Como montar o banheiro dos sonhos

Dá para acreditar que o banheiro é muitas vezes um ambiente negligenciado no programa de decoração da casa?

Apesar de ser o ambiente onde fazemos a nossa higiene, o banheiro pode e deve ser um local bonito, iluminado, organizado e, aconchegante! Então nada de deixá-lo em segundo plano!

Partindo do pressuposto de que não há problemas hidráulicos e elétricos para resolver, vamos conhecer os cinco passos para deixar seu banheiro lindo.

Passo 1: o layout

Mesmo que seu banheiro seja muito pequeno, não deixe de fazer a planta baixa dele juntamente com as plantas com a vista de frente das paredes, nós já vimos em postagens anteriores como é importante e funcional ter as plantas em mãos.

Não se esqueça de apontar nas plantas onde estão pia, vaso sanitário e banheira, se houver uma, além das tomadas e pontos de luz.

Veja no post sobre planta baixa como desenhar a sua.

Passo 2: iluminação

O banheiro é um lugar que envolve atividades como tomar banho, escovar dentes, se maquiar, se barbear, etc.

A iluminação precisa ser bem pensada. Usar iluminação geral difusa é interessante, tomando o cuidado de inserir pontos de luz no box e determinar iluminação linear na bancada, para não gerar sombras. O ideal é que a luz da bancada seja na cor branca, para não causar distorção nas cores no momento da maquiagem. Essa luz direcionada também pode estar no espelho.

banheiro iluminação

Passo 3: louças e peças sanitárias

As louças e peças sanitárias também ajudam a compor um banheiro bonito e moderno. Se você pretende trocar as peças que tem, procure por modelos que irão valorizar seu banheiro e que tenham sistema de controle de água ou descarga ecológica, no caso dos vasos sanitários.

Vasos Sanitários

O “trono”, como alguns gostam de chamar (vamos admitir, em alguns casos, os vasos sanitários realmente se parecem com um), pode ser uma linda peça com design moderno e arrojado, fazendo jus a um verdadeiro “trono” moderno.

O mercado oferece peças lindas e algumas com funções de controle da água durante a descarga. Pesquise e escolha o seu “trono” perfeito.

banheiro vasos sanitario3

Pia

A pia ou a cuba deve ser escolhida pensando não só na beleza, mas também na otimização do espaço. Uma pia de piso pode dar lugar a uma pia embutida no armário, ou a uma cuba em cima de um armário ou bancada.

banheiro cubas

Torneiras 

Outra peça que costuma abrilhantar o banheiro é a torneira da pia, cada vez mais o mercado entrega design e funcionalidade em diversos tipos de torneira que podem ser ou não misturadores (de água quente e fria), monocomando, de bancada, de parede, etc.

É necessário ir a campo e conhecer os modelos disponíveis e então definir a mais adequada para você.

banheiro torneiras

Chuveiro

Assim como as torneiras, você encontrará diversos tipos de chuveiro:

Chuveiro Tipo Telefone 

esse chuveiro repousa num suporte, preso à parede, a pessoa o segura pela mão, é prático para lavar cabelo e dar banho em crianças 

banheiro chuveiro telefone

Chuveiro Fixo

Esse chuveiro é o mais conhecido entre nós, ele é montado a um cano que sai da parede. Existem muitos modelos, grandes e pequenos, com diversas possibilidades de acabamentos, escolha por uma peça que caiba no espaço do box e que faça composição com as demais peças do banheiro.

banheiro chuveiro fixo

Box 

O box é fundamental para manter a água do banho na região do chuveiro. Ele pode ser feito de diversos materiais, mas os mais usados são o vidro temperado e o acrílico, com ou sem textura.

Opte pela peça que vai dar o resultado que você espera, se for somente isolar o restante do banheiro da água do banho sem esconder o interior do box, use box de vidro temperado transparente.

Se objetivo for dar privacidade a quem toma banho ou esconder o interior do box, use um box de vidro ou de acrílico com efeito fosco ou fumê, com ou sem textura.

O sistema de abrir e fechar pode variar dependendo do tamanho do banheiro podendo ser porta de abrir, porta de correr ou porta de dobrar (camarão).

Passo 4: armários

Nesta fase você precisará da sua planta baixa, das plantas de vista de frente das paredes e do levantamento de necessidades no uso do seu banheiro, assim poderá tomar as melhores decisões.

Você poderá optar por armários planejados ou armários modulares.

Armários planejados

Se você já leu outros posts meus sobre esse tema: armários planejados, o guia completocozinha, monte a sua em 05 passos e  como montar o seu quarto, sabe o que eu penso sobre armários planejados: é o melhor dos mundos!

Com eles você tem maiores chances de ter todas as suas necessidades atendidas com um visual fantástico.

Vá até as lojas de planejados com as plantas que desenhou e explique suas reais necessidades e desejos, normalmente os vendedores dessas lojas tem formação específica em projetos de armários e poderão lhe oferecer sugestões. E se você levar suas sugestões eles poderão verificar a viabilidade delas. 

Como dito em outros posts sobre o tema, essa é a opção mais cara, mas também a mais duradoura e a que melhor atenderá suas necessidades específicas.

Então se essa for uma opção para você, lance mão dela e faça do seu banheiro um lugar funcional e bonito, idealizado para você e quem mais for utilizá-lo.

banheiro planejado 2

Armários Modulares

Se seu orçamento não contempla gastos com armários planejados neste momento, não se desespere! Hoje em dia o mercado oferece ótimas opções em armários modulares, que são bem mais em conta por serem produzidos em série, o que por si só é uma boa vantagem, fora o fato de ser grande a possibilidade de haver pronta entrega das peças.  

Há grande variedade de acabamentos que, se bem selecionados, atenderão às suas necessidades e deixarão seu banheiro bonito e organizado.

O que você deve fazer é analisar suas plantas do banheiro e identificar os melhores tamanhos para os espaços disponíveis e que melhor atenderão suas necessidades, então opte pelos acabamentos que mais gostar e que combinem com o seu ambiente e voilà! Seu banheiro estará perfeito!

banheiro modulado 1

banheiro modulado 2

Passo 5: acessórios

Os acessórios não são só a finalização do ambiente, mas a cereja do bolo! Então capriche na seleção dos tapetes, toalhas e suportes que ficarão nas bancadas.

Se seu banheiro é claro, brinque com toalhas em tons mais fortes como berinjela, verdes oliva ou qualquer outra cor lhe agrade.

Tenha jogos de toalhas e tapetes de cores diferentes para variar na cor e decoração do seu banheiro.

Essa é a hora em que você dá um passeio nas lojas especializadas, folheia algumas revistas e consegue algumas ideias de composições que lhe agradam e então fazer as suas opções.

banheiro acessórios 1
banheiro acessórios 2

Espero ter te ajudado pelo menos um pouquinho, eu acredito que, quando conseguimos colocar um trabalho ou tarefa em passos ou etapas, tudo fica mais fácil de realizar. Foi essa minha intenção aqui.

E, se você gostou desse artigo, comente e compartilhe com seus amigos, pode ser de ajuda para quem busca mais informações sobre como montar o banheiro dos sonhos! 🙂

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário