Granito na decoração
Olá! Neste 3° post sobre pisos, o assunto será Granito, Granito Reconstituído, Mármore
Serão mais 03 pisos frios, desta vez de composição nobre e portanto de valores mais altos no mercado.
Esses materiais são pedras naturais e trazem elegância e a durabilidade aos ambientes, veja a seguir suas características e usos.
Veja o que você vai aprender neste artigo.
Granito
O granito é rocha composta por quartzo, feldspato e mica, material natural do qual o Brasil é grande produtor.
Sua aparência apresenta pigmentação granulada preta e poucos veios, seus tons vão desde os pretos, brancos passando pelos tons amarelos, verdes, vermelhos, marrons, azuis, cinzas e beges.
O granito pode ser usado em pisos, paredes, pias e bancadas.
Por ser material natural, não apresentará placas uniformes exatamente com o mesmo tom e desenho, mesmo sendo de um mesmo lote, as pedras podem apresentar diferenças entre si. Se preferir algo mais uniforme, opte pelo granito reconstituído (silestone).
O granito é vendido por metro quadrado e pode ser cortado em tamanhos especiais.
Assim, como no caso das cerâmicas e porcelanatos, é necessário fazer a paginação do piso onde será aplicado. Fazendo a paginação é que se determinará o melhor tamanho para as placas.
Quando for colocar o piso, agrupe no chão as placas parecidas e separe as de tom diferente para usar em áreas menos visíveis e nos recortes indicados na paginação.
O contrapiso precisa estar bem nivelado e em pisos térreos a impermeabilização do contrapiso evita que a umidade do solo manche as peças.
Até a argamassa, que é feita de cimento branco e areia lavada, recebe pouca água visando evitar manchas de umidade e também evita sujeiras no material. Também existem argamassas colantes especiais para o assentamento de placas pétreas.
As juntas devem ser secas, em torno de 1 a 2 mm e o rejunte deve ser feito à base de cimento branco com corante do tom da pedra. Neste caso também se pode usar o rejunte flexível ou rejunte epóxi.
Resistência do Granito
Os minerais são classificados de 1 a 10 na escala de Mohs (Friedrich Mohs – minerologista alemão) para determinar sua dureza, ou seja, sua resistência à abrasão.
O granito, segundo esta escala, é de dureza 6, o que significa que é uma pedra bem resistente em relação ao mármore que obtém dureza 3 nesta mesma escala.
Por isso é indicado para pisos, paredes, pias e bancadas de cozinhas e banheiros e em escadas também.
Granito no piso precisa de alguns cuidados
O granito é um revestimento muito escorregadio, por isso, para usá-lo dentro de casa é necessário optar por um dos acabamentos abaixo que tornam o piso menos escorregadio:
Acabamento flameado: Com um maçarico derrete-se alguns minerais da pedra, que é resfriada em seguida, como resultado do processo a pedra fica com um aspecto superficialmente rugoso e antiderrapante.
Acabamento levigado: Neste processo a pedra recebe lixamento com abrasivos de grãos com diâmetros diferentes, o que dá à pedra um efeito rústico deixando-as menos brilhosa e menos escorregadia.
Acabamento jateado: Nesta técnica o granito é levemente desgastado com jatos de areia, o resultado é uma superfície mais rugosa. É muito usado como faixa antiderrapante de escadas.
Clique aqui e baixe a ficha técnica do piso de granito no seu computador
Granito Reconstituído
O granito reconstituído é um material resultante da mistura de 95% de pó de quartzo que é obtido das sobras da extração de pedras naturais e de 5% de resinas poliméricas.
Essa mistura é submetida a processos industriais, podendo receber corantes e se transformam em placas e blocos de diferentes tamanhos e cores uniformes, não apresentam veios, nem poros, tem menor índice de absorção de líquidos e gordura e pesam menos do que as pedras em seu estado natural.
Conhecemos o granito reconstituído pela sua marca mais famosa, o Silestone.
Onde usar o silestone
Mais resistente do que o granito, o silestone é indicado para pisos, paredes e principalmente em bancadas de cozinhas e banheiros, graças à sua resistência à manchas de vinho, suco do limão, vinagre e azeite e também à sua grande variedade de cores.
São compradas por metro quadrado, tem preços bem mais altos do que o granito, tamanhos padrão e tamanhos especiais.
É assentado da mesma maneira que o granito e o mármore. A limpeza pode ser feita apenas com pano umedecido e uma solução de detergente neutro e água.
Clique aqui e baixe a ficha técnica do piso granito reconstituído no seu computador
Mármore
O mármore também está na classe das rochas naturais, diferente do granito, tem aparência mesclada e não granulada, suas cores são homogêneas e apresenta muitos veios.
É uma rocha mais macia, sua dureza, segundo a escala de mohz fica entre 3 e 4 (o granito tem dureza 6), portanto não é resistentes a riscos. Por isso não é indicado para lugares onde haverá muito transito de pessoas.
Há vários tipos de mármore, carrara, travertino, crema marfil, bege bahia, apenas para citar alguns.
Parte da composição dos mármores são os minerais carbonatos, esses minerais se dissolvem quando em contato com o ácido clorídrico, que é parte integrante do ácido muriático, presente em muitos materiais de limpeza para pisos, como ácido cítrico, presente em limões e laranjas e com o ácido acético dos vinagres.
Por esta razão não é um material indicado como revestimento de pisos e bancadas de cozinha. Também não é indicado para áreas externas por causa das chuvas ácidas e poluição.
Onde usar o mármore
No banheiro é indicado para bancadas e paredes, não para o piso.
Na sala pode ser usado no piso e paredes, lembrando que, como no caso dos granitos, se a instalação for feita em andar térreo, além de bem nivelado, é necessário impermeabilizar o contrapiso para que a umidade não manche as pedras de mármore.
Como instalar o mármore
Para instalar é necessário fazer a paginação do piso da mesma forma que indicado no granito.
Agrupe no chão as placas parecidas e separe as tons diferentes (lembre-se que material natural não é uniforme, portanto tem características únicas, por isso provavelmente as placas não serão exatamente iguais umas às outras), pois serão aproveitadas em locais menos visíveis e em recortes, de acordo com a paginação feita.
O assentamento deve ser feito com argamassa, cimento branco e areia lavada e peneirada, com o mínimo de água para evitar manchas nas placas por umidade.
Se preferir, há no mercado argamassas especiais para assentamento de placas pétreas.
As juntas são secas, em torno de 1 a 2 mm no máximo, o rejunte deve ser feito à base de cimento branco com corante do tom da pedra. Neste caso também se pode usar o rejunte flexível ou rejunte epóxi.
Clique aqui e baixe a ficha técnica do piso de mármore no seu computador
No próximo post vamos começar a falar sobre os 07 pisos quentes mais usados para o interior das casas.
E se você gostou deste artigo, comente e compartilhe com seus amigos.
Produtos Indicados para Você | |||
---|---|---|---|
![]() Curso Mãos à Horta Acessar Você pode ter a sua horta em qualquer espaço, vai aprender a cultivar sem veneno e entender porque sua horta não dava certo. | ![]() Curso: Organização Doméstica Acessar Aprenda o passo a passo definitivo do processo de organização! | ![]() Fabricando Móveis de Pallet Acessar O guia definitivo para fabricar seus móveis de pallet sem erros! | ![]() Manual Como Cuidar de Orquídeas Acessar Aprenda definitivamente como cuidar de orquídeas de maneira fácil, sem precisar de habilidades especiais! |