Ladrilho Hidráulico em Foco!

Quem não é apaixonado pelo o Ladrilho Hidráulico?

Rico em história, desenhos e cores ele faz a diferença em qualquer ambiente da casa! Entenda o que o torna tão diferenciado dos demais pisos frios.

Ladrilho Hidráulico

ladrilho hidráulico 1
O ladrilho hidráulico é um dos revestimentos mais tradicionais, usado há mais de 100 anos nas calçadas das cidades brasileiras, pisos e paredes das nossas casas.
É obtido da mistura de areia, água, cimento, pó de mármore e granito e recebe esse nome porque é molhado durante o processo de fabricação e dispensa a queima.

Fabricado artesanalmente, as peças são moldadas e pintadas uma a uma, as peças são retiradas do forno e ficam de repouso por 12 horas, depois são molhadas e postas para secar naturalmente por um período de aproximadamente 15 dias.

As cores são aplicadas na superfície com a ajuda de pequenos moldes colocados na face superior da peça. A produção artesanal faz o processo ser lento e consequentemente mais caro.

Forma Ladrilho Hidráulico4

São muito usados para áreas internas e externas, principalmente para criar detalhes nos revestimentos.

ladrilho hidráulico piso e parede

As placas de ladrilho hidráulico de qualidade para piso tem espessura média de 2 cm,  para parede costumam ter 1 cm de espessura, portanto é um revestimento mais grosso e pesado do que a cerâmica ou o porcelanato. Por serem artesanais podem apresentar variações de poucos milímetros na espessura, por isso o nivelamento deste piso tem que ser feito por um profissional experiente.

Ladrilhos hidráulicos de qualidade inferior tendem a ser mais finos e mais baratos, por isso fique atento.

ladrilho hidráulico espessura

Os tamanhos variam de 5×5 a 20×20 cm.

Para aplicação é necessário mão-de-obra especializada, o contra-piso precisa estar bem nivelado e ter um lastro de 3 a 5 cm, a argamassa de assentamento para esse piso é preparada na proporção de uma parte de cimento para cinco de areia lavada.

O ladrilho hidráulico é assentado com junta seca, ou seja, não há espaçamento entre as peças, se houver ele será mínimo, algo em torno de 1 mm. O que pode tornar desnecessário o uso do rejunte, se optar por fazê-lo, será para preencher pequenos espaços que o assentamento não cobriu.

Se respingar cimento no ladrilho, remova a massa com uma trincha molhada (pincel achatado e largo) ou com uma esponja umedecida. Limpe o piso com água e sabão neutro e seque bem.

Após 48 horas o piso estará seco e poderá receber impermeabilizantes com resinas para cimentado.

Serão necessárias 03 demãos de resina, quando aplicar a primeira demão aguarde a secagem e o piso estará pronto para receber o rejunte (veja matéria sobre rejunte aqui). A primeira camada de resina vai facilitar a remoção do excesso de rejunte. Siga com as duas demãos de impermeabilizantes restantes.

A impermeabilização deve ser renovada a cada 3 ou 5 anos.

A limpeza deve ser feita sempre com água e sabão neutro, nunca use ácidos neste piso.

Se for necessária limpesa pesada para remover terra, poeira ou qualquer outra sujeira que tenha impregnado no piso, use água e uma lixa  base de água número 100 ou 220.

Veja como o Cemitério dos Azulejos, empresa que vende pisos e azulejos antigos, ensina o processo: veja aqui o vídeo

Ficha Técnica Ladrilho Hidraulico

Clique aqui e baixe a ficha técnica do ladrilho hidráulico em alta resolução no seu computador.

Se você decidir usar ladrilho hidráulico na sua casa, não vai se arrepender! Ele tem o dom de dar um ar todo diferente ao ambiente, experimente!

E se você gostou deste artigo deixe o seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos!

Te espero no próximo post, vou falar sobre Cimento Queimado e Tecnocimento, até lá!

Produtos Indicados para Você
Curso Mãos à Horta
Curso Mãos à Horta
Acessar
Você pode ter a sua horta em qualquer espaço, vai aprender a cultivar sem veneno e entender porque sua horta não dava certo.
Curso: Organização Doméstica
Curso: Organização Doméstica
Acessar
Aprenda o passo a passo definitivo do processo de organização!
Fabricando Móveis de Pallet
Fabricando Móveis de Pallet
Acessar
O guia definitivo para fabricar seus móveis de pallet sem erros!
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Acessar
Aprenda definitivamente como cuidar de orquídeas de maneira fácil, sem precisar de habilidades especiais!

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário