Como fazer pequenos espaços parecerem maiores?

Se você quer saber como fazer pequenos espaços parecerem maiores, você está no lugar certo.

Como você sabe, o Meu Espaço Meu Estilo é dedicado a quem está decorando seu primeiro imóvel. E é bem provável que o imóvel que você está comprando, ou já comprou, tenha no máximo 70m², isso porque as cidades crescem a passos galopantes, os terrenos estão se escasseando cada vez mais elevando seus preços às alturas. A consequência disso é a diminuição do espaço de casas e apartamentos para poder atender à demanda que não para de crescer.

Por isso, apartamentos de 25m², 50m² e 70m² são os mais procurados pois tem preços mais acessíveis do que os de 180 m².

Mas isso quer dizer que você tem que viver como sardinha em lata? De forma alguma, é possível viver confortavelmente em espaços pequenos, mas para isso alguns “truques” são necessários. Então vamos já descobrir como fazer pequenos espaços parecerem maiores.

Derrube Paredes

Quais são as suas necessidades? Precisa de dois quartos, mesmo que minúsculos, ou poderia abrir mão de um deles para ampliar a sala? Se for possível para você ficar sem um quarto, não pense duas vezes, derrube as paredes e amplie sua sala. Ou unifique a cozinha com a sala de estar, ou faça as duas coisas, muitas pessoas tem optado por um apartamento no estilo Loft, que amplia e permite melhor uso do imóvel em muitos casos.

derrubar paredes aumentam espaço
 

É claro que você precisa se certificar se as paredes podem ser derrubadas. A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, determinou que, a partir de 18/04/2014, quem for reformar a casa, derrubar parede, instalar ar condicionado, trocar o piso,  trocar encanamento, trocar instalações elétricas, janelas ou qualquer outra reforma que interfira na estrutura da casa ou apartamento, terá que contratar um arquiteto ou engenheiro para fazer o projeto antes de seguir com a obra.

Essa é uma medida necessária, que garante a segurança dos moradores de casas e apartamentos e por isso deve ser seguida.

Se o imóvel em questão for um apartamento que está em construção, fale com a construtora, ela pode verificar se a sua solicitação é possível e, em caso positivo, preparar a sua unidade sem as paredes indesejadas.

Piso

Use o mesmo piso nos quartos, sala e cozinha, essa tática dá uma boa sensação de amplitude e unifica o imóvel.

O piso de cor escura combinado com paredes e móveis claros é uma excelente opção para ampliar sua casa ou apartamento.

 
piso para espaço pequeno
 

Se estiver preocupado em usar o mesmo piso na cozinha e sala por causa de manutenção e limpeza a dica que dou é usar pisos fáceis de instalar e limpar como o vinílico, que é feito de PVC, tem apresentações diversas, imitam perfeitamente a madeira e até a cerâmica, são muito resistentes, podem ser instalados em áreas úmidas e o melhor, tem custo bem acessível. Instale no sentido do comprimento do imóvel, assim a sensação de amplitude será maior.

É claro que existem muitas outras opções, mas eu sempre vou indicar primeiro as opções mais acessíveis, funcionais e que trazem o mesmo efeito visual e qualidade.

Luz

A luz também ajuda na sensação de amplitude da casa. Muita luz, paredes claras e piso escuro são ótimas soluções para ampliar pequenos espaços.

Use espelhos em lugares estratégicos, além de ajudar a propagar a luz natural ou artificial, dará sensação de que o ambiente é bem maior.

espelhos propagam luz natural

Cortinas

Use cortinas menos volumosas, as mais indicadas são as persianas e as cortinas romanas, que são lindas, modernas e práticas.

 
cortina romana para espaço pequeno

Mobília

A mobília também tem que ser bem pensada, sofá e poltronas tem que ser “magrinhos” de forma a não atrapalhar a circulação, mesa de jantar e cadeiras também tem que ter o tamanho certo para o lugar que vão ocupar. Não compre nada sem conhecer as medias dos ambientes onde a peças vão ficar.

Em vez de mesa de centro use pufes pequenos e quadrados que podem ser usados como assentos adicionais ou como mesa de centro, quando necessário. O mobiliário tem que ser multi-uso.

 

móveis para espaços pequenos 1
 
 

móveis para espaços pequenos 2
Armários Planejados

Estantes e armários sob medida também são necessários, pois serão planejados segundo as suas necessidades, guardar livros, objetos, aparelhos eletrônicos, etc., respeitando o espaço disponível. Os armários planejados são uma solução indispensável para quem quer morar bem em pequenos espaços.
armários planejados espaços pequenos 1
armários planejados espaços pequenos 2

Medidas como essas vão lhe garantir uso perfeito do espaço disponível sem abrir mão do seu conforto e estilo.

E se você gostou deste artigo, comente e compartilhe com quem você acredita que possa ser ajudado por ele.  

Vai decorar a casa? 

4 Comentários

  1. Franklin Guerra

    Vou adotar esse site para que eu possa arrumar bem o meu imovel e ajudar de outras pessoas.

    • Vannia Bertholldo

      Que bom Franklin! Fico feliz por ouvir isso 😀

  2. Sergio Kella

    Muito bom.
    Boas dicas.
    Abracos

    • Vannia Bertholldo

      Que bom que gostou Sergio, obrigada!

Deixe um Comentário