E os rodapés?

Quando a gente recebe as chaves da casa ou do apartamento, novo ou usado, logo percebemos que há muita coisa a fazer.

Se é um imóvel novo provavelmente tem tudo pra colocar, iluminação, sancas, pisos, etc. Se é um imóvel usado talvez você queira trocar os acabamentos existentes, portas, janelas, pisos…

E tem os rodapés, que são lembrados quando vamos comprar o piso, provavelmente porque o vendedor nos lembrou ou porque ele quer aproveitar que vendeu o piso e vender também o rodapé.

É justo, mas é melhor se estivermos preparados para essa compra, certo? Então vamos lá, do começo:

O que são rodapés?

O rodapé é um revestimento usado ao longo das paredes, junto ao piso. Sua função é proteger a parede da umidade causada pelas limpezas do piso com água ou pano úmido e dos choques sofridos por vassouras, rodos, enceradeiras e afins. Mas também tem função decorativa muito presente e importante.

É usado nas áreas sociais e íntimas da casa. As áreas molhadas normalmente não levam rodapés, pois os revestimentos dos pisos e paredes costumam ser de porcelanato, cerâmica ou pedra (mármores e granitos), que são materiais muito resistentes e proporcionam excelente vedação se bem rejuntados.

Nesta situação os rodapés não tem função nestes ambientes.

Entretanto, se as paredes destes locais, ao invés de serem revestidas com algum destes materiais, forem pintadas com tinta lavável, neste caso será necessário o uso de rodapés, que poderão ser do mesmo material do piso ou de outro material que suporte umidade. Vamos ver isso com mais detalhes a seguir.

Como eu disse no post sobre paginação, decoração é planejamento e com a escolha dos rodapés não é diferente.

Antes de sair comprando ou aceitando a primeira sugestão que surge, é necessário definir todos os acabamentos da casa, portas, roda-tetos, pisos e os rodapés.

Todos esses elementos fazem parte de um conjunto, por isso deve-se planejar antes de comprar.

Siga os 04 passos e as duas dicas que vou dar abaixo antes de escolher o melhor rodapé:

Passo 1: determine o modelo que quer usar nas áreas sociais e íntimas

Rodapés lisos

Dão um visual mais clean e moderno, é uma ótima opção que dá acabamento perfeito a qualquer ambiente.

Rodapé Liso - ambientalmadeiras.com.br

Rodapés detalhados

Podem ter um ou mais recortes, outros terão até mesmo desenhos, eles darão um ar requintado e clássico aos ambientes, mas é preciso cuidado na escolha destes rodapés para não ficar chamativo demais e perder a elegância.

Rodapé Decorativo 2- artyflex.com.br

Passo 2: determine a altura do rodapé

Os rodapés tem diversas alturas, as mais comuns são as de 7, 10 e 15 cm. 

Rodapés Tamanhos - artyflex.com.br

Mas há rodapés com 20, 40 e 65 cm de altura. 

rodapé alto-casa abril

O que vai ajudar a definir a melhor altura do rodapé é o pé-direito da sua casa:

Se tiver um pé direito baixo opte por rodapés de 7 ou 10 cm de altura porque estes darão a sensação de um pé-direito mais alto.

Se o pé-direito for alto, use rodapés de 15 ou 20 cm, que vão trazer elegância e equilíbrio ao ambiente.

É considerado como altura padrão para o pé direito algo em torno de 2,50 e 2,60 mt. A partir de 2,70 mt, o pé direito é considerado alto.

Passo 3: escolha o material do rodapé

Os rodapés podem ser feitos de vários materiais:

Rodapés de MDF

Eles podem vir cru (pra ser pintado na obra) ou podem já vir pintado ou com uma série de outros acabamentos, podem imitar ou não a madeira e pode ser frisado.  

O MDF suporta a umidade, mas não pode ser molhado. Tem menor incidência de cupins, mas não é imune a eles. Pode empenar com o tempo.

rodpés de MDF

Rodapés de madeira

É uma opção mais tradicional, feito de madeira maciça, portanto um material nobre, pode ser envernizado, pintado, laqueado.

É mais resistente do que o MDF, mas também não pode ser molhado é mais suscetível a cupins do que o MDF.

Rodapé de Madeira - delas.ig.com.br

Rodapés de porcelanato

Os rodapés de porcelanato são cortados na altura que você pedir, essas peças podem ter desenhos valorizando o acabamento ou podem ser lisas.

Há quem opte por usar as sobras do porcelanato usado no piso cortando tiras e aplicando como rodapé.

É preciso tomar cuidado com esse procedimento porque o miolo do porcelanato pode ter cor diferente das laterais, o que pode causar incômodo visual.

O cuidado que se tem de tomar neste procedimento é o de usar a lateral do piso cortado para cima, deixando o miolo para baixo.

De uma placa de porcelanato ou cerâmica, pode-se cortar no máximo duas tiras que servirão de rodapé (nestas tiras o topo e as laterais estão revestidas e o miolo ficará para baixo), o que sobrar do corte é descartado.

Para quem preferir usar o rodapé de porcelanato, pode optar por temas que imitam pedras como mármore, granito ou madeira.

A vantagem é que o porcelanato é muito resistente, suporta umidade, não é atacado por cupins e se quiser usar um material que se pareça com mármore, por exemplo, num lavabo, mas não quer gastar muito, o porcelanato pode ser essa opção. 

Rodapé Porcelanato Madeira - portobello.com.br

Rodapés de mármore ou granito

Pedras naturais são muito resistentes e nobres, ficam muito bonitas quando usadas com o próprio piso de pedra ou com o piso de porcelanato, dá um toque sofisticado.

Podem ter a altura que desejar, são fáceis de limpar e o material é de alta durabilidade. Por ser natural e nobre tem custo alto. 

Rodapé Mármore - Houzz

Rodapés de poliestireno

O rodapé de poliestireno vem ganhando cada vez mais espaço, feito a partir de isopor reciclado, tem perfil rígido, é ecologicamente correto, resistente à umidade, pode ser molhado, não apodrece, a cor de apresentação é branco, mas na linha da marca santa luzia você encontrará este material imitando madeira de diversas tonalidades e, se preferir, pode pintá-lo de outra cor usando tinta acrílica ou sintética.

Esse rodapé também pode ter frisos ou detalhes decorativos.

Rodapés Santaluzia

Passo 4: não se prenda a regras!

É importante que você saiba que não há regras a seguir, então se você é daqueles que acreditam que o rodapé só pode ser feito do mesmo material do piso, prepare-se para rever seus conceitos!

Você pode, por exemplo:

Ter um piso de porcelanato e colocar um rodapé de mármore, de madeira ou de MDF pintado. Esse toque tira seu ambiente do básico e dá a ele um contorno interessante visualmente.

Piso Porcelanato Rodapé Mármore - marmorariatodessan.com.br

Ou você pode ter piso de madeira ou que imite madeira e optar por usar um rodapé de outro material com um tom intermediário (mais claro ou mais escuro), isso dará destaque sutil ao ambiente.

rodapes de madeira clara e piso madeira escura

Duas dicas infalíveis para quem não quer errar 

Dica 1: combinar o rodapé com a cor dos batentes das portas

É uma combinação perfeita e o rodapé não precisa ser do mesmo material, basta ter cor semelhante à porta.

Rodapé Combinando com Batente da Porta

Dica 2: usar rodapé branco ou claro

O rodapé branco ou claro combina com tudo, pisos de pedra, porcelanato, madeira, laminados, independente da cor que está usando na parede.

rodapé branco combina com tudo

Se optar por uma dessas dicas, poderá escolher o mesmo rodapé para as áreas sociais e íntimas da casa, mesmo que elas tenham pisos de materiais diferentes, isso dá uma continuidade na decoração da casa.

Dois Pisos Um Rodapé 2 - Houzz

Quando não usar rodapés

Se você tiver o mesmo revestimento no piso e nas paredes não há necessidade de usar rodapés, é o caso de quem optou por usar tanto no piso como nas paredes cimento queimado, granito, mármore ou porcelanato, por exemplo. Nestes casos você decide se quer ou não os rodapés.

Eu diria que no caso do cimento queimado, talvez eu usasse rodapé, dependeria se isso fosse trazer um toque especial ao ambiente.

sem rodapes no piso de cimento queimado

No caso de ter pedras ou porcelanatos no piso e paredes eu nem cogitaria porque elas mesmas vedam piso e paredes e são muito bonitas, portanto não precisariam de um toque adicional.

sem rodapes no piso de granito

Resumindo pra ficar fácil

Vimos aqui os principais pontos sobre rodapés, tem bastante opção e é possível misturar elementos.

Mas não esqueça que o rodapé é mais um item do conjunto, por isso pense no objetivo que você quer no uso dos rodapés, se o que você quer é:

Nada de erros ou Integração dos ambientes

  • Use rodapés brancos ou claros em todos os ambientes, mesmo que portas e batentes tenham outro tom e os pisos sejam diferentes uns dos outros nos ambientes; ou
  • Use a mesma tonalidade dos batentes das portas para os rodapés, mesmo que não seja do mesmo material.

Quer destaque no ambiente

  • Use tons acima ou abaixo do tom do seu piso, isso dará destaque ao seu ambiente.
  • O rodapé alto também dará destaque ao seu ambiente, mas tome cuidado com o pé direito do ambiente, ele tem que ser alto para evitar a sensação de achatamento do ambiente.

Quer um ambiente que seja clássico

  • Use rodapés decorativos, com frisos ou desenhos, tomando cuidado para não exagerar na medida. Os rodapés mais altos também conseguem esse efeito.

Quer um ambiente que seja ‘clean’ e moderno

  • Use os modelos lisos, retos ou com superfície boleada (que é mais fácil de limpar porque acumula menos pó) 🙂

E se você gostou deste artigo, comente e compartilhe com seus amigos, quem sabe poderá ajudar quem está na fase de escolher os rodapés e tem muitas dúvidas sobre esse assunto.

Vai decorar a casa? 

87 Comentários

  1. Augusto Monsó

    Boa tarde, comprei um ap que tem um piso de porcelanato acetinado bege. Os rodapés são de madeira e estão pintados da mesma cor da parede, que é tipo um salmão bem clarinho. Gostaria de saber qual o rodapé ficaria melhor. Pensei em colocar rodapé de mármore super nano branco. Combina?

    • Vannia Bertholldo

      Olá Augusto, boa tarde!
      O rodapé super nano branco vai ficar bem na composição, você vai conseguir em destaque sutil nos ambientes, o branco entra bem com praticamente toda composição e o material que você escolheu é muito bom, resistente e bonito.
      Mas, se você não se sentir confortável com o contraste, pense em alterar a cor das paredes para um tom próximo ao dos rodapés 😀
      Abs,
      Vânia

  2. Acertar no rodapé faz toda diferença na decoração da casa. Adorei!

    • Vannia Bertholldo

      Faz mesmo Laura! Fico feliz que gostou do artigo 😀
      Um abraço

  3. Franciele Souza

    Olá, estou em dúvida pois tenho porcelanato bege claro na sala e gostaria de mudar para piso vinílico, devo retirar o rodapé de porcelanato ou será que combina com o piso vinílico???? Grata!

    • Vannia Bertholldo

      Olá Franciele, tudo bem?

      Se seu piso estiver bem nivelado você conseguirá aplicar o piso vinílico sobre ele. Após a aplicação do piso, vem a aplicação do rodapé (que pode ser o material que você quiser, inclusive porcelanato, desde que feche com a composição da sua sala).

      Não sei dizer se você conseguirá aproveitar o rodapé existente, já que ele teria que ser a fase final do processo, isso você terá que verificar com o profissional que fará a plicação do piso, ok?

      Um abraço 😀

  4. Juliana Peres

    Boa noite, Vania!

    Estamos reformando a sala e foi colocado piso na cor bege clara, 50×50. As paredes são brancas e a sala tem 13m2. Gostaria de saber qual seria a cor mais apropriada para o rodapé e soleira! Tem algum material que seja mais recomendado?

    Obrigada!

    Abraços,
    Juliana

    • Vannia Bertholldo

      Olá Juliana, boa noite!

      Da forma como sua sala está montada, você pode tanto escolher usar rodapés do mesmo material do seu piso ou um rodapé branco (eu prefiro os rodapés brancos) de poliestireno que são ótimos para qualquer ambiente.

      Assim você consegue ficar com sua base neutra e suave, podendo fazer o que quiser com móveis e acessórios, desde montar um ambiente com toques de cor ou até um ambiente mais neutro e clássico.

      Para a soleira, o ideal é usar mármore ou granito no mesmo tom do seu piso ou num tom que fique harmônico com ele, como marrom bem clarinho, esses tons podem ficar bem na sua composição.

      Um forte abraço e sucesso com os rodapés 🙂 !

  5. Susana

    Estou a pensar colocar flutuante cinza claro nos quartos, contudo as portas e rodapés são em castanho ( cor mel +/- ). Ficará bem?

    • Vannia Bertholldo

      Olá Suzana, tudo bem?

      Sem saber o que mais irá compor seus ambientes (revestimentos de paredes, móveis e acessórios), minha primeira resposta seria: não. Mas é importante ver o conjunto todo, pois o seu projeto de interiores pode estar preparado de forma a receber bem a combinação do piso cinza claro com portas e batentes castanhos em tom de mel.

      Se não há um projeto, apenas um desejo de instalar um piso novo, então escolha um tom de madeira mais clara, que esteja próximo do tom castanho das portas ou opte por substituir os batentes e portas por um tom branco ou um tom mais próximo do piso cinza claro que deseja instalar.

      Um abraço 😀

  6. Francisco dos Santos

    Olá Vânia, fiquei encantado com suas colocações, estou na iminência de fazer uma reforma na minha casa, colocando piso cerâmico sobre um piso lajota de argila antiga e quero colocar rodapé e roda-forro de madeira, o que muito me ajudou com as suas explicações.

    • Vannia Bertholldo

      Fico feliz em ouvir isso Francisco!
      Um abraço e sucesso com sua reforma 😀

  7. Juliana

    Olá tudo bem?
    estou sem saber o que fazer. Eu queria muito colocar na minha casa toda rodapé e rodateto brancos, porém minha casa é toda de cerâmica imitando madeira em dois tons, m mais escuro e um claro na mesma cerãmica, com exceção da sala que é um porcelanato bege clarinho quase branco. Tinha pensado em colocar as portas brancas para combinar, mas tenho crianças e também acho que as portas brancas são a primeira coisa que chama nossa atenção quando entramos numa casa rsrsr, por isso estive pensando em colocar as portas em tom de madeira mesmo, mas não sei como combinar tudo isso, se vai ficar harmonioso. E a cor das guarnições das portas e janelas, brancas ou madeira? Me ajude!

    • Vannia Bertholldo

      Olá Juliana, tudo bem?

      Você pode sim colocar rodapés e rodatetos brancos na casa toda, independentemente se portas e janelas forem brancas ou de madeira. O fato de você ter pisos diferentes nos ambientes não vai interferir na sua decisão, pois ambos são pisos neutros.

      Para as portas, escolha um tom madeira que harmonize com seu piso de cerâmica que imita madeira, você pode usar os batentes do mesmo material/tom ou até mesmo manter os batentes brancos, se suas paredes já forem brancas.

      As janelas não precisam ser do mesmo material ou tom das portas, você pode optar por esquadrias brancas, no material de sua preferência, se desejar. É você quem decide.

      Separei duas imagens para você ver como é possível ter rodapés brancos, paredes brancas, piso em madeira (verdadeira ou de cerâmica) e também porta de madeira com batente branco, clique nos links abaixo para ver:

      1) Ambiente com paredes brancas, portas e batentes de madeira e piso de madeira em tom mais claro do que as portas:

      https://www.houzz.com/photos/50177277/Shakespeare-Road-New-Development-4-Contemporary-Homes-scandinavian-hall-london

      2) Ambiente com uma porta de madeira e batentes brancos, uma porta branca com batentes brancos e piso cerâmico escuro. A harmonização se dá por causa das vigas e do banco em madeira, no seu caso a harmonização das portas de madeira se darão com o piso que imita madeira:

      https://www.houzz.com/photos/801880/Interior-and-Exterior-Views-rustic-entry-bridgeport

      Espero ter te ajudado, um grande abraço e sucesso na sua empreitada!

      • Juliana

        Com certeza vc me ajudou muito. Agora posso fazer minha escolha sem medo de errar . Muito obrigada!

      • DANI

        Olá boa noite…eu tenho na minha casa piso normal e simples coloquei as vista das portas brancas e rodapés tabm. Agora vou colocar laminado na sala e quartos e corredor,quando comprei não tinha o rodapé da mesma cor ficou um tom acima do que o laminado, em casa olhando tenho receio de ficar brega, porque as vistas das portas não vou tirar vai ficar branca os rodapés mais escuro que o piso……o que vc me aconselha?? PLISS

        • Vannia Bertholldo

          Olá Dani, tudo bem?

          É uma questão de gosto, talvez você preferisse manter os rodapés brancos para fechar a composição com os batentes das portas e manter a unidade na casa toda. Mas, se não foi possível neste momento manter assim, não há problema em deixar os rodapés um tom acima do piso, ok? Só se você realmente não gostar do resultado, então neste caso, o melhor é se programar para substituir, assim que seu orçamento permitir, por novos rodapés brancos, ok?

          Um abraço 😀

  8. Lucian@

    Oi Vânia,tudo bem ?
    Minha sala tem lambri de madeira escura e paredes brancas, quartos, teto branco paredes brancas. Quero mudar o piso para porcelanato branco e rodapé de madeira ou porcelanato imitando madeira com rodapé de porcelanato branco. Amo madeira, acho aconchegante, tenho receio de colocar a casa toda branca e da muito trabalho para limpar.
    Agradeço a resposta e a matéria esta linda. Bjs

    • Vannia Bertholldo

      Oi Luciana, tudo bem?

      Ter piso branco, paredes brancas, teto branco, é um clássico que cria uma casa clean e esse pano de fundo te permite criar o cenário que quiser usando móveis com acabamento de madeira, laca branca ou colorida, microtextura, etc., além de cortinas e tapetes para dar vida à casa. Mas você está certa, talvez te dê um pouco mais de trabalho para limpar. Não que outro piso não dê, mas com o branco, a sujeira fica mais evidente.

      Neste caso você pode optar pelo porcelanato que imita madeira, ou por um peso de madeira mesmo, com rodapés brancos, que também deixará sua casa bonita. Escolha uma padronagem que te agrade e que ficará bem com todos os outros itens como móveis e acessórios que você tem ou terá na casa.

      Veja, as duas opções são boas, escolha a que mais vai atender à sensação que você quer ter quando estiver em casa e que será mais prático no dia a dia.

      Um abraço 😀

  9. Talitha

    Olá, bom dia!!

    Gostaria de tirar uma dúvida… no meu lavabo eu coloquei numa das paredes revestimento. Minha dúvida é, posso colocar o rodapé de poliestireno por cima do revestimento ou eu teria que deixar uma “fileirinha” sem revestimento pra colocar o rodapé?

    • Vannia Bertholldo

      Oi Talita, tudo bem?
      Depende do tipo de revestimento que você colocou, qual seria ele? E as demais paredes, o que você usou nelas? E o piso, de que material é? Me dê essas informações para eu poder te orientar melhor, ok?
      Um abraço! 😀

      • Maisa Oliveira

        Olá, boa tarde! Tudo bem? Uma dúvida, estou reformando uma escada em mármore branco e gostaria de colocar o rodapé em poliestireno branco… acha que combina? Obrigada! Abraço.

        • Vannia Bertholldo

          Oi Maisa, tudo bem?

          Sim, combina. O rodapé de poliestireno branco é uma peça coringa, combina com qualquer revestimento de piso e parede, ele ficará muito bem no ambiente onde está a escada em mármore.

          Um abraço 🙂

          • Maisa Oliveira

            Que ótimo! Agradeço pela atenção! Adorei sua página! <3

  10. Thyara Fernandes

    Oi Vannia! Adorei seu post e estava aqui pensando nos rodapés da minha casa e não imaginava que tinha tantos detalhes para observar. Estou com mta duvida no que devo utilizar nos quartos, pois terei piso amadeirado de porcelanato, paredes da casa serão em cinza bem claro e gostaria de saber o que fica melhor:Rodapé embutido do mesmo porcelanato do piso ou rodapé santa luzia branco? Se utilizar rodapé branco, terei que fazer o acabamento das portas na mesma cor? Obrigada

    • Vannia Bertholldo

      Oi Thyara, tudo bem?

      É tudo uma questão de gosto e de que efeito você quer causar nos ambientes.

      Usar o mesmo material do piso nos rodapés é a escolha mais comum e vai deixar o ambiente bem acabado e bonito, sem dúvida.

      A escolha ‘fora da zona de conforto’ seria usar os rodapés brancos da santa luzia, você teria um leve destaque nos ambientes e um toque de modernidade.

      Se seu pé direito for padrão ou um pouco menor que o padrão, escolher os rodapés brancos vai ajudar a não ‘achatar’ os ambientes, mesmo tendo um tom de cinza bem clarinho nas paredes.

      Quanto ao acabamento das portas vai depender se elas estarão ou não compondo harmonicamente com os quartos, se combinam com o piso ou com os armários, por exemplo.

      Se você achar que elas não harmonizam com nada, então pinte-as de branco, seguindo a linha dos rodapés ou com o mesmo tom de cinza clarinho das paredes.

      Você terá que analisar prós e contras que as duas opções oferecem para poder escolher a que vai te atender melhor.

      Não sei em que fase estão seus quartos, mas se o piso já estiver instalado e as paredes pintadas, consiga amostras dos rodapés, uma de cada tipo. Posicione as amostras junto ao piso, encostados na parede e próximos da porta e veja de qual gosta mais.

      Espero ter ajudado! Um abraço e sucesso como s rodapés. 😀

      • Thyara Fernandes

        Oi! Muito obrigada, realmente tenho que avaliar bem, ainda estou na fase de laje e não comprei materiais de acabamento, preciso decidir o quanto antes pois se optar por rodapé embutido meus pedreiros já devem deixar o reboco pronto para instalação. Vc sabe se posso embutir o rodapé santa luzia? Nao me agrada mto o pó que acaba ficando em cima dos rodapés e qto menos trabalho pra casa melhor né? Rsrs

        • Vannia Bertholldo

          É verdade Thyara, com a vida que se leva hoje, quanto mais prático melhor! 😀

          Apesar de eu já ter ouvido falar que dá para embutir o rodapé da santa luzia, eu acho difícil que seja da mesma maneira que se embute os rodapés de porcelanato, porque o cimento e a massa corrida que finalizam o processo, podem não sair facilmente do rodapé de poliestireno, diferente do porcelanato que é mais fácil de remover resíduos de cimento e tinta.

          Se for possível embutir os rodapés da santa luzia imagino que a técnica seja outra. Essa resposta eu vou ficar te devendo, mas prometo que vou me aprofundar no assunto e faço uma atualização aqui post, ok? 😀

          • Thyara Fernandes

            Verdade, não tinha pensado nesse detalhe da instalação ser diferenciada e o risco de danificar o rodapé com resíduos da obra. Te agradeço demais a ajuda, tempo e dedicação para me auxiliar. Abraço!

  11. LUIZ FILIPE DE CARVALHO ALMEIDA

    Bom dia. Tenho uma dúvida, moro em uma casa antiga e o piso está numa condição muito ruim, gostaríamos de colocar aquele piso vinílico na casa mas ela tem rodapés de cerâmica, sei que esse piso requer a instalação de um novo rodapé para dar acabamento. Como seria o procedimento nessas condições?

    Desde já muito obrigado.

    • Vannia Bertholldo

      Oi Luiz Felipe, tudo bem?

      Neste caso é preciso remover os rodapés de cerâmica para poder colocar outro piso, que pode ser aplicado de duas maneiras:

      1) Por cima do piso existente (de cerâmica), desde que ele seja nivelado com massa cimentícia ou nivelante e não prejudique a abertura de portas ao final do processo, pois haverá um desnível pelo acréscimo da massa cimentícia e do piso novo. Se o desnível ao final da colocação for grande, é possível serrar as portas para deixá-las adequadas ao novo nível do piso.

      2) Remover o piso antigo, nivelar o contrapiso e instalar o piso vinílico.

      Em qualquer dos casos será necessário remover os rodapés de cerâmica e você poderá escolher qualquer rodapé que desejar para finalizar o piso.

      Se estiver procurando por peças mais em conta, há rodapés vinílicos no mercado que tem a mesma resistência, suportam umidade tal qual o piso vinílico e são muito bonitos.

      Espero ter te ajudado. Um abraço! 😀

  12. Patricia

    oi Vania, o rodape da minha casa toda é 7 cm bege da cor do piso, mas, o meu marido tirou do quarto da bebê e agora to querendo colcar de mdf branco de 10cm, considerando que a ficaria melhor pois a porta e os móveis dela são brancos, mas, não posso trocar do resto da casa não, será que isso pode?

    • Vannia Bertholldo

      Oi Patrícia, tudo bem?

      Pode sim, não é obrigatório usar o mesmo rodapés em todos os cômodos, é uma opção, não uma regra. Principalmente porque o quarto da bebê merece um diferencial, não é? 😀

      Mais pra frente, quando a bebê for uma mocinha e vocês quiserem mudar os móveis e a decoração do quarto dela, então vocês poderão repensar a questão dos rodapés podendo mudar ou não esse acessório.

      Um abraço!

  13. Joseane

    Adorei todas as dicas , mas tenho dúvidas : minha casa tem um pé direito alto e quero disfarçar . Com piso de cerâmica bege e paredes brancas que cor de rodapé devo usar ? Lembrando que quero “achatar” as paredes mais altas .

    • Vannia Bertholldo

      Oi Joseane, tudo bem?

      Ambientes com paredes e piso claros costumam dar a sensação de serem maiores e mais altos, por isso funcionam bem para ambientes pequenos. No seu caso é diferente, para ‘disfarçar’ o pé direito alto seria melhor optar por piso mais escuro e usar um pouco de cor em uma ou mais paredes. Esse tipo de combinação funciona melhor do que usar o rodapé para este fim específico.

      Se o piso bege que você mencionou já está aplicado, você pode pensar em pintar ao menos uma parede para quebrar um puco a sensação da altura do pé direito. Dê uma olhada neste artigo em que falo mais sobre como escolher cores.

      Quanto aos rodapés, você pode usar as dicas deste post e decidir de acordo com o estilo e efeito que você deseja criar para seus ambientes.

      Abs 😀

  14. Gilson

    Olá Vânia, parabéns por tantas dicas legais…
    Poderia tirar uma dúvida?
    Em uma parede de sala de estar, onde será colocado um rodapé e revestimento de pedras em placas, o rodapé deve ser colocado por cima do revestimento, ou é melhor instalar o rodapé e o revestimento acima dele?
    Obrigado… abraço

    • Vannia Bertholldo

      Olá Gilson, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado das dicas 🙂

      Eu normalmente prefiro usar a pedra na parede inteira porque a pedra oferece finalização perfeita com praticamente qualquer tipo de piso, dispensando finalização com rodapés.

      Mas é claro que isso não é regra e depende do seu layout e da concepção do projeto de desing também.

      Pensando que seu layout ou o seu projeto pede a finalização com o rodapé, eu sugiro aplicar as placas pedra acima do rodapé, ok?

      Abaixo tem alguns links com imagens de salas com uma das paredes revestidas de pedra, com e sem rodapés, pra mostrar que dá para fazer dos dois jeitos:

      1) Sala com parede central em mármore, piso porcelanato, sem rodapés na parede de mármore:
      http://www.houzz.com/photos/1468823/Gold-Coast-NJ-contemporary-living-room

      2) Sala com uma parede em pedra bruta, piso de madeira, sem rodapés na parede de pedras:
      http://www.houzz.com/photos/2589722/Privathaus-4-contemporary-living-room-other

      3) Sala com paredes de tijolos aparente, piso de madeira e rodapés brancos:
      http://www.houzz.com/photos/3274593/East-Village-Residence-contemporary-living-room-new-york

      Um abraço e sucesso com a sala, tenho certeza que ficará linda!

      • Gilson

        Simplesmente perfeita, a sua explanação..
        Certamente logo estarei tirando dúvidas novamente..
        Obrigado!!

  15. GUSTAVO FAGUNDES

    Oi Vania, me tudo bem? nossa, essas duas dicas me ajudam muito, homem solteiro morando sozinho, e decorando, fico um pouco perdido, mas gostaria de tirar uma duvida, estou colocando laminado tom cinza claro, na suite, queria usar um rodapé branco de poliestireno, uns 10cm com friso porem a porta e batente são cor madeira, verniz, o que voce acha? obrigado

    • Vannia Bertholldo

      Oi Gustavo, tudo bem?

      Parabéns por estar decorando sozinho o seu apartamento! Quem mora só também precisa ter a casa com o seu jeito próprio.
      Eu gosto da ideia de manter a porta e os batentes da forma como estão, principalmente se as paredes também forem brancas como o rodapé ou em algum tom claro.
      Neste caso a porta e batentes em madeira serão um ponto de destaque da suíte e trarão um pouco de calor ao ambiente.
      E, se mais tarde você não gostar do contraste da porta com o restante do ambiente, você poderá pintá-la de branco ou da mesma cor das paredes 🙂

      Um abraço,

      • GUSTAVO FAGUNDES

        muito obrigado, vou seguir suas preciosas dicas, boa semana.

  16. maria

    Adorei o post e queria deixar uma dica, alias uma desdica, retirei os rodapés antigos de madeira, *meu piso é taco, limpei a parede, passei massa (sem lixar senão o pó atrapalha) e colei os rodapes de EVA autoadesivos, porem a resistencia deles é menor, e a parede tem leve umidade, onde eles estão descolando tem bolor embaixo, economizei no rodape (eva = 15 o metro + a minha mão de obra) ja o de (poliestireno = 50+- e 100 reais de mão de obra por comodo) porem não fiz a impermeabilização, então a dica é mesmo que não apareca umidade é melhor previnir e passar um vedatop ou o pedreiro resolve, rodapé é caro mas ele faz tooooda diferença, fazer 1 vez bem feito, melhor que refazer o mal feito, boas reformas pessoal 😀

    • Vannia Bertholldo

      Boa dica Maria!

      O rodapé de EVA é uma solução bem mais barata e fica muito bonito quando bem aplicado, mas por ser autoadesivo ou a base de cola, as paredes tem mesmo que estar vedadas, por isso sua dica é super bem vinda!

      Um abraço

  17. Leila Souza

    Vânia,
    Olá tudo bem?
    Preciso de sua ajuda. Estou fazendo 3 chalés simples na fazenda e optei por piso de cimento queimado que amo de paixão. Dois chalés usarei o cimento queimado amarelo é um dos chalés usarei o cimento queimado no tom natural ou seja cinza.
    Em ambos usarei detalhes com ladrilho hidráulico.
    Aí surgiu a dúvida : Qual tipo de rodapé vou usar?

    Aguardo ansiosa pelo seu retiro, e desde já agradeço.

    • Vannia Bertholldo

      Olá Leila, tudo bem?

      Você tem liberdade para escolher qualquer material para os rodapés, o importante é você definir que função você quer que seu rodapé cumpra no ambiente: integração, destaque ou apenas finalização do acabamento entre piso e parede.

      Dependendo de como foram feitos os acabamentos, o uso do rodapé pode até ser dispensado com uso o cimento queimado no piso.

      Rodapés em madeira podem ficar muito bons com o cimento queimado, podendo ou não seguir o mesmo padrão dos batentes das portas.

      Se as paredes forem brancas, você pode usar rodapés brancos também, podendo ser de mdf ou madeira pintada ou de poliestireno, apenas para finalizar o acabamento entre parede e piso.

      Também tem a possibilidade de usar porcelanato que imita o cimento queimado podendo ou não intercalar peças do ladrilho hidráulico usado nos detalhes do piso.

      Enfim, as possibilidades são muitas, veja tudo o que compõem os seus ambientes, determine qual será o material eleito para os rodapés e a função que você deseja para eles e então aplique.

      Para se inspirar, dê uma olhada nestas 04 imagens, elas não são especificamente de ambientes de chalés, mas os princípios são os mesmos, escolha do cimento queimado, ladrilho hidráulico, com e sem o uso de rodapés.

      Imagem 1: piso de cimento queimado, rodapés em madeira dando destaque:
      http://www.houzz.com/photos/684273/Cook-contemporary-bathroom-san-francisco

      Imagem 2: cimento queimado nas paredes, piso com ladrilhos hidráulicos e rodapés de cimento queimado com peças de ladrilho hidráulico intercalados:
      http://www.houzz.com/photos/3374273/House-N-eclectic-bathroom-tel-aviv

      Imagem 3: ambiente rústico, piso em cimento queimado, sem rodapés:
      http://www.houzz.com/photos/query/burnt-cement-with-baseboard/nqrw/p/8

      Imagem 4: ambiente com piso de cimento queimado, paredes brancas, rodapés brancos, com teto e vigas de madeira aparente:
      http://www.houzz.com/photos/3237322/The-GO-Home-Passive-House-contemporary-living-room-portland-maine

      Um abraço e sucesso com a sua escolha!

      • igor

        Olá Vânia!! Estou reformando um banheiro…revesti as paredes do box com porcelanato que imita cimento queimado e o piso com porcelanato que imita madeira em todo banheiro…na parte externa ao box farei paredes de cimento queimado indo direto ao piso sem rodapés…tem algum problema estético ou com infiltrações ficar sem rodapés?

        • Vannia Bertholldo

          Oi Igor, tudo bem?

          Esteticamente não há problema algum. Como se trata da área externa do box, o acúmulo de água será menos incidente e as chances de infiltração são menores. O que você pode fazer é redobrar os cuidados com a impermeabilização nas paredes onde aplicará o cimento queimado e usar resina própria para esse revestimento que, além de dar acabamento, ajudará com a impermeabilização da parede. Assim não terá que usar rodapés para essa função 😀

          Sucesso com sua reforma, tenho certeza que seu banheiro ficará lindo!

  18. Olá, Vânia: gosto muito de decoração e adorei tudo que que foi postado por você. As explicações são claras e objetivas, o que facilita muito na tomada de uma decisão. Parabéns e obrigada por compartilhar os seus conhecimentos e experiências com pessoas que você nem conhece. Isso se chama “Solidariedade” e é um atributo altamente desejável e, a meu ver, imprescindível, no relacionamento humano. Permita-me enviar-lhe um forte abraço. Boa sorte. Darcy Martino (sra.)

    • Vannia Bertholldo

      Obrigada Darcy, por suas lindas palavras!

      As pessoas, de modo geral, são carentes de informações em decoração e as informações que encontram na internet são muitas vezes superficiais, por isso eu quis dar a minha contribuição.

      Não ouso dizer que sei tudo, mas o que sei procuro detalhar o melhor possível, na linguagem mais clara possível, para que o maior número de pessoas que precisem da informação, possam acessá-la.

      O resultado disso é fazer com que as pessoas comuns possam tocar sozinhas um processo de decoração ou contratar um profissional para ajudá-las no processo todo ou em apenas parte dele, sabendo que estão falando a mesma língua e por isso, menos ‘surpresas’ surgirão na execução do processo.

      Ninguém perde nesse processo, clientes, profissionais e mercado ficam mais preparados para trabalharem juntos e o nível deste trabalho tende a evoluir porque a informação é comum a todos. Esse é o objetivo 🙂

      Um forte abraço a você também e obrigada mais uma vez, você fez uma pessoa feliz hoje!

  19. Diana Isidro

    Oi Vânia.
    Parabéns pelo post sobre os rodapés. Me ajudou imenso a decidir a cor que vou colocar nos meus. No entanto tenho algumas dúvidas que espero que você me possa ajudar.
    Vou substituir o meu pavimento, que é de cerâmica, por pavimento vinílico, mas queria aproveitar os rodapés que existem, que também são de cerâmica. A minha idéia é pintar de branco, mas agora como fica o pavimento? É necessário colocar algum isolante entre o rodapé de cerâmica e o pavimento ou fica assim mesmo?
    Outra dúvida, nos dois quartos eu tenho pavimento flutuante com rodapés de MDF. Vou arrancar tudo e colocar também pavimento vinílico e queria colocar rodapés de cerâmica também, mas posso colocar primeiro os rodapés e depois o pavimento ou tenho que colocar primeiro o pavimento e depois os rodapés? Se for essa útima opção vai ficar diferente do resto da casa onde foram aproveitados os rodapés já colocados.
    Espero não ter feito muita confusão.
    Grata pela sua ajuda.
    Um grande abraço,
    Diana

    • Vannia Bertholldo

      Olá Diana! Que bom que o artigo te ajudou, fico muito feliz por isso!
      Vamos às considerações sobre suas dúvidas:

      1) Tenho dúvidas se você vai conseguir manter os rodapés de cerâmica porque será necessário removê-los para a aplicação do novo piso vinílico e nesse processo há muita chance de várias peças se danificarem na retirada. Mas, se o profissional conseguir fazer sem problemas, então você terá a chance de reutilizá-los após a instalação do vinílico.

      2) Quanto ao isolamento, será necessário de for percebido que há umidade no contrapiso e/ou paredes. Se a umidade não for constatada, então não há necessidade de isolamento. Dê uma olhada nesse vídeo que mostra uma maneira de checar se há ou não umidade no contrapiso: https://www.youtube.com/watch?v=nthxPKL7_-c

      3) Eu não sei se você está pensando em usar piso vinílico em áreas molhadas como lavabo, lavanderia ou até banheiro, se for esse o caso, não faça, esse piso não é indicado para essas áreas, mesmo se for a manta vinílica, ok?

      4) Quanto a usar rodapés de cerâmica nos quartos com piso vinílico, não há problema, mas eles são a parte final do processo, o arremate de tudo, por isso eles não devem ser colocados antes do piso, porque vai impossibilitar a colocação do piso da forma correta.

      5) Como eu disse no item 1, eu acho difícil você conseguir aproveitar o rodapé de cerâmica porque você terá que removê-los para colocar o piso e aí já viu, né? Mas, se você conseguir aproveita-los, vai pintá-los de branco, não é isso? Então você pode fazer o mesmo para os quartos ou pode deixar os rodapés dos quartos na cerâmica escolhida sem modificar nada, pois os quartos são a área íntima e manter os rodapés iguais para toda a casa é uma opção e não uma obrigação, então você pode decidir deixa-los diferentes do restante da casa, desde que estejam de acordo com a composição dos quartos.

      Eu acho bem legal sair do convencional na hora de montar ambientes, traz personalidade para a casa. No seu caso Diana, você está saindo do convencional ao optar por usar rodapés de cerâmica com seu piso vinílico e eu gostaria de saber porquê você está dando preferência para que seus rodapés sejam de cerâmica, seria para evitar umidade e alguma possibilidade de infestação de insetos, como cupins? Ou você encontrou um padrão em cerâmica que gostou muito e decidiu usá-lo na sua casa? Ficaria feliz se você pudesse dividir isso aqui com a gente.

      No mais espero ter te ajudado com as suas dúvidas. Um super abraço pra você!

      • Diana Isidro

        Oi Vânia.

        Muito obrigada pela sua rápida resposta às minhas dúvidas, até porque vamos começar a remodelar o nosso apartamento já a partir do 1º de agosto e tinha algum receio que não conseguisse me retornar a tempo, mas você conseguiu, muito obrigada 🙂

        Bom em relação ao ter escolhido os rodapés de cerâmica, inicialmente nós tínhamos pensado em colocar os rodapés em PVC adequados ao pavimento vinílico, até do mesmo tom e tudo.
        Daí começamos a pensar melhor numa forma de aproveitar os que já tínhamos, até porque estão em bom estado e adoro a mistura de texturas e materiais, mas também para poupar um pouco no orçamento, tempo e trabalho, porque eu e o meu marido somos uma aventureiros e adoramos fazer todos os pequenos trabalhos de construção e bricolage em casa rsrsrsrs, então decidimos fazer nós mesmos, com ajuda de meu pai, a remodelação. Que doidos, hein?!

        Como há bem pouquinho tempo fizemos umas alterações no nosso quintal e sobrou algumas peças de cerâmica, o objetivo era aproveitar também essas peças, até porque a cerâmica tal como você disse, é bem mais resistente às umidades e aos bichinhos…bom, ela não é resistente, é imbatível, ponto rsrsrsrs.

        A idéia de pintar tudo de branco seria para dar alguma uniformidade aos ambientes. As nossas paredes são de cor beje e o pavimento vai ser a imitar a madeira, daí o branco para equilibrar as cores. Já andei a ver na internet umas fotos da mistura destas cores nos vários elementos e amei, acho que vai ficar maravilhoso.

        Estes foram os motivos pelos quais eu optei pelos rodapés em cerâmica. Gosto muito de misturar texturas, cores, temas, materiais, etc… dá, de fato, um toque muito personalizado à sua casa, pois é o seu ambiente, o seu refúgio, não é não? Então temos que o tornar condizentes com a nossa personalidade e não, como você diz e muito bem, com o convencional.

        Espero ter contribuído com as minhas ideias.

        Muito obrigada mais um vez por me ter ajudado.

        Um enorme abraço para você e o maior sucesso!

        • Vannia Bertholldo

          Que legal Diana! Eu não tenho dúvidas de que seus ambientes vão ficar ricos em cor, textura e personalidade. Obrigada por compartilhar sua jornada aqui no blog, te desejo sucesso e divirta-se muito durante o processo! 🙂

    • Francinete

      Olá Vania. Adorei as dicas que vc passou sobre os rodapés. Coloquei no piso do meu apt, um porcelanato que imita madeira da castanheira. Elé é um marrom, um pouco claro. Para o rodapé comprei porcelanato branco acetinado, peças de 1,18 por 50 e mandei cortar e polir as bordas em uma mormoraria.Não sei por qual motivo, depois de colocado o porcelanato que é bem branco, ficou com um leve ar de cinza….Fiquei um pouco decepcionada, pq a intenção era combiná-lo com as portas e cortinas que são branos. E agora o que eu faço? A pintura do apt começa na segunda feira e estou muito preocupada, pq a tinta comprada tb é um branca. Devo pintar as portas de cinza pra combinar com o rodapé? Me ajude pq estou quase desesperada, Rsss

      • Vannia Bertholldo

        Oi Francinete!

        As cores, inclusive o branco, tem tons diferentes e variam de revestimento para revestimento. Talvez o seu rodapé tenha um tom de off white, por isso a diferença quando comparado com a porta e as cortinas.

        Se eu entendi bem, a ideia original é deixar porta, rodapés e paredes brancas, correto?

        Então você poderia considerar pintar os rodapés de branco. Se você tiver sobras do rodapé, faça um teste, pinte uma das peças que sobrou de branco. Depois de seca, posicione na parede junto da porta e do piso para ver se gosta do efeito. Se gostar, pinte os rodapés sem medo.

        A ideia de pintar a porta também é boa, mas acertar o tom com o do rodapé virgem pode ser difícil, você teria que fazer vários testes de tinta até chegar no certo.

        E você também pode deixar o rodapé como está, ao natural e sentir como fica tudo após a pintura das paredes.

        Se depois de tudo pintado você achar que o rodapé não está tão branco como você queria, aí você põe em prática a pintura dele 🙂

        Espero ter te ajudado. Sucesso com seu projeto!

  20. Rita Alaide Leandro Rodrigues

    Oi Vânia, seu post me ajudou muito, mas ainda fico em dúvida numa coisa. Meu piso é porcelanato cinza bem clarinho, quase branco. Queria saber se fica brega colocar rodapé de madeira. Fica muito chamativo?

    • Vannia Bertholldo

      Oi Rita, tudo bem?
      Isso vai depender do que você tem no ambiente. Há mais elementos em madeira como batentes, janelas, móveis ou painéis? Se houver mais elementos em madeira, então seu rodapé não ficará chamativo.

  21. KELLY

    Olá Vânia! Estou precisando muito da sua ajuda. Contratei uma decoradora para dar idéias na reforma de uma cobertura. Colocarei revestimento na parede e porcelanato no chão. A decoradora deixou claro que eu teria que colocar rodapé, mesmo com o revestimento. Mas agora o pedreiro disse que isso não existe. E agora? Quem está certo?
    Obrigaaaada!

    • Vannia Bertholldo

      Oi Kelly, tudo bem?

      Usar ou não rodapés vai depender do tipo de revestimento que você vai usar na parede. Por exemplo, você está usando piso de porcelanato e o revestimento das paredes também é algum tipo de porcelanato, cerâmica ou pedra (granito, mármore, silestone) neste caso não há necessidade de rodapés porque a vedação está garantida pelos revestimentos de tipos iguais e, visualmente, ele se torna desnecessário também.

      Agora, se seu piso é de porcelanato e o revestimento das paredes forem, papel de parede, tinta, placas de madeira ou qualquer outro tipo de revestimento que não isola umidade, então é necessário colocar os rodapés, tanto pela função de isolamento de umidade e sujeiras, como para finalizar o visual do ambiente.

      Espero ter te ajudado, um abraço e sucesso com a reforma!

  22. Daniella Colla

    Vânia, parabéns pelo post.
    Quero cobrir meu piso de porcelanato com piso laminado na sala que já tem um rodapé branco em MDF. Alguns fornecedores disseram que eu tenho que tirar e recolocar meu rodapé, outros dizem que não é necessário e que podem colocar um rodapé sobre o outro ou ainda que terei que adquirir outro rodapé.
    Estou confusa.
    Abs,

    • Vannia Bertholldo

      Oi Daniella, tudo bem?

      Todas as opções que lhe foram apresentadas são válidas. Você tem que decidir qual delas vai te atender melhor ou resolver melhor o seu problema.
      Se eu pude entender bem, você está inclinada a manter o seu rodapé atual, que é de MDF branco (que fica bem legal com piso laminado, diga-se de passagem).

      Mas para decidir se vai mantê-lo ou trocá-lo, você precisa se fazer as seguintes perguntas:

      Eu quero manter meu rodapé? Ele está em boas condições para permanecer no ambiente? Da forma como o rodapé foi instalado anteriormente, há risco de ser danificado se removido para a instalação do novo piso?

      O profissional que fará a instalação do piso vai me ajudar retirando o rodapé e recolocando ele após a troca do piso?
      Ou será que eu quero trocar o rodapé, já que vou trocar o piso?

      Os profissionais com quem falei são bons profissionais e farão o serviço que eu escolher sem problemas?

      Consiga as respostas para essas perguntas junto aos profissionais que você contatou e faça mais perguntas, se julgar necessário, assim você poderá tomar a melhor decisão para resolver o seu problema.

      Um abraço e sucesso com o piso e rodapé!

  23. Fernanda

    Olá Vânia. Estou navegando aqui e tentando esclarecer minhas dúvidas sobre o melhor rodapé para o meu apartamento e achei quase tudo em seu post e nas respostas. No meu caso, o apartamento tem as portas em madeira que não são muito claras. Pretendo usar no chão um piso laminado ou vinílico (aí está outro ponto de dúvida). Gostaria muito de usar o rodapé branco, já que optamos por não fazer sanca e sim uma boa moldura de gesso, mas tenho medo dessa “combinação” de madeira na porta e no chão e outra cor de rodapé ficar desencontrada. Gostaria da sua opinião. Muito Obrigada!

  24. Parabéns pelas postagens.

    Hoje já é possível fazer o rodapé do próprio porcelanato e aproveitar 100% da placa, inclusive os retalhos das sobras de assentamento.

    Além disso, pode personalizar os rodapés com acabamentos abaulado, bizotado, frisados, etc. O acabamento fica perfeito. Tenho uma empresa, em Brasília, especializada em cortar porcelanato. Além dos rodapés, nós fazemos bancadas, degraus de escada, nichos, cubas, bordas de piscina, tudo personalizado e em porcelanato! Caso tenha interesse em conhecer mais do nosso trabalho, pode me ligar(61-9264-0030) ou acessar nosso site(www.porcelanataria.com.br). Forte abraço.

  25. Francis

    Boa tarde, parabéns pela matéria, gostaria de sanar uma dúvida, em minha casa foi colocado piso que imita madeira, praticamente na casa toda, e os rodapés em mdf, ocorre que, os rodapés estão descolando da parede! Chamamos o responsável pela instalação, o mesmo falou que está dando infiltração nas paredes! A casa tem menos de 1 ano de construção e foi toda impermeabilizada! A madeira puxa umidade do piso frio? Ou realmente o problema está na construção? Desde já obrigado

    • Vannia Bertholldo

      Olá Francis, tudo bem?

      O rodapé de mdf é preparado para suportar umidade, mas não pode ser molhado porque pode estufar, descolar, apodrecer, enfim. Por isso rodapé de mdf não deve ser colocado em cozinhas e outras áreas molhadas.

      Se o local onde ele está instalado estiver sofrendo infiltração, então isso pode ser sim a causa dele estar descolando. Você percebeu alguma umidade nesse local? As paredes estão com aspecto úmido, com manchas?

      Eu sugiro que entre em contato com a construtora para averiguar essa possível umidade, se esse for mesmo o problema, eles são responsáveis por resolvê-lo.

      Se a umidade não for constatada então o instalador terá que te ajudar com essa situação.

      Um abraço e sucesso na solução do problema!

  26. Gisa

    Oi Vania,

    Seu post foi muito esclarecedor, parabéns!

    Minha sala é integrada com a sala de jantar e cozinha americana. Estou colocando porcelanato polido bege, ainda não escolhi o tamanho mas talvez 80×80. Meu pé direito é bem alto,as com o rebaixamento de gesso vai ficar com 2,70. Os batentes das portas devem ser de madeira, pois as portas serão de madeira, vou deixar na cor natural mesmo.
    Posso colocar rodapé de MDF branco, apesar dos batentes na cor de madeira?? O que você acha? Estou com muita dúvida…

    • Vannia Bertholldo

      Olá Gislaine, tudo bem?

      Que bom que você gostou do artigo, fico muito feliz!

      Que legal seu pé-direito ser alto, mesmo com o rebaixamento de gesso você ainda tem um bom pé-direito, você pode escolher entre as várias alturas de rodapés sem maiores problemas.

      Quanto ao rodapé ser branco eu acho ótimo, é a opção que ‘casa’ com praticamente tudo, mas tome cuidado em relação ao material, como você tem os ambientes conjugados, imagino que você vai usar o mesmo rodapé para a sala de estar, jantar e cozinha, certo? Neste caso escolha um material que não só resista à umidade, mas que possa ser molhado como os rodapés de poliestireno. O mdf suporta umidade mas, não pode ser molhado, então você terá um grande problema na cozinha se usar este material por lá.

      Peça por amostras nos lugares que você for visitar para fazer suas cotações. Coloque a amostra de rodapé no piso junto à parede e o batente e veja como fica. Experimente amostras de alturas diferentes para você sentir como ficará.

      Você terá sanca no acabamento do seu teto rebaixado? Não é obrigatório ter, depende do projeto de paginação de gesso, mas é mais um elemento que poderá ajudar a harmonizar seu rodapé branco.

      Espero ter te ajudado. Um abraço, Vannia.

  27. Laila Caroline Lima

    Muito obrigada pela resposta!!
    =

  28. Laila Caroline Lima

    Olá meu nome é Laila tenho piso queimado cinza na minha casa e as paredes não estão legais por não ter rodapé! posso colocar mdf ?e que cor e tamanho?

    • Vannia Bertholldo

      Olá Laila, tudo bem?

      Tudo vai depender da composição dos ambientes na sua casa como a cor das paredes, dos batentes das portas, móveis, pé-direito, etc.

      Eu imagino que um rodapé de MDF num piso de cimento queimado traria destaque ao ambiente, seja nos tons de madeira ou pintado, mas você tem que observar se esse rodapé entra no contexto do ambiente ou se vai ficar estranho, diante da composição geral do ambiente.

      Quanto à altura dos rodapés, se você tem um pé direito-direito entre 2,50 e 2,60 mt de altura é indicado usar rodapés de 7 e 10 cm de altura. Mas dá para usar rodapés mais altos, de 15 ou 20cm nesses ambientes se suas paredes são claras e você decidir usar rodapés claros também, assim evita-se a sensação de achatamento do ambiente.

      Para ambientes com pé direito acima de 2,70 mt de altura, os rodapés com altura acima de 15 cm podem ser usados com mais facilidade.

      Então faça isso: analise a composição dos ambientes com suas cores de parede, móveis, batentes, pé-direito e veja se um rodapé de MDF (em tons de madeira ou pintado) ficaria bem nele e de que altura. Se achar que não fica bom, experimente o rodapé branco, você pode se surpreender com o resultado.

      Algumas lojas fornecem amostras de rodapé, solicite amostras das peças que você acredita que podem ficar bonitas na sua casa e posicione-as entre o piso e a parede e veja se fica bem.

      A loja online Madeira Madeira costuma enviar amostra de alguns produtos, tente através deste link obter uma amostra do rodapé de MDF: https://www.madeiramadeira.com.br/amostra-gratis

      Um abraço e sucesso com a escolha!

  29. Vera

    Olá, estou construindo uma casa de 400m2 e escolhi varios porcelanatos dependendo do ambiente. Gostaria de fazer os rodapés de 7 cm com os próprios porcelanatos. O que acha?

    • Vannia Bertholldo

      Olá Vera, tudo bem?

      Que bacana essa fase que você está vivendo! Dá uma trabalheira danada, mas ao mesmo tempo é a realização de um sonho, não é?
      Quanto aos rodapés serem do mesmo porcelanato que vão compor o piso de cada ambiente, não há problema algum, muitas são as opções que podemos usar como rodapés e o porcelanato do mesmo piso usado nos ambientes é uma delas e fica tão bonito quanto as outras opções que mencionei no post .

      No caso do porcelanato, você tem duas opções:

      1) A empresa que está vendendo a você os pisos de porcelanato provavelmente tem o rodapé do piso para lhe oferecer, que pode inclusive ter algum detalhe ou desenho decorativo nele. A vantagem é que as peças estarão todas na altura certa e devidamente acabadas;

      2) Você pode querer aproveitar parte do piso que comprou como rodapé, pois pode ter comprado a mais para esse fim ou simplesmente percebeu que vai sobrar material. Neste caso, note que você só conseguirá usar no máximo duas tiras de cada peça, pois precisará manter o miolo da peça para baixo e a lateral (que vai estar com o acabamento feito e uniforme) para cima. O miolo das peças pode ter a cor diferente da superfície do porcelanato e mesmo que tenham a mesma cor, não vão estar devidamente acabadas, por isso ele fica voltado para baixo quando usado como rodapé. Use os serviços de um profissional gabaritado para esse trabalho, essa tarefa exige um bom profissional.

      Um abraço e sucesso com a construção!

      • Vera

        Vania, muito obrigada por sua reposta. Um abraço.

  30. eligraciuti

    Bom dia,
    Preciso de uma ajuda urgente…
    Meu pé direito é 2,45m (por conta de teto rebaixado gesso) , mas eu gostaria de colocar o rodapé de 12cm , ( vou colocar rodapé de MDF branco, bem básico só com um friso de detalhe… e minha parede será branca também) os meus pisos são porcelanato de 64x64cm em tons bege, porém estou em dúvida se ficará sensação de achatamento.
    Devo optar pelo de 10cm para dar sensação de um pé direito mais alto?
    Obrigada.

    • Vannia Bertholldo

      Oi Eli, tudo bem?
      Não acho que você terá problemas com o rodapé que você quer usar, mesmo tendo 12 cm de altura e o detalhe do friso, porque suas paredes também são brancas e o piso é bege, não haverá um grande contraste visual entre parede, rodapé e piso. O contraste nesse caso vai ser suave, pode ficar tranquila.

      • eligraciuti

        Muito obrigada pela ajuda 🙂

  31. JOANA MARCUCCI

    Uma dona de casa desesperada!
    Olá, adorei o seu site, eu estou reformando o meu apartamento e a minha sala é pequena tem 28m².
    Eu vi um rodapé escolhido pela minha arquiteta que mede 15cm de altura. Achei um pouco alto pois além da sala do meu apartamento ser pequena o teto é bem rebaixado com gesso. Mas ela alegou que nao ficaria com a sensação de achatamento porque o tamanho dos porcelanatos do meu piso que é branco brilhante é de 80/80cm. A altura do meu pé direito é de apenas 2.48 m. Gostaria muito ter a sua opinião e saber se não seria melhor eu colocar um rodapé de com 7 ou 10cm de altura . Outra coisa, foi escolhido um rodapé branco de porcelanato brilhante com listrinhas entalhadas, não ficaria melhor um roda-pé liso já que o meu apartamento é moderno? Por favor me ajude pois trabalho o dia inteiro e não tenho tempo para me dedicar à reforma de meu apt. Muitíssimo obrigada!

    • Vannia Bertholldo

      Olá Joana, fico feliz que tenha gostado do blog, a ideia é realmente poder ajudar quem está como você, na correria, reformando ou montando a casa.
      A sensação de achatamento com o pé direito baixo e o rodapé de 15 cm pode não acontecer se as paredes e teto também forem claros (mas terá que tomar cuidado caso queira usar cores mais escuras no futuro).
      Mas acho que a questão principal aqui é a sua preferência, que está mais para um rodapé mais baixo e sem detalhes, o que não tem problema algum, é uma escolha certeira, moderna e elegante também.
      Não sei como é seu espaço nem qual foi a proposta do seu projeto de decoração, talvez a intenção da sua arquiteta tenha sido trazer um elemento de destaque ao ambiente com o rodapé escolhido. Mas se não é o que você gostaria, converse com ela e peça a substituição por um rodapé mais baixo e sem detalhes, tenho certeza que ela entenderá seu ponto de vista e fará valer a sua escolha.
      O destaque e a textura do ambiente poderão ficar por conta de outros itens como acessórios, tapetes, almofadas e quadros, que são itens fáceis de substituir caso sinta a necessidade de mudá-los ou simplesmente queira trazer “novo ar” para sua casa.
      Sucesso com a reforma do seu apartamento e sinta-se à vontade caso queira compartilhar aqui o resultado, ok? Um abraço!

  32. Renata

    Adorei as dicas, parabéns!!! Fiquei com uma dúvida o piso e rodapé do meu apartamento é de granito, não sei qual granito mas ele tem linhas pretas com um tipo de rosado e marrom claro. Nesse caso qual cor eu uso nos batentes da porta e nas portas? Quanto eu comprei o apartamento as paredes, batentes e portas eram bege claro (talvez um algodão) e o rebaixamento de teto e o teto branco, acho que ficou tudo muito bege e cansativo, você teria alguma dica? Obrigada!

    • Olá Renata, que bom que gostou das dicas, fico muito feliz!
      Você tem essa sensação de monotonia no seu ambiente quando ele está vazio ou já ambientado com os móveis, cortinas, tapetes e adornos? Pense nisso antes de pintar seus batentes e portas, ok?
      Porque por padrão costuma-se manter portas, batentes e rodapés na cor branca ou bege, pois a “ousadia” nas cores acaba ficando para as paredes, cortinas e tapetes.
      De qualquer maneira vou me arriscar a dar uma ideia de cor para você: usar um tom de marrom mais claro, fosco ou acetinado, como o tom de marrom que há no seu piso, porque é confortável e agradável aos olhos e foge do bege que está em toda a parte.
      Outra dica seria subir um ou dois tons no bege que está nos batentes e porta, isso já causa uma boa diferença.
      É claro que são só algumas sugestões, você tem diversas outras cores para optar, até cores vibrantes se você gostar, mas eu te oriento a se manter na família dos neutros (brancos, beges, marrons, cinzas), essas cores se desdobram em muitos tons, um deles há de lhe agradar. Use acabamento fosco ou acetinado, pois não vão te cansar e o efeito é bem elegante.
      Espero que tenha ajudado. Me manda uma foto depois que pintar os batentes e a porta?
      Um abraço,
      Vânia Bertholdo

      • Renata

        Muito obrigada pelo retorno e pelas dicas! Sou um pouco conservacionista e prefiro as cores neutras e não gosto de nada extravagante nas paredes. Adorei sua ideia acho que vou arriscar um tom de marrom ou bege mais escuro para tentar acompanhar o piso e tentar tirar essa monotonia total de tudo bege claro! Eu ja estou com a casa montada, vim de outro apartamento e adaptei o que eu tinha, infelizmente não tenho como trocar tudo, tenho que ir aos poucos. Pode deixar que te envio a foto do antes e depois assim vc me ajuda a ver se ficou bom, vou pintar um batente e mando, assim posso mudar se não ficou bom. Abraços e mais uma vez parabéns pelo site é muito bom!

        • É isso mesmo Renata, siga seu gosto, os neutros são muito elegantes, você vai conseguir um excelente resultado com eles. Decoração é assim mesmo, a gente usa o que tem, repagina uma coisa ou outra e aos poucos vai substituindo as peças que a gente não quer mais por peças novas. É um processo que não acaba. Envie a foto quando a tiver, vai ser um prazer te ajudar! Um abraço e obrigada por acompanhar o blog!

          • Renata

            Vânia como te mando a foto? Descobri mais detalhes do piso, ele é o granito rosa Raissa, então o marrom dele não é verdadeiramente um marrom e sim um rosa rsrsrs. Pintei parte do batente de um marrom claro e queria te enviar para vc me dar uma opinião. Obrigada pela ajuda!!!

Deixe um Comentário