bom trabalho de reforma tem a chance de ficar com o valor semelhante a de um sofá novo. Por isso você terá que analisar o que é melhor para você nesse momento, se a reforma ou a compra de um sofá novo.

      Mensure os prós e os contras das duas situações, verifique em qual delas você terá a maior garantia e o melhor respaldo após a entrega da peça e decida pelo que for melhor para você 😀

      Um abraço e sucesso com o sofá!

      • cecilia voronoff

        Muito obrigada pela atenção!

    • Olá tudo bem ! Comprei um sofá de canto mas não sabia a procedência do produto pois o vendedor da loja não soube nos explicar , em fim ,comprei o tal sofá que pra mim era maravilhoso, se passaram algum meses o sofá estava horrível o assento estava fundo então resolvi pesquisar descobri que o assento tinha d23 .Fiquei na dúvida em mandar reformar ou comprar um novo , pesquisei muito então resolvemos comprar um novo . Comprei um sofá com o assento d 33 espero que seja bom e de qualidade , principalmente que tenha durabilidade . Obg pessoal !

      • Vannia Bertholldo

        Oi Mariana, tudo bem?

        Na verdade é um conjunto de coisas que faz o sofá ser de qualidade, a espuma é uma delas. Mas também precisa ter uma boa estrutura de madeira maciça, molas sinuosas, percintas elásticas, molas espirais, tecido resistente e garantia.

        Ter apenas um ou dois itens desse conjunto é pouco para tornar o sofá de qualidade. Por isso é preciso perguntar sobre a construção da peça e, se a loja não souber responder com clareza a essa questão, é melhor procurar outra loja para comprar.

        Um abraço e sucesso com o novo sofá 😀

  4. Olá Vânia, tudo bem? curti muito seu blog, simplesmente sensacional.
    Gostaria que vc me orientasse, é o seguinte. Meu sofá vai passar por uma reforma, pois as molas sinuosas quebraram em alguns lugares do sofá. Agora o rapaz disse que seria legal colocar só persinta e não colcar molas. meu sofá é de canto. Persintas são duraveis tanto quanto essas molas sinuosas? a densidade da espuma é 32 com a persinta. O que vc me diz Vânia?

    Obrigado por sua atenção e parabéns pelo blog que está sendo meu socorro kkk.

    • Vannia Bertholldo

      Oi Luiz Eduardo! Que bom que gostou do artigo, fico feliz em ajudar.

      As percintas elásticas são resistentes sim, desde que sejam de boa qualidade. Procure saber a procedência delas e quais as garantias que o tapeceiro pode dar para elas.

      O meu sofá, por exemplo, tem percintas elásticas no lugar das molas sinuosas, mas elas são de boa qualidade, por isso estão em bom estado até hoje (meu sofá tem 06 anos).

      Em relação às densidades 32/33, elas costumam ser mais rígidas, então você poderá sentir uma diferença no conforto do sofá (sentir ele mais firme), caso a espuma anterior for densidade 28, por exemplo, que é mais macia. A mesma orientação em relação à qualidade e garantia dadas para as percintas, valem para a espuma também.

      Espero ter ajudado, sucesso na reforma do seu sofá!

      Abs,

      Vannia Bertholldo

  5. Marli Alves

    Boa Noite Vannia, tudo bem?
    Quais fornecedores/fabricas você indica em São Paulo?
    Obrigado
    Abraço

    • Vannia Bertholldo

      Oi Marli, tudo bem?

      Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares rsrsrs.

      Eu indico apenas empresas com as quais já trabalhei e vivi a experiência de conhecer a produção das peças e de atender e resolver os problemas com os clientes, quando estes surgem.

      O fato é que as empresas de alto padrão são as que mais se preocupam em manter qualidade de suas peças e os seus clientes satisfeitos (Artefacto, Casual Móveis, Casa de Cinema Brasil, apenas para citar algumas).

      Mas, como eu disse no post, os sofás bem construídos não são nada baratos, chegam a assustar bastante quem está indo comprar, pela primeira vez, um sofá pensando na qualidade dele.

      É claro que há fornecedores e fábricas mais acessíveis e com qualidade, mas é preciso pesquisar bastante, por isso eu escrevi este post, para orientar como saber se um sofá é ou não de qualidade e ter elementos para pesquisar nas lojas e fábricas que desejar visitar.

      Para você que é aqui de São Paulo, visite os shoppings de móveis, principalmente agora que é época de bota-fora, é uma oportunidade de conseguir sofás e móveis com preço ‘mais camarada’.

      Visite o Lar Center, que tem lojas para todos os bolsos e o D&D (nas Nações Unidas) que tem lojas de alto padrão, mas que pode te trazer alguma boa oportunidade por causa do bota-fora.

      Mas faça todas as perguntas sobre como os sofás são construídos nas lojas que você for visitar e principalmente sobre a garantia das peças para estrutura e tecido. Não importa se a loja é de alto padrão ou não, é preciso saber o que você está comprando, ok?

      Um grande abraço e sucesso na busca do seu sofá 😀

  6. VANUSA

    OLÁ VANNIA,TUDO BEM, ESTOU COM UMA DÚVIDA! SOFÁ COM ESPUMA E PERCINTAS D-28 É UM BOM NEGOCIO? OU SÓ ESPUMA E MOLA D-33 QUAL SERIA MELHOR OPÇÃO.ABRAÇO

    • Vannia Bertholldo

      Oi Vanusa, tudo bem? Bom te ver por aqui novamente 🙂

      Pela sua descrição, os sofás tem sensação de conforto diferentes. Os sofás com percintas e espuma D28 costumam ser mais macios e confortáveis e são indicados para a salas de Home.

      Os sofás com espuma D33 e molas espirais costumam ser mais firmes (são mais duros) e são indicados para salas de estar.

      As molas do segundo sofá são as espirais ou as curvas? Será melhor se forem as molas curvas pois elas fazem o papel das percintas no sofá.

      Dito isso e imaginando que o fabricante usa materiais de qualidade para as espumas (D28 e D33), molas, caixa do sofá e encosto e que vai te dar garantia, a sua escolha deverá ser pela peça que trouxer o conforto que você preferir, mais macio ou mais firme.

      Um abraço 🙂

      • VANUSA

        BOM DIA VANNIA!!!!estou tentando compra pelo site,no caso as molas são de aço S e a espuma HR .
        Não possue percintas,essas molas são indicadas ela substitue a percintas?abraço

        • Vannia Bertholldo

          Oi Vanusa!

          Sim, as molas ‘S’ são as molas curvas, indicadas para substituir as percintas no sofá e a espuma HR é de alta resiliência, costumam ser de boa qualidade, muito usadas em colchões.

          Agora você tem que decidir pelo conforto, se você prefere sofá mais macio, do tipo que abraça, o de espuma D28 é o sofá mais indicado, mas se você prefere que ele seja mais durinho o de espuma D33 é o seu sofá.

          É uma questão de gosto mesmo, se tiver dúvidas entre o conforto de um e outro, tente visitar alguma loja que tenha sofás com essas densidades para sentir como é um e outro. E faça valer a sua garantia, ok?

          Espero que dê super certo a sua compra e, se no futuro, quiser compartilhar aqui como foi sua experiência, sinta-se à vontade!

          Abs,

          • Vanusa

            Boa noite vannia!gostaria de te agradecer pela dica sobre a escolha do sofá certo e de boa qualidade,comprei o sofá muito bonito e bem confortável,muito obrigada mesmo conseguir tirar todaas as minhas dúvidas .😘

            • Vannia Bertholldo

              Que bom Vanusa, eu fico muito feliz por ter conseguido te ajudar!
              Agora é curtir o sofá novo, parabéns! 🙂

  7. Margarida

    Olá! Parabéns pelo blog…é possível combinar dois sofás de 2 lugares. Tenho espaço para sofá 3 + 2 lugares e mesa de canto porém o corredor da acesso sala é estreito e temo que o de 3 não entre na sala. Obrigada

    • Vannia Bertholldo

      Olá Margarida, boa tarde!

      Tudo vai depender das medidas do local onde você quer colocar seus sofás de 2 e 3 lugares.

      Você precisa medir o ambiente onde os sofás ficarão, as paredes, o corredor e medir os sofás que você quer comprar e verificar se eles passam pelo corredor. Se pelas medidas você descobrir que eles não passam e houver outra maneira de entrar com as peças, por outra entrada ou até por alguma janela da casa, essa pode ser uma alternativa.

      Se não houver outra forma de entrar com as peças na sua casa, aí não tem jeito, você terá que escolher peças mais ‘magrinhas’ para não ter problemas em passar pelo corredor.

      Outra coisa muito importante é saber se os sofás vão ficar bem no ambiente, se o espaço não vai ficar apertado com eles lá. Para ter uma ideia de como ficarão, meça os sofás e simule a presença deles na sala usando fitas adesivas cortadas nos tamanhos dos sofás e cole no piso como se estivesse desenhando o sofá no piso.

      Então, se os sofás tevirem 2mt de largura e 1mt de profundidade, recorte as fitas adesivas nestes tamanhos e cole no piso, nos lugares onde ficarão os sofás e veja se não estão atrapalhando a circulação e se não atrapalham a abertura de portas, caso haja portas neste ambiente.

      Espero ter te ajudado. Um abraço!

  8. VANUSA

    Boa noite vannia!estou procurando um sofa de canto de 5 ou mais lugares de mola, encontrei alguns,mas moro em são Paulo, e os que encontrei fica em outro estado e o frete fica muito caro,vc pode me indicar uma loja aqui em São Paulo.

    • Vannia Bertholldo

      Olá Vanusa,

      Não tenho uma loja específica para te indicar, será necessário pesquisar nos pontos comerciais onde as lojas de móveis estão concentradas.

      Aqui em São Paulo posso te indicar 02 lugares para pesquisar:

      Shopping D&D (os móveis costumam ser mais caros, pois é onde as grandes marcas se concentram) e
      Shopping Lar Center (que costuma ter lojas com preços para todos os bolsos).

      Quando for visitar esses lugares para iniciar suas pesquisas, leve a planta da sua sala, pode ser desenhada a mão mesmo com indicação de tamanhos das paredes, portas e janelas. Isso vai ajudar o vendedor a indicar as peças com o tamanho adequado ao espaço e você não terá problemas com uma peça grande demais ou pequena demais para o espaço.

      Não esqueça da sabatina de perguntas sobre a forma de construção das peças, estrutura, espumas, percintas elásticas, como falado no artigo e se há garantia.

      No seu caso também é necessário saber como os módulos se unem, se há um sistema de encaixe resistente que mantenha os módulos juntos sem que se crie vãos entre os módulos enquanto está sendo usado.

      Sucesso na a sua busca! 🙂

  9. Leoná Rodrigues

    Oi Vania !

    Adorei as dicas sobre sofá e o blog.
    Também estou a procura do sofá ideal e após passar um dia inteiro na RioDecor testando vários modelos de sofá, escolhi um modelo da Acquarella Slim 09 com 1,60 de largura, 0,85 de altura e 0,80 de profundidade, pois minha sala é pequena. Gostei do acabamento e qualidade do produto, mas ainda não concretizei a compra.

    Você conhece a marca e a qualidade do produto? Recomendaria a compra?

    Grata por sua opinião!

    • Vannia Bertholldo

      Oi Leoná, tudo bem?

      Não conheço a empresa Acquarella Estofados, então fiz uma rápida pesquisa na internet, descobri o site deles e vi que são novos no mercado, atuam desde do ano 2000 e a venda deles é feita por representantes. Lá no site eles explicam como o sofá é construído e parece estar dentro de uma boa proposta de montagem de sofá de qualidade.

      Entretanto, verifiquei no site Reclame Aqui e a empresa tem 02 reclamações, uma sobre o sofá Acquarella Slim 09 e outra sobre um outro modelo chamado MV14, que não foram atendidas, ambas reclamam de má qualidade.

      Então é difícil saber se você deve ou não comprar com eles porque 02 reclamações não atendidas, apesar de não ser bom, é um número pequeno e elas podem até ter sido resolvidas e os clientes não terem dado uma conclusão no Reclame Aqui. Mas fica a incerteza sobre se eles estão se empenhando em atender ao cliente adequadamente e sobre a real qualidade das peças deles.

      Para dar um voto de confiança a eles, pergunte se oferecem garantia para o seu sofá, de quanto tempo é essa garantia, que tipo de defeitos a garantia cobre (espuma, estrutura, tecido) e se a garantia vai estar descrita no contrato de compra. Pergunte também sobre as reclamações em aberto no Reclame Aqui, elas foram resolvidas?

      Tome a sua decisão após analisar as respostas a essas perguntas, se elas forem satisfatórias para você, feche a compra, se não, continue procurando.

      Um abraço e sucesso com o sofá!

      • Leoná Rodrigues

        Olá, Vannia !

        Muito obrigada pelas dicas.
        Todas anotadas e vou perguntar quando retornar a loja, pois gostei muito do sofá e suas considerações bem valiosas.

        Vi as reclamações no Reclame Aqui e apesar de 2015, inicio de 2016, não parece ter sido resolvido.
        Eu estou no Rio de Janeiro, capital, e aqui também só representantes.

        Muito obrigada mais uma vez e parabéns pelo blog !

        • Vannia Bertholldo

          Obrigada Leoná, espero que dê tudo certo com o sofá! 🙂
          Abs.

        • Tania Ferreira

          Em outubro de 2012 comprei dessa empresa um modelo NV04 que hoje apresenta cupins. Quando retiramos o TNT do fundo do sofá verificamos que a madeira é de péssima qualidade. Tratamos com inseticida e não adiantou. Os cupins já foram para meu piso de madeira corrida de minha sala.

          • Vannia Bertholldo

            Que problemão Tânia!
            Um bom sofá com esse tempo de uso pode apresentar desgaste no tecido e talvez algum desgaste da espuma, dependendo da densidade e do uso, mas a estrutura tem que estar em boas condições e não danificada por cupins. São dois prejuízos, o do sofá e do piso. Será necessário ajuda profissional para cuidar dos cupins no piso 🙁

  10. JULIANA SALVADOR FERRAZ FERREIRA

    Olá Vania! Tudo bom? Vc tem alguma empresa de sofá de boa qualidade e um preço justo para me indicar? Moro em Brasília/DF.

    • Vannia Bertholldo

      Olá Juliana, tudo bem?

      Eu sou de S. Paulo, por isso fica difícil te indicar fornecedores em Brasília.

      Mas faça como oriento no post, pesquise na sua região os produtores e lojas e faça as perguntas sobre a forma de construção do sofá envolvendo estrutura, espumas e tecido e pergunte também sobre a garantia, que é muito importante.

      Verifique também se há reclamações das empresas pesquisadas no site Reclame Aqui , em caso positivo, verifique se houve soluções satisfatórias para as reclamações existentes.

      Eu sei que essa é uma jornada cansativa, mas acredite, é melhor ter esse trabalho agora e ficar tranquila por ter conseguido comprar um sofá de qualidade do que você comprar um sofá sem uma pesquisa aprofundada e ele começar a te dar problemas já no primeiro ano de uso e não ter respaldo para substituição.

      Sucesso na sua busca, um forte abraço!

      Vannia Bertholldo

  11. Olá! Parabéns pelo artigo!
    Também estou em busca do meu sofá e gostaria de saber sua opinião sobre a loja Plenitude Design.
    Dede já muito obrigada!

    • Vannia Bertholldo

      Olá Grace, tudo bem?

      Só conheço de vista, não tive contato comercial com a Plenitude.

      Então entrei no site deles e as chamadas para as peças são atrativas e alguns modelos tem um prazo de garantia interessante. Entretanto, também dei uma olhada no site Reclame Aqui e eles tem 68 ocorrências lá, destas, 98,5% foram respondidas, até aqui tudo bem.

      53,8% tiveram uma solução a contento dos reclamantes, mas e os outros 44,7% dos reclamantes, como ficaram? E apenas 38,5% dos reclamantes fariam negócios novamente com a loja.

      Eu ficaria atenta a esses dados, dê uma olhada no site Reclame Aqui e veja os tipos de reclamação (vi algumas sobre espuma afundar em poucos meses, outras sobre falta de atendimento, enfim, é preciso ver) e como foram atendidas.

      Se você achar que pode dar um voto de confiança a eles, vá até a loja, faça todas as perguntas com relação à construção do sofá que te interessa, se usam percintas, molas, madeira maciça, pergunte tudo. Também verifique sobre as garantias e certifique-se que elas fazem parte do contrato de compra e levante a questão das reclamações registradas para que eles tenha a chance de falar a respeito.

      Espero ter ajudado, sucesso com a sua busca! 🙂

  12. Daniel

    Olá Vannia, muito boa as explicações. Parabéns. Você conhece os sofás da marca Gold Line? Se sim, indica?

    • Vannia Bertholldo

      Oi Daniel, tudo bem?

      Eu não não conheço a Gold Line, mas dei uma olhada no site deles e, se entendi bem, eles estão apenas em Maringá, não é?
      Gostei do fato deles terem fábrica própria, normalmente isso faz com que a empresa preze mais pela qualidade do móveis e por sua reputação no mercado.
      As peças tem design elegante, pelas fotos parecem ser de bom material. Mas, de qualquer maneira, é necessário conversar com eles e entender o processo de construção dos sofás e o prazo de garantia que dão. Sendo eles os fabricantes, essa resposta tem que estar na ponta da língua.
      Pergunte tudo, do que é feita a estrutura, densidade das espumas e como elas se comportam ao longo do tempo de uso (vai afundar criando aqueles buracos no assento que parece que foi moldado pelo corpo?), molas, percintas elásticas, tecidos enfim, tudo. Não dá para fugir da lição de casa rsrsrsrs.
      Ah, eu também fui xeretar no Reclame Aqui e não achei nada em nome da Golden Line, não sei se é por não haver reclamações deles ou se é porque eles tem outro nome de razão social registrado.
      Se decidir por comprar seu sofá com eles, volte aqui no blog e diga como foi, ok? Um abraço e sucesso com a compra!

      • Vannia Bertholldo

        Oi Daniel, eu de novo.
        Descobri que eles tem dois sites e em um deles há informações sobre representantes em mais cidades. Eles tem uma linha de móveis e sofás muito bonita, num primeiro momento parece bem interessante. Mas mesmo assim, não deixe de pegar as informações que eu comento na resposta anterior, está bem? Seguro morreu de velho rsrsrsrs.

        Aqui estão os dois sites que encontrei deles, veja se é que você está pesquisando:

        http://www.goldlinemoveis.com.br/
        http://www.goldline.ind.br/

        Abs,
        Vannia

  13. Gente, comprei um sofá na toque a campainha, não caiam nessa asneira! primeira entrega produto com defetio, segunda entrega da troca mesmo produto com mesmo defeito, terceira entrega troca por outro modelo e acreditem..entregaram na cor errada! tempo de espera, comprei em outubro de 2015 e a vendedora da loja ainda disse que eu era sem paciência! Eu deveria ganhar o premio nobel de paciencia isso sim, Até hoje estou no impasse com a loja e não quero acionar juridicamente porque ai mais um ou dois anos para ganhar 2.000,00 reais.

    • Vannia Bertholldo

      Olá Hugo, que situação difícil você está passando! Eu já tive problemas com uma loja sobre um sofá certa ocasião e, como na sua situação, o impasse não se resolvia, então não tive dúvidas, acionei o Procon e como num passe de mágica, o meu problema foi resolvido! Eu sei que é trabalhoso e frustrante enfrentar uma situação como essas, mas é seu direito procurar pelos órgãos de defesa do consumidor, isso ajudará você a conseguir o exatamente o que comprou ou ser ressarcido pela loja de forma mais rápida. No meu caso eu fui ressarcida, a loja não conseguiu entregar exatamente o que me vendeu. Sucesso com a resolução dessa situação!

  14. Masculino

    Boa tarde Vania!
    Eu e minha esposa estamos em busca de um sofá de 3 lugares wue seja resistente e confortável. Moramos no Nordeste, em Imperatriz – MA. Tem alguma sugestão de fábricas ou Lojas especializadas que preservem a qualidade do produto?

    Desde já, agradeço é a parabenizo pelo site.

    • Vannia Bertholldo

      Olá Everton. Não conheço bons fornecedores na sua cidade, mas isso não quer dizer que eles não existam. Faça como orientado no post, pergunte sobre como o sofá é construído, que garantias dão e também pesquise se há reclamações da empresa no Reclame aqui. E não se assuste se você descobrir que há registro de reclamações sobre a empresa que está sondando, o importante é verificar a quantidade de reclamações e o nível de satisfação dos reclamantes para as soluções dadas, ok? Sucesso na sua busca!

  15. Wanderson G Martins

    Olá Vania.
    Sou fabricante de um componente para sofás e vendo seu comentário queria apenas fazer uma observação.
    Com relação as Percintas uma importante dica é para usarem percinta de pneus inservíveis
    Além do apelo ecológico devemos lembrar que pneus são um dos componentes mais flexíveis e resistentes no mundo.
    Elásticos que são utilizados nas cintas elásticas com o tempo tendem a “cansar” e com isso a poltrona do tão sonhado sofá pode vir a afundar perdendo o conforto.
    Parabéns pela explicação sobre o processo produtivo assim o consumidor mais instruído foge dos sofás lindos pro fora e sem estrutura interna.

    • Vannia Bertholldo

      Olá Wanderson, tudo bem?

      Interessante essa informação que você está trazendo, honestamente é a primeira vez que ouço falar desse processo com percintas feitas à base de pneus inservíveis.

      É bom conhecer novos produtos e processos, principalmente quando eles são sustentáveis ecologicamente.

      Você poderia dizer o quanto essas percintas são resistentes em relação às percintas italianas, por exemplo?

      Você já tem dados comparativos entre a percinta à base de pneus inservíveis e as percintas (de qualidade) do mercado?

      Essa informação é importante para o consumidor poder conhecer e comparar. Outra coisa, se o consumidor se interessar por esse produto, onde ele vai encontrá-lo?

      Um abraço e obrigada pela dica!

  16. dauana

    Olá Vânia!!!
    Eu e meu esposo adoramos as dicas sobre sofá e gostaríamos de saber se em Brasília você teria alguma indicação de fábricas de sofá.
    Desde já agradeço a ajuda!!!
    Dauana Freitas

    • Vannia Bertholldo

      Olá Duana, boa tarde!

      Fico feliz que tenha gostado das dicas sobre sofás, é bom poder ajudar.

      Eu sou de S. Paulo, por isso fica difícil te indicar fornecedores em Brasília, a única empresa que posso te indicar em Brasília é a Artefacto (que fica na Rua Shis Qi 21, Bloco B – Lago Sul), pois trabalhei com eles aqui em São Paulo e sei da qualidade dos produtos deles.

      O que pode ser um problema é que eles são loja de luxo, bem conceituada nesse mercado e por isso os produtos deles são caros, por causa da qualidade (eles mesmos produzem os sofás) e da marca também.

      Por isso Duana, será necessário pesquisar na sua região os produtores e lojas. Visite as lojas e faça as perguntas sobre a forma de construção do sofá envolvendo estrutura, espumas e tecido e pergunte também sobre a garantia, que é muito importante, como a gente viu no post. Não se esqueça de ver também se há reclamações da empresa no site Reclame Aqui (mesmo as melhores empresas não estão livres de ter reclamações registradas nesse serviço), em caso positivo, verifique se houve soluções satisfatórias para as reclamações existentes.

      Você pode acabar se surpreendendo e achar um fabricante ou loja, sem um nome forte no mercado, mas que produz um excelente produto (a ‘cartilha’ para identificar se o produto é bom ou não você já tem no post).

      Eu sei que é cansativo ter que fazer essas pesquisas, mas acredite, é melhor do que você comprar um sofá e ele começar a te dar problemas só com 01 ano de uso e não ter o respaldo necessário da empresa onde comprou porque a garantia acabou nesse primeiro ano de uso do sofá. É frustrante.

      Que você tenha sucesso na sua busca, um forte abraço!

      Vannia Bertholldo

    • Sergio

      Belas dicas. Isso ajuda e muito na escolha. Obrigado.

      • Vannia Bertholldo

        Que bom Sergio, fico feliz em ajudar!

  17. Paulo Magno dos Santos

    Olá Vannia, boa tarde!
    Eu e minha esposa estamos mobiliando nosso apartamento, moramos em Chopinzinho PR, cidade proxima a Pato Branco e Francisco Beltrão. Voce poderia nos indicar 03 fabricas de sofá no Paraná de sofás que poderiamos estar adquirindo este produto. O conceito de como escolher ficou muito claro e com certeza está sendo de muita valia para nós. Nosso tempo é curto e por este motivo estamos recorrendo a vossa experiencia. E com objetivo de não errar na compra pedimos a vossa ajuda. Aguardo retorno e antecipadamente lhe agradeço .

    • Vannia Bertholldo

      Olá Paulo, boa noite!

      Eu sou de São Paulo, capital, por isso fica difícil te indicar fabricantes em regiões próximas à sua cidade.
      De qualquer maneira, vou sugerir uma empresa e você com sua esposa poderão iniciar a sua pesquisa por ela, ok?

      A empresa é a Casa de Cinema Brasil, empresa especializada em sofás reclináveis e retráteis, mas que também tem sofás de estrutura fixa na linha.

      No Paraná vocês a encontrarão em 03 cidades:

      Curitiba
      Batel: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 695

      Londrina
      Rua Fernando de Noronha, 942 – Centro
      (em frente ao Country Club de Londrina)

      Maringá
      Shopping Lar Center Mandacaru Boulevard
      Avenida Mandacaru, 277 – sala 226 – zona 06

      Aqui em São Paulo as lojas de móveis e decoração normalmente ficam nas mesmas ruas e shoppings, se o mesmo acontecer na sua região, é capaz de vocês acharem mais lojas e empresas de móveis e poderão continuar a pesquisa.

      Não se esqueçam de fazer as perguntas sobres como os sofás são fabricados e qual é a garantia que terão. Só então tomem uma decisão.
      Um abraço e sucesso na sua busca!

  18. Irene

    Oi Vannia, adorei o seu artigo. É muito esclarecedor.
    Estou procurando um sofá retrátil e reclinável de qualidade.
    Moro em São Paulo. Você poderia indicar alguma loja que venda móveis de qualidade por aqui (pode ser na região da Grande SP)?
    Fui em algumas lojas e tinha muitas reclamações (reclame aqui.com) justamente nas que tinha gostado, e eram lojas que ficam em bairros chiques! Tinha loja que de (p.e.) R$12.000,00 o preço caía pela metade. Qual o preço real? Nem comprei e já sinto enganada.
    Preciso de uma poltrona de 2,10m.

    • Vannia Bertholldo

      Olá Irene, tudo bem? Que bom que gostou do artigo.
      Muitas lojas oferecem opções de sofá retrátil e reclinável, como sempre, as lojas mais conceituadas, vão cobrar mais pelas suas peças, mas também vão te oferecer mais em troca (garantia maior que a praticada no mercado, matérias-primas de primeira linha, atendimento personalizado, etc.)
      Nessas lojas o valor médio dos sofás pode ser superior a R$12.000,00. A “queda” do preço pela metade pode acontecer em épocas de “bota-fora”, que em são Paulo acontecem entre janeiro/fevereiro e agosto/setembro de cada ano.
      Fora desta época é bom desconfiar dessa “super promoção”.
      Quanto ao Reclame Aqui, dificilmente você encontrará uma empresa que não tenha algum tipo de reclamação, o que é importante verificar é se a empresa resolveu a contento as reclamações, isso mostra o grau de comprometimento da empresa com o cliente e claro, com sua própria imagem.
      Por fim Irene, comprar numa loja conceituada ou comprar numa loja não tão conhecida, vai te dar o mesmo trabalho, o de se certificar sobre:

      1) como é feita a estrutura?
      2) com que materiais?
      3) qual a durabilidade da espuma?
      4) quanto tempo a peça está preparada para durar?
      5) suporta o abrir e fechar constantes?
      6) qual a garantia da peça?
      7) tem registro no reclame aqui?
      8) Em caso positivo, resolveu as reclamações a contento?

      Visite as lojas próximas a você, se estiver na capital, vá ao shopping D&D (na Av. das Nações Unidas), entre nas lojas faça todas as perguntas acima a eles e se estiver com disposição, vá também ao shopping Lar Center para a mesma sabatina.
      Teste os sofás de que gostar, abra-o e feche-o, veja como desliza, se trava, se balança, se o tecido é resistente. Analise todos os dados coletados e tome a sua decisão.
      Eles são dois shoppings diferentes, um é mais elitizado e outro mais popular, mas você poderá encontrar boas oportunidades em ambos, por isso a indicação dos dois.
      Em época de bota-fora, os dois shoppings fervem e a disputa pelo cliente é acirrada. Se decidir comprar nessa época tome cuidado para não cair em tentação e levar gato por lebre, atente-se ao script e opte sempre pela peça de melhor qualidade com a melhor garantia, que caiba no seu espaço (principalmente aberto) e que passe pela sua porta de entrada. Muitas vezes nos esquecemos de medir a porta por onde passará o sofá e o sofá acaba sendo grande demais para passar pela porta, então cuidado!
      Espero ter te ajudado e que você consiga comprar o sofá dos sonhos!

  19. cristileide

    Oi Vania, muito bom suas dicas!!!
    Tenho um sofá que comprei há sete anos atrás na loja Raru´s Desing e eu adoro…mas já está precisando de uma reforma…é de chinile, na cor cru e queria trocar para o linho na mesma cor.. gostaria de reformar mas tenho medo de o trabalho não ficar tão bom.. Você conhece alguma empresa de confiança? o pé dele é de metal e gostaria de mudar para madeira. A estrutura é de madeira.
    Outra opção é comprar um retrátil…mas da uma dó de desfazer do meu sofá…

    • Vannia Bertholldo

      Olá Cristileide, fico feliz que tenha gostado das dicas deste artigo.
      Assim como você eu também tenho um sofá que amo de paixão, comprado numa boa empresa. Sei que, quando chegar a hora, provavelmente vou reformar o meu sofá em vez de comprar um novo.
      Por isso entendo quando você diz que dá dó pensar em se desfazer do seu sofá.
      Mas algumas considerações devem ser levadas em conta quando chega a hora de decidir se devemos trocar ou reformar o sofá que temos:
      1) A empresa onde comprei o sofá, oferece serviço de reforma?
      Quem produz tem a expertise do produto, por isso o ideal seria fazer a reforma com quem o produziu.

      2) A reforma sai mais barata do que comprar um sofá novo?
      Na maioria das vezes não, porque o trabalho de reforma envolve reconstruir essa peça desde a estrutura, trocando espumas, tecidos, acessórios, etc. Então é possível que essa reforma (feita pela própria empresa que vendeu o sofá ou por um bom tapeceiro) tenha valor próximo a de um sofá novo. Por isso você tem que gostar muito do seu sofá se quiser mesmo reformá-lo.

      3) Assim como na compra de um sofá novo, procure saber do tapeceiro o que será feito no sofá, que materiais vão usar, que tipo de espuma será colocado, o que você pode esperar em termos de duração do trabalho que será realizado, enfim, é como se você estivesse comprando um novo sofá.
      A Raru’s Design é uma loja que revende móveis, eles não fabricam as peças. Talvez você possa descobrir com eles quem é o fabricante do seu sofá, para então contatá-los e saber se eles te oferecem esse serviço de reforma. Eu faria isso antes de buscar um tapeceiro.
      De qualquer maneira, enviei para seu e-mail o contato de um tapeceiro, converse com ele, entenda o processo de reforma, valores, etc . A partir dessa pesquisa toda você poderá tomar a sua decisão, reformar ou trocar o seu sofá.
      Espero ter te ajudado. Um abraço!

  20. marcio andré

    Bom dia Vannia, parabéns pelo blog, tenho algumas dúvidas: o sofá retrátil e reclinável tem a durabilidade menor que um sofá sem essas características? Estou no Rio de Janeiro, vc me indica algum lugar de qualidade para a compra de sofá? Fui na norte design no norte shopping e lá tem sofás lindos mas lí no reclame aqui muitas reclamações das lojas de lá. Estou pensando em comprar na tok&stok ou na toque a campaínha, o que me diz dessas lojas? Um grande abraço.

    • Vannia Bertholldo

      Oi Márcio, tudo bem? O sofá retrátil é um sonho de consumo, não é?
      Vou tratar suas dúvidas em tópicos para facilitar a visualização:

      I)Eu acredito que se for um bom sofá ele será tão durável quanto um sofá tradicional de boa qualidade.

      II)Eu gosto da Tok Stok para compra de objetos menores, nunca precisei lidar com uma compra de objetos maiores como um sofá deles (acho até que eles não trabalham com sofá retrátil), então não posso dizer como seria. Vi no Reclame Aqui que eles muitas reclamações e que a pontuação deles para a resolução das reclamações é regular, então também com eles você teria que pensar duas vezes antes de fazer um negócio como esse.

      III)Como eu sou de São Paulo, não vou conseguir te dar indicações de lojas no Rio, mas fiz uma rápida pesquisa sobre a empresa Toque a Campainha e vi que ela possui 126 reclamações no Reclame Aqui, atenderam 99% das reclamações, resolveram 90% e 75% dos reclamantes voltaria a comprar com eles. São resultados muito bons, acho que você pode incluí-la nas suas cotações para o sofá. Eles tem um chat online, você chegou a ver? Faça uso dele, pergunte sobre o sofá que você quer, não só para eles, para todas as lojas que você for visitar, faça as seguintes perguntas:

      1) do que e como é feita a estrutura do sofá?
      2) o quanto essa estrutura suporta em termos de uso, já que será aberta e fechada com frequência?
      3) Quais as densidades da espuma usadas no assento, encosto e braços?
      4) a espuma está preparada para durar por quanto tempo?
      5) Qual é a garantia dada para a peça?

      Você faz bem ao pesquisar a situação das empresas no Reclame Aqui, isso dá uma boa noção de como a empresa anda em termos de atendimento e suporte ao cliente. Mas saiba que dificilmente você encontrará uma empresa com “ficha limpa” nesse portal, o importante é mensurar o volume de reclamações e se a nota dada pelos reclamantes para a solução dos problemas é boa, porque erros vão acontecer, mas a empresa tem que ser transparente, assumir o erro, dar apoio ao consumidor e reverter o ocorrido de maneira satisfatória. Então use o Reclame Aqui para medir esse “grau de satisfação” na solução dos problemas dos clientes, ok?

      Um abraço, espero ter te ajudado pelo menos um pouquinho!

  21. Daiane

    Olha parabéns… quero comprar um sofá retrátil e reclinável, estou vendo muitas sites e o seu foi o melhor, tudo explicadinho, todas as dúvidas em um lugar só… amei…. queria sua ajuda, minha sala é pequena vou comprar um sofá só, mas num tamanho 2,50 x 1,60 e assistimos muito filme, recebemos amigos… estou em dúvida do tecido, não vou muito com a cara do sued… .gostodo linho, algodão, do camurça um pouco não muito… que tecido devo escolher, visando qualidade, durabilidade e claro beleza….hehehe amo o linho, mas em questão de durabilidade muitos dizem que não compensa…

    • Vannia Bertholldo

      Olá Daiane, que bom que gostou do artigo, fico muito feliz! É preciso tomar alguns cuidados antes de comprar um sofá.
      Tenho vários pontos para sua pergunta, então a resposta ficou um pouco longa rsrsrs.
      1) Você disse que sua sala é pequena, verifique se um sofá de 2,50×1,60m cabe na sala e se te sobra espaço de circulação nas áreas principais (eu falo sobre esse assunto no post sobre Móveis gaste uns minutinhos para ler, pode ser de ajuda ok?
      2) Um sofá de 2,50 m já é considerado um sofá grande e sendo retrátil e reclinável ele vai precisar ter uma estrutura bem preparada para suportar o abrir e fechar constantes. Não compre o primeiro que vir, faça pesquisas pergunte sobre como é feita a estrutura e o que a faz suportar a atividade para qual foi proposta.
      3) Se puder comprar direto do fabricante melhor, alguns fazem sob medida e oferecem garantia, pode ser uma boa saída.
      4) Verifique o conforto da espuma, procure saber do fabricante ou do vendedor o quanto ela deve durar, explique que a família toda fará uso constante da peça e que receberão amigos com frequência, portanto tem que ser um sofá resistente tanto na estrutura como na espuma.
      5) Em relação ao tecido, concordo com você sobre o sued e a camurça, são gostosos no toque, mas não dá para lavar esses tecidos e o linho natural é lindo, sonho de consumo de muitos, mas dura pouco e pode ter um preço não muito acessível.
      6) Eu acredito que a melhor opção seria um tecido sintético que imite o linho. Na própria loja ou fábrica onde você for comprar o sofá haverá diversas opções para selecionar. Peça para ver os mostruários de tecidos disponíveis e veja os sintéticos que eles tem a oferecer, você verá que vários se parecerão com linho, com a vantagem de serem mais resistentes. Ele não é tão macio quanto o linho natural, mas a resistência dele acabará te conquistando e valerá a pena no longo prazo.
      7) E, de tempo em tempo , faça limpeza a seco do seu sofá, assim você terá uma peça sempre bonita em casa.
      Espero ter ajudado e espero que você consiga comprar o sofá dos sonhos!

      • Daiane

        Olá Vânnia ajudou muito, obrigada pela atenção… mas tenho outras dúvidas, as lojas que estou pesquisando em minha região, ainda não encontrei madeira maciça na fabricação, mas acredito também que seja muito caro…. bom elas estão usando eucalipto tratado/ reflorestado e pinus… o que me diz? no caso se não achar ou não puder comprar de madeira maciça, qual tipo de madeira seria ideal? Ah, também vi que muitas não usam as molas e sintas, ou é só mola ou é só sinta, qual seria melhor, mola ou sinta, se eu não conseguir pedir pra fazer com as duas opções?

        • Vannia Bertholldo

          Oi Daiane, vamos lá, em tópicos pra cobrir todos os pontos:
          1) O eucalipto e o pinus são as madeiras maciças que tem sido as mais usadas na construção de móveis hoje em dia, é ecologicamente correta porque vêm de processo de reflorestamento, costumam ter selo certificando isso e são muito resistentes. Você não perde por escolher o eucalipto ou pinus e terá um móvel resistente e que respeita a natureza.
          2) A questão das molas e percintas elásticas terá que ser definida segundo o que você considerar melhor na relação custo x benefício, o ideal seria a combinação de ambos, mas, se não for possível, analise:
          a) quais molas não fazem parte do sofá, as molas curvas ou as molas espirais? Se forem apenas as espirais e a espuma tiver a densidade correta para o modelo escolhido, pode não ser um problema.
          b) a melhor garantia está na peça com percintas ou na peça com molas?
          c) qual peça te parece mais confortável, o sofá de molas ou o sofá com percintas?
          d) e finalmente, qual o preço de cada uma das peças?
          Quanto melhor estruturado for o sofá, mais caro ele será e melhor garantia ele terá, por isso é preciso analisar e optar por aquele que mais se adequa ao que queremos e estamos preparados para comprar.
          Sei que não é fácil, mas se fizermos a “lição de casa”, o resultado pode ser bem melhor lá frente. Abraço!

Deixe um Comentário