Como montar o seu quarto

O quarto é o lugar mais pessoal da casa, é o cômodo exclusivo de alguém, de um casal, de um morador que vive só, de um bebê ou uma criança ou crianças.

Além de ser um lugar de descanso,  o quarto pode ser também um lugar de refúgio para ler, assistir a um filme, pode ser um lugar de trabalho ou um local de estudos.

Ele será o que o usuário dele desejar que seja.

Então como montar um quarto perfeito para quem vai usá-lo? Veja como seguindo os 03 passos a seguir.

Passo 1: o layout

Desenhe a planta baixa, ou o layout do seu quarto. 

Esse é o primeiro passo para montar qualquer cômodo da sua casa, assim seu planejamento será preciso possibilitando incluir o máximo do que você desejar para o seu quarto.

Desenhe o seu quarto em papel quadriculado, na escala (1:50) conforme explicado no artigo sobre planta baixa e faça também a visão de frente das paredes do quarto, ensinado no mesmo artigo. É muito importante que você indique nos layouts das paredes os pontos de luz e tomadas, pois assim ficará mais fácil definir onde serão colocadas a cama, televisão, computador e qualquer outro eletrodoméstico, caso faça parte de seus planos.

Passo 2 – iluminação

O quarto é tipicamente um lugar de descanso, mas, como ganhou ao longo dos anos papéis diversos como os descritos no início deste artigo, é preciso ser cuidadoso na hora de planejar a iluminação deste ambiente.

Minha sugestão é trabalhar com luz indireta (difusa) para a iluminação geral do quarto, podendo usar luz embutida em teto de gesso, se o teto não for de gesso, use luminárias de sobrepor, trilhos ou paflons, de forma a focar a luz no teto e paredes, que refletirá a luz suavemente para todo o cômodo, dando um efeito suave e acolhedor ao ambiente de forma geral.

Em conjunto com a luz indireta, pode-se usar a luz direta para uma área de trabalho, para prateleiras, para criados-mudos ou mesas laterais.

Isso se faz usando arandelas, abajures, luminárias de chão e pendentes.

Inspiração de iluminação para quartos:

Veja alguns Exemplos:

Aqui nós temos um exemplo de luz geral indireta embutida no teto de gesso, abajures nos criados-mudos e luminária de chão atrás da poltrona que permite a leitura de livros.
 Quarto Iluminaçao 1
Neste quarto a iluminação geral é feita com luminária de sobrepor, luz focada no teto e luminárias de parede para os criados-mudo.
 iluminação de quarto com paflon
Nesse outro exemplo o quarto conta com iluminação feita com trilhos, o que torna a iluminação muito eficiente porque é possível direcionar individualmente cada spot
iluminação de quarto com trilhos 3
Aqui temos um exemplo de arandela fazendo a iluminação do criado-mudo suspenso
 Quarto Iluminaçao 3

Passo 3 – onde ficará cada peça

Definida a iluminação e com os layouts de piso e paredes do quarto em mãos, defina onde ficará cada peça do quarto, aqui vão algumas dicas:

Cama

Posicione a cama com a cabeceira encostada em uma das paredes, tomando o cuidado de deixar espaço livre dos dois lados, no caso de uma cama de casal e de verificar se há tomadas que atendam aos dois lados da cama, para apoiar luminárias ou abajures.

Se a cama for de solteiro e o quarto for pequeno, a cama poderá ficar encostada pela lateral, em uma das paredes, já que apenas uma pessoa precisará de acesso para subir e sair da cama.

Verifique se a posição escolhida para a cama não atrapalha a abertura e fechamento da porta do quarto.

Há vários tipos e tamanhos de cama no mercado, se seu quarto for pequeno, escolha a que lhe der mais espaço de circulação, não escolha uma cama alta pois num quarto pequeno lhe trará a sensação de falta de espaço, quebrando a harmonia do ambiente.

Quarto Cama de Casal Quarto Cama de Solteiro

Pezeira

Pezeira é a peça que fica aos pés da cama que serve para sentar enquanto calça sapatos ou troca de roupas.

A pezeira pode ser um banco, um puff, um baú ou qualquer peça que possa servir a esse fim.

Verifique na planta baixa do seu quarto se, ao posicionar a cama, existe espaço suficiente, sem comprometer circulação, para uma peça que lhe sirva de pezeira e, se a ideia lhe agradar, escolha uma.

Neste quarto a opção de pezeira ficou por conta de dois puffs iguais que podem servir de peças coringa podendo ser usado também como assento para uma penteadeira, se houver uma no quarto.

Quarto Cama de Casal com Pezeira

Neste outro quarto a pezeira é um puff retangular, mas poderia também ser um baú ou um banco.

Quarto Cama de Casal com Pezeira 2

Penteadeira

Você pode querer definir um espaço para se pentear ou maquiar. Se seu espaço permite, coloque um móvel com gavetas para guardar pentes, escovas de cabelo e demais acessórios que pode ser uma penteadeira, uma mesa estreita ou aparador.

Pense também em colocar um espelho acima desse móvel e uma cadeira ou banco ou Puff para se sentar enquanto se arruma.

É claro que é necessário verificar na planta se haverá espaço para esses itens.

Se você costuma usar seu banheiro para se arrumar, então você poderá abrir mão desse cantinho no seu quarto para usá-lo para outra finalidade.

Penteadeira 1

Armários

Você precisará guardar roupas, acessórios e sapatos, portanto terá que dedicar um pouco de tempo para considerar que tipo de peças possui e qual será a melhor opção para armazená-las.

Você poderá optar por armários modulares ou armários planejados.

Armários Modulares

É a opção mais acessível e com entrega mais rápida do que a dos planejados, pois são produzidos em escala e a possibilidade de haver peças em estoque é maior.

Hoje no mercado há várias opções de armários modulares com acabamentos e funções diversas que vão garantir a elegância do seu quarto.

Para escolher o melhor armário modular para você, verifique na sua planta onde você decidiu posicioná-lo e compre a peça que melhor couber no espaço, que tenha espaço interno adequado às suas necessidades como, gavetas, cabideiro, maleiro, prateleiras e que tenha acabamento que combine com seu ambiente e demais acessórios do quarto.

Verifique também se há espaço suficiente para a abertura das portas do armário, sem esbarrar na cama, criado-mudo, ou qualquer outro móvel que você decidiu posicionar no quarto.
Armarios de Quarto Modulares

Armarios de Quarto Modulares2

 Armários Planejados

É o sonho de consumo de todos e a opção que oferece a melhor solução para qualquer ambiente porque é feito sob medida para atender às suas necessidades específicas.

Para decidir por armários planejados, faça um levantamento das suas necessidades, tipos de roupas que mais possui, acessórios e sapatos que precisará guardar, malas de viagem, frasqueiras, tudo o que você puder levantar nesse sentido.

Leve suas plantas de piso e paredes às lojas de planejados, elas poderão sugerir opções baseadas nas suas necessidades e levantamento de necessidades.

Se seu espaço é pequeno, opte por portas de correr ao invés de partas de abrir, isso por si só te poupará de muitos inconvenientes.

Se está optando por armários planejados, não abra mão de corrediças e dobradiças de qualidade, principalmente para gavetas e portas basculantes, elas são mais caras sim, mas garantem que você tenha um armário mais resistente por mais tempo.

Você encontrará uma gama infindável de acabamentos, desde madeiras naturais ou laminados, lacas com e sem brilho, microtextura, fórmica, só para citar alguns, todos com diversas cores e texturas, é um mundo encantado com certeza.

Procure decidir pensando no seu ambiente como um todo, piso, paredes, cortinas, acessórios e decida por um acabamento que convirja com o todo.

Área de Trabalho ou Estudos

Ainda se concentrando na sua planta baixa e de vista de frente de paredes, verifique onde decidiu colocar a escrivaninha ou bancada de trabalho, averiguando se há tomadas para ligar computador, luminária de mesa e qualquer outro aparelho que precise ser ligado à eletricidade e verifique o tamanho que essa peça tem que ter.

Aqui você pode optar por uma peça de varejo, uma mesa, um tampo com cavaletes de apoio ou qualquer outro tipo de peça que lhe agrade e faça a função de mesa de trabalho/estudos.

Se optou por ter armários planejados, uma boa opção seria incluir o planejamento d áreas de trabalho também, a linguagem seria mais unificada dessa maneira.

Veja algumas opções interessantes logo abaixo:

O uso de armários planejados foi fundamental neste quarto pequeno, veja o aproveitamento da parede onde está a cabeceira, além dos armários nas laterais e do maleiro com portas espelhadas na parte superior, há os nichos logo abaixo do maleiro.

Armários de Quarto Planejado 1

E nos armários da parede lateral uma surpresa, trata-se de um escritório com bancada móvel, prateleiras internas escondidas por uma porta basculante dobrável, muito criativo!

Armários de Quarto Planejado 2

Neste outro exemplo o quarto planejado é dormitório, escritório e biblioteca

Armários de Quarto Planejado 3

E neste quarto, a TV foi considerada no projeto dos armários planejados

Armários de Quarto Planejado 4

Considerações finais

Não se esqueça de verificar como ficará a circulação do quarto considerando a colocação de todas as peças que você deseja para o quarto.

No post que fiz sobre móveis eu falo um pouco mais sobre isso, o corredor que dá acesso a outros cômodos tem que ter entre 80 cm e 1 mt de circulação, pois é necessário passar móveis e objetos grandes por esses acessos, nos demais casos seria bom manter um espaço igual ou superior à largura dos ombros do maior membro da família que usará o cômodo, é uma forma de garantir conforto espacial aos ambientes.

Espero ter dado alguma ajuda sobre como montar o seu quarto e se você gostou desse artigo, comente e compartilhe, talvez ele ajude mais pessoas que estão tentando montar o seu quarto.

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário