Fogão, escolha corretamente

Escolher um fogão é fácil, eu só tenho que descobrir de qual eu gosto mais, dentre as diversas opções do mercado e pronto, certo? Errado!

O fogão deve ser escolhido segundo as necessidades da família que vai usá-lo, então para te ajudar na escolha faça as seguintes perguntas:

  1. para quantas pessoas terá que cozinhar?
  2. qual o tamanho da cozinha?
  3. o fogão será de piso, embutido ou cooktop?
  4. o fogão e o forno serão a gás, elétricos, ou as duas coisas combinadas?

Então vamos analisar cada uma dessas perguntas:

Para quantas pessoas irá cozinhar e com que frequência?

A primeira coisa a considerar é o número de pessoas na família.

Uma casa com até 04 moradores pode ter suas necessidades atendidas com um fogão de 04 bocas e forno simples ou duplo.

Fogão 1Com mais de 04 moradores já é necessário pensar em um fogão com 05 ou 06 bocas.

Mas isso pode mudar se o perfil dos moradores não incluir fazer refeições frequentes em casa ou se não gostarem de cozinhar, neste caso é possível voltar à opção de 04 bocas.

Qual o tamanho da cozinha?

Muito bem, no primeiro passo talvez você tenha percebido que precise de um fogão de 5 ou 6 bocas, mas ao considerar o tamanho da sua cozinha e o espaço projetado para colocar seu fogão, pode ter percebido que ele terá que ter 04 bocas somente, se esse for o caso, talvez acrescentar um cooktop de duas bocas a uma bancada, mesa ou ilha pode ser uma solução complementar.

O fogão será de piso, embutido ou cooktop com forno embutido?

O fogão de piso é a peça mais procurada pelos consumidores por ter preços mais acessíveis, ele funciona a gás, pode ter de 04 a 06 bocas, forno simples ou duplo.

Esse fogão pode se adequar bem a um projeto de cozinha caso você não tenha feito um mas tenha planos de fazê-lo no futuro.

O fogão embutido é uma ótima opção para quem tem pouco espaço na cozinha, ele é posto sobre uma base ou um móvel, por isso sua colocação tem que envolver um projeto de cozinha. Também tem opções de 04 a 06 bocas.

Fogão 2

O cooktop é uma boa opção para quem mora sozinho ou para um casal no início da vida a dois, que não tem espaço ou não tem o hábito de cozinhar com frequência. Ele é um fogão de mesa podendo ter de 01 a 05 bocas, aquece rapidamente e, após o uso, esfria rapidamente, tornando-se uma peça segura para ter em casa, podendo ser a gás, elétrico ou combinar as duas funções.

fogão 3Fogão 4

Pode ser usado apenas como fogão de mesa ou como fogão com forno embutido. Aliás, essa segunda opção tem sido uma das mais procuradas pelos consumidores pois o design do cooktop é cada vez mais atraente, suas funções a gás, elétrica ou por indução atendem a todo tipo de cliente e permite uma escolha mais flexível para o forno que poderá ser a gás ou elétrico.

O fogão e forno serão a gás, elétricos, ou as duas coisas combinadas?

As opções do mercado são vastas nessa área, o fogão pode ter:

Fogão com queimadores e forno a gás (fogão tradicional de piso ou de embutir)

 Fogão 5Fogão com queimadores a gás e forno elétrico (podendo ser peça única ou um cooktop com forno elétrico separado)

Fogão com queimadores e forno elétricos (cooktop com forno elétrico separados)

Fogão 7Fogão 8Fogão com parte dos queimadores a gás e parte elétrico, com forno elétrico ou a gás (cooktop combinado e forno a gás ou elétrico separado)

fogão 9

fogão 10Pensar nessas funções modernas é importante para não afetar a qualidade do resultado dos pratos que irá preparar, principalmente se você gosta de cozinhar e o faz com frequência.

Os queimadores elétricos, principalmente os por indução, aquecem as panelas de forma mais rápida, alterando o tempo e jeito de preparo das refeições da forma como você está habituado.

Então em vez de ir picando os alimentos enquanto espera o óleo esquentar e dourar o tempero nele, conforme você estava habituado no uso do fogão a gás, talvez você tenha que estar com os alimentos picados e prontos para irem à panela, pois, o óleo esquentará rapidamente e, se os itens não forem adicionados logo, você poderá queimar o tempero que estava dourando.

É claro que é só uma questão de se acostumar à nova forma de cozinhar.

O forno elétrico é outra opção a ser pensada, ele demora mais para esquentar e esfriar, tortas e bolos podem não ficar como nos fornos a gás, a instalação elétrica precisa estar preparada para suportar a operação do forno que é 220v.

Por outro lado a distribuição interna da temperatura do forno é uniforme, gratina assados, pode assar dois pratos diferentes ao mesmo tempo sem problemas é fácil de limpar e de usar.

Talvez uma boa saída seja a combinação das duas funções, um cooktop a gás combinado com um forno elétrico.

Foi por esses motivos todos que eu disse no começo deste artigo que escolher um fogão não é tão simples assim, exige análise de necessidade, espaço e hábitos também.

Espero que você consiga, com essas informações, escolher o seu fogão! E se você gostou deste post, comente e compartilhe com seus amigos!

Produtos Indicados para Você
Curso Mãos à Horta
Curso Mãos à Horta
Acessar
Você pode ter a sua horta em qualquer espaço, vai aprender a cultivar sem veneno e entender porque sua horta não dava certo.
Curso: Organização Doméstica
Curso: Organização Doméstica
Acessar
Aprenda o passo a passo definitivo do processo de organização!
Fabricando Móveis de Pallet
Fabricando Móveis de Pallet
Acessar
O guia definitivo para fabricar seus móveis de pallet sem erros!
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Acessar
Aprenda definitivamente como cuidar de orquídeas de maneira fácil, sem precisar de habilidades especiais!

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário