Microondas, qual é a melhor opção?

Por incrível que pareça, eu, até o momento em que escrevo este artigo, não tenho e nunca tive um microondas. Não é que eu não goste do microondas, eu ajudo pessoas a escolherem o melhor aparelho para suas casas e entendo o quanto ele facilita a vida das famílias.

Eu acho que é porque estou muito habituada a retirar do freezer a comida congelada que será preparada no dia seguinte, deixando-a na parte baixa da geladeira e a sempre preparar qualquer  comida no fogão e no forno convencional, enfim, é um ritual, uma questão de hábito arraigado mesmo.

Mas com a vida corrida que temos, é claro que devemos lançar mão das melhores opções disponíveis que nos ajudarão a lidar de maneira mais prática com as necessidades do dia a dia, como o preparo das refeições. É aqui que o microondas entra. 

O que é microondas

É um forno que produz ondas eletromagnéticas que aumentam a energia cinética das moléculas de água dos alimentos.

Essas ondas penetram os alimentos a uma profundidade aproximada de 5 cm, então o calor é transmitido para o restante do alimento por condução. Tudo isso de forma bem rápida.

O que ele faz

Com o microondas podemos descongelar, esquentar, cozinhar, gratinar e assar alimentos. Ele se tornou um coadjuvante forte na cozinha pela praticidade e rapidez com que prepara tipos diferentes de comida, por isso a maioria das famílias não vive mais sem ele.

Para quem é indicado

Para quem mora só, para famílias pequenas, para famílias grandes, para quem quer ou precisa de praticidade e rapidez na hora das refeições, ou seja, é para todos.

Quais tamanhos existem

Você encontrará microondas com capacidades de 18 a 45 litros, a escolha vai depender do quanto a família utilizará e do que será preparado nele.

Microondas de 18 a 24 litros são indicados para quem mora só ou pretende usar apenas as funções mais básicas do aparelho como esquentar e descongelar.

Os aparelhos de 24 a 31 litros são indicados para famílias pequenas que farão uso frequente, com maior consumo de comida congelada e uso de mais funções como, cozinhar e gratinar.

As peças a partir de 33 litros são indicadas para famílias grandes e para quem quer preparar pratos maiores no microondas.

Quanto maior for  a potência do aparelho de microondas, maior será a rapidez do preparo dos pratos.

Que modelos existem

O seu microondas pode ser de bancada, podendo ficar sobre um balcão, prateleira, nicho, armário, ou suporte próprio para o eletrodoméstico, ou pode ser de embutir, neste caso, o seu armário planejado deverá ser pensado e preparado para receber a peça escolhida nas suas dimensões específicas.

Em ambos os casos é necessário obedecer às regras de instalação, ventilação e uso especificadas no manual, para evitar acidentes com riscos à segurança da família e danos ao aparelho.

Escolha um modelo que, além de atender às suas necessidades, coordene bem com o design e decoração da sua cozinha.

Exemplos de microondas de bancada:

No exemplo abaixo o microondas fica num nicho criado para ele
 microondas 1

Neste outro exemplo o microondas fica dentro de um dos armários:
 microondas 2
Já neste exemplo, o microondas fica numa prateleira livre:
 microondas 3

O exemplo abaixo eu acho bem interessante, o microondas de bancada fica na bancada, mas, num criativo nicho com porta feito especialmente para ele:
 microondas 4

Exemplos de Microondas de Embutir:

Neste exemplo o microndas está embutido no armário acima da bancada da cozinha:
 microondas 5
Neste outro exemplo o microondas está embutido na ilha da cozinha:
 microondas 6
Abaixo o microondas de embutir compõe perfeitamente com os demais eletrodomésticos contrastando com a marcenaria dos armários:
 microondas 7
Seja qual for o modelo que você escolher, seu microondas poderá ter o lugar que você escolher para ele, que pode ser um lugar de destaque ou camuflado na sua cozinha, isso é com você!

E se esse artigo foi útil pra você, comente e compartilhe com seus amigos 🙂

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário