Cozinha, 05 passos para montar a sua

A cozinha muitas vezes é o lugar mais querido da casa. É lá que, enquanto fazemos um cafezinho ou preparando algum prato, temos conversas animadas e um damos vida a um convívio prazeroso com família e amigos.

Sendo assim, como montar a cozinha é um assunto muito importante para quem quer ter e manter esse tipo de experiência que só pode acontecer numa cozinha bem montada e porque não dizer, na cozinha dos sonhos!

Siga esses 05 passos e monte você também a sua cozinha.

Passo 1 – o lay out

Eu já falei sobre isso em outros artigos do blog e vou falar aqui novamente porque é fundamental para o bom planejamento de montagem e decoração de qualquer cômodo da casa: a planta baixa, ou o layout do espaço.

Desenhe a sua cozinha em papel quadriculado, na escala (1:50) conforme explicado no artigo sobre planta baixa e faça também a visão de frente das paredes da cozinha, ensinado no mesmo artigo. Não se esqueça de apontar os pontos de luz e tomadas.

Passo 2 – iluminação

Iluminação. A cozinha é um lugar de tarefas, portanto se faz necessária uma luz que mantenha o usuário do local desperto.

A iluminação geral poderá ser feita com spots embutidos no teto de gesso ou, se o seu teto não for de gesso, a iluminação geral poderá ser feita com luminárias de sobrepor, neste caso, gaste tempo pesquisando para achar no mercado uma opção que além de iluminar bem a cozinha, seja uma peça bonita que contribua para deixar o espaço agradável e atraente.

Além da iluminação geral, procure trabalhar com luz direcionada para partes específicas como bancada de trabalho. Usar pendentes para a área de trabalho pode ser uma solução atraente e funcional.

Veja alguns exemplos:

Distribuição geral de Luz embutida

armário de cozinha planejada 01

Na mesma cozinha Luz direcionada embutida embaixo do armário de parede iluminando a bancada de serviço

armário de cozinha planejada 02

 Neste exemplo a iluminação fica por conta da luz embutida na coifa, que ilumina a área do fogão e do trilho de luz que ilumina a área de trabalho na ilha

armário de cozinha planejada 03

Passo 3 – onde ficará o que

Com os layouts de piso e paredes em mãos, defina onde ficarão geladeira, fogão, microondas e, se for do seu desejo, a coifa ou depurador.

Aqui você deve deter muita atenção pois terá que decidir considerando as peças dos seus sonhos, necessidades reais da família, espaço disponível e possibilidade de instalação (no caso da coifa) para esses eletrodomésticos.

Veja os artigos Geladeira, escolha corretamente, Fogão, escolha corretamente, Microondas, qual é a melhor opção, e Coifa ou depurador de ar, tem diferença onde falo mais sobre esse assunto.

Passo 4 – o triângulo de trabalho

Procure preservar o triângulo de trabalho ao pensar nas posições de cada eletrodoméstico. Nessa proposta, imagina-se um triângulo na cozinha e, em cada ponta deste triângulo, estará uma área importante que terá a distância de no máximo 3 mt entre as pontas:

  • uma área para cozinhar (fogão)
  • uma área para guardar comida (geladeira)
  • uma área para limpeza (pia)

Qualquer que seja o formato de sua cozinha: U, L, G ou corredor, procure manter a disposição do triângulo de trabalho (veja o artigo sobre Armários Planejados, no final do post onde eu falo sobre o triângulo de trabalho e formatos de cozinha), pois ele torna a cozinha prática e funcional.

Passo 5 – com que armário vou?

Depois de fazer a análise de desejo, necessidades da família e do espaço disponível na cozinha, a definição dos eletrodomésticos ideais foi feita, agora é hora de definir os armários da cozinha.

Neste ponto você tem duas opções:

  • armários planejados
  • armários modulares

Eu diria que a primeira opção é o melhor dos mundos, mas, o custo de uma cozinha planejada pode estar totalmente fora do seu orçamento neste momento, então a segunda opção poderia ser a mais adequada, mas nem por isso a menos elegante.

Vamos falar sobre as duas opções, assim será possível tomar a melhor decisão para este momento, ou até se planejar para o futuro.

Cozinha com Armários Planejados

Como disse anteriormente, esse é o melhor dos mundos, porque seu espaço será completamente otimizado segundo as necessidades da sua família.

Se você optou por essa opção, siga essas 06 dicas:

Dica 1: é importante que você faça a sua lista de desejos e necessidades

Anote todas as atividades que você e sua família fazem na cozinha. Anote quantas panelas, louças, talhares e mantimentos, precisará guardar. Quantos eletrodomésticos pequenos como batedeira, liquidificador, sandwicheira, etc., terá na cozinha.

Dica 2: leve sua lista e os layouts que desenhou às lojas

Com os layouts que você desenhou do seu piso e paredes e com as suas necessidades anotadas, você já pode pensar em como quer que seus armários sejam dispostos, quantas gavetas e prateleiras deseja ter, que tipo de portas quer que tenha, de correr se seu espaço for pequeno, basculantes para os armários de cima, de vidro, madeira, etc.

Dica 3: peça ajuda às lojas que visitar 

Mas pode ser que você não tenha tanta segurança ou certeza de como quer que seus armários sejam, neste caso, você pode levar seus layouts e anotações às lojas especializadas, pois elas normalmente contam com profissionais qualificados que, após ver as plantas de piso e paredes e saber quais eletrodomésticos pretende ter e quais as suas necessidades de uso e armazenamento de panelas, louças, talheres e mantimentos, poderão apresentar opções de armários e acabamentos possíveis para sua cozinha.

Dica 4: saiba mais sobre o assunto para não ser enrolado

Se você se encaixa na situação da dica 3, então leia o artigo que escrevi a respeito deste tema aqui. Assim você vai saber um pouco mais sobre armários planejados e terá mais condições de falar ‘a mesma língua’ das lojas que você for pesquisar.  

Dica 5: faça o seu planejamento

Os armários planejados não costumam ser tão acessíveis e a entrega e instalação são mais demoradas do que as peças compradas em grandes lojas, já que eles estão sendo feitos sob medida para você.

Se você estiver convicto de que quer partir para essa solução, é necessário se planejar financeiramente para conquistar esse sonho. Se você se planejar verá que não é tão difícil assim conquistar esse sonho.

Dica 6: inspire-se

Busque em revistas, lojas de planejados, sites e blogs por modelos de armários planejados, tire fotos, faça anotações e crie as suas inspirações para quando for encomendar o seu projeto. Isso vai te ajudar a não ‘engolir’ formatos e acabamentos que as lojas, por ventura, estejam te empurrando. 

Veja alguns modelos de armários planejados para se inspirar:

Nesta cozinha de layout aberto a parede toda foi aproveitada com um armário de várias portas e gavetas, considerando nichos para eletrodomésticos como o fogão de embutir e dois nichos de serviço para cafeteira e demais eletrodomésticos, além do gabinete abaixo da janela, o que otimizou bem o espaço da cozinha integrada.

armário de cozinha planejada 04

Neste outro exemplo o armário fica na parede que fica na passagem que dá para o exterior da casa, ele é branco, seguindo o padrão de cores de base da cozinha, é basicamente composto por prateleiras que ficam protegidas por duas portas de correr com vidro leitoso, semi-transparente, uma linda peça.

armário de cozinha planejada 05

Já nesta cozinha houve uma combinação com um armário suspenso de madeira com portas de vidro e prateleiras internas que funciona como cristaleira e, o armário de baixo contem a pia e a bancada de serviço.

armário de cozinha planejada 06

Seguindo à esquerda nesse brilhante trabalho de marcenaria, você percebe que os painéis brancos são na verdade, portas de correr, que dão acesso a mais prateleiras e gavetas. Esse é um trabalho primoroso!

armário de cozinha planejada 07

Como você pôde perceber, os armários planejados é a melhor opção para a cozinha, mas, tem custo elevado.

Se você gostou desta opção e não quer abrir mão dela, faça seu planejamento para realizar esse sonho, porque vale a pena.

Mas, se você não pode fazer isso agora ou precisa de uma solução intermediária enquanto se planeja para ter armários planejados, você outra opção que poderá ajudar muito: 

Cozinha com Armários Modulados

Esses armários são opção para a maioria esmagadora das famílias brasileiras, primeiro pelo preço e segundo pela facilidade de entrega e instalação.

E, como dito anteriormente, pode ser uma opção não só adequada ao bolso como também elegante, pois cada vez mais o mercado traz opções mais bonitas, com materiais e acabamentos diversificados e, com certeza, alguma dessas opções poderá atender às suas necessidades.

Dica 1: usando os layouts para escolher os armários modulados

O que você tem que fazer neste caso é, tendo em mãos os layouts de piso e paredes da sua cozinha, posicionar neles a geladeira, fogão, microondas e coifa/depurador (caso opte por estes últimos).

A partir daí checar quais armários modulares poderão ser colocados nos espaços vazios, aliando estética e funcionalidade nas peças encontradas.

Os armários modulares são elaborados pensando nas necessidades de armazenamento e usos mais comuns dos consumidores, talvez você não consiga uma otimização de 100% do seu espaço, mas poderá ter suas necessidades de uso atendidas com um visual agradável a um preço bem mais acessível.

Dica 2: aqui também é muito importante se inspirar

Se você decidiu que armários modulares são a sua opção, então também precisa se inspirar para poder fazer uma compra mais certeira.

Você poderá pesquisar em sites de lojas online, lojas físicas e blogs. Isso vai te ajudar a conseguir ideias e a montar uma composição que te agrade.

Veja aqui alguns exemplos de armários modulados para cozinha:

Aqui nós temos uma cozinha pequena com armário suspenso, porta de vidro e nichos, combinada com um gabinete onde ficam pia e bancada de serviçoque deixaram essa cozinha um charme.

armário de cozinha modulado branco

No exemplo abaixo a cozinha recebeu armários modulados com portas na parede, conjugando com gabinete com gavetas e bancada de trabalho com pia e nichos para microondas no armário de baixo.

armário de cozinha modulado branco e ébano

Esta cozinha ficou bem moderna usando armários modulados com nichos e portas na parede, bancada amarela com nicho para o fogão e um espaço aberto abaixo da pia que recebeu outro módulo com rodízios, porta e nichos.

armário de cozinha modulado branco e amarelo

Espero ter trazido elementos importantes para sua definição de cozinha e, se você gostou deste artigo, comente e compartilhe, talvez mais pessoas poderão ser beneficiadas com essa informação 🙂 

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário