Ladrilho Hidráulico em Foco!
Quem não é apaixonado pelo o Ladrilho Hidráulico?
Rico em história, desenhos e cores ele faz a diferença em qualquer ambiente da casa! Entenda o que o torna tão diferenciado dos demais pisos frios.
Veja o que você vai aprender neste artigo.
Ladrilho Hidráulico
O ladrilho hidráulico é um dos revestimentos mais tradicionais, usado há mais de 100 anos nas calçadas das cidades brasileiras, pisos e paredes das nossas casas.
É obtido da mistura de areia, água, cimento, pó de mármore e granito e recebe esse nome porque é molhado durante o processo de fabricação e dispensa a queima.
Fabricado artesanalmente, as peças são moldadas e pintadas uma a uma, as peças são retiradas do forno e ficam de repouso por 12 horas, depois são molhadas e postas para secar naturalmente por um período de aproximadamente 15 dias.
As cores são aplicadas na superfície com a ajuda de pequenos moldes colocados na face superior da peça. A produção artesanal faz o processo ser lento e consequentemente mais caro.
São muito usados para áreas internas e externas, principalmente para criar detalhes nos revestimentos.
As placas de ladrilho hidráulico de qualidade para piso tem espessura média de 2 cm, para parede costumam ter 1 cm de espessura, portanto é um revestimento mais grosso e pesado do que a cerâmica ou o porcelanato. Por serem artesanais podem apresentar variações de poucos milímetros na espessura, por isso o nivelamento deste piso tem que ser feito por um profissional experiente.
Ladrilhos hidráulicos de qualidade inferior tendem a ser mais finos e mais baratos, por isso fique atento.
Os tamanhos variam de 5×5 a 20×20 cm.
Para aplicação é necessário mão-de-obra especializada, o contra-piso precisa estar bem nivelado e ter um lastro de 3 a 5 cm, a argamassa de assentamento para esse piso é preparada na proporção de uma parte de cimento para cinco de areia lavada.
O ladrilho hidráulico é assentado com junta seca, ou seja, não há espaçamento entre as peças, se houver ele será mínimo, algo em torno de 1 mm. O que pode tornar desnecessário o uso do rejunte, se optar por fazê-lo, será para preencher pequenos espaços que o assentamento não cobriu.
Se respingar cimento no ladrilho, remova a massa com uma trincha molhada (pincel achatado e largo) ou com uma esponja umedecida. Limpe o piso com água e sabão neutro e seque bem.
Após 48 horas o piso estará seco e poderá receber impermeabilizantes com resinas para cimentado.
Serão necessárias 03 demãos de resina, quando aplicar a primeira demão aguarde a secagem e o piso estará pronto para receber o rejunte (veja matéria sobre rejunte aqui). A primeira camada de resina vai facilitar a remoção do excesso de rejunte. Siga com as duas demãos de impermeabilizantes restantes.
A impermeabilização deve ser renovada a cada 3 ou 5 anos.
A limpeza deve ser feita sempre com água e sabão neutro, nunca use ácidos neste piso.
Se for necessária limpesa pesada para remover terra, poeira ou qualquer outra sujeira que tenha impregnado no piso, use água e uma lixa base de água número 100 ou 220.
Veja como o Cemitério dos Azulejos, empresa que vende pisos e azulejos antigos, ensina o processo: veja aqui o vídeo.
Clique aqui e baixe a ficha técnica do ladrilho hidráulico em alta resolução no seu computador.
Se você decidir usar ladrilho hidráulico na sua casa, não vai se arrepender! Ele tem o dom de dar um ar todo diferente ao ambiente, experimente!
E se você gostou deste artigo deixe o seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos!
Te espero no próximo post, vou falar sobre Cimento Queimado e Tecnocimento, até lá!
Produtos Indicados para Você | |||
---|---|---|---|
![]() Curso Mãos à Horta Acessar Você pode ter a sua horta em qualquer espaço, vai aprender a cultivar sem veneno e entender porque sua horta não dava certo. | ![]() Curso: Organização Doméstica Acessar Aprenda o passo a passo definitivo do processo de organização! | ![]() Fabricando Móveis de Pallet Acessar O guia definitivo para fabricar seus móveis de pallet sem erros! | ![]() Manual Como Cuidar de Orquídeas Acessar Aprenda definitivamente como cuidar de orquídeas de maneira fácil, sem precisar de habilidades especiais! |