O Que é Rejunte?
Olá, tudo bem? Estou eu aqui de volta com mais um assunto importante para o seu castelo, o rejunte! É um post pequeno mas que vai te ajudar a primeiro, não esquecer que ele é muito necessário e segundo, tem que saber qual deles será o melhor para você. E então, vamos lá?
Veja o que você vai aprender neste artigo.
Qual é o papel do Rejunte?
Quando escolhermos um revestimento cerâmico ou de pedra para nossos pisos e paredes, será necessário, além da argamassa específica para assentá-las, usar mais um material de acabamento, que não só fará o detalhe do piso ou das paredes, mas garantirá a integridade do seu revestimento evitando infiltrações, manchas e descolamento das peças. Esse é o papel do rejunte.
O rejunte é uma argamassa usada para preencher os espaços entre as peças cerâmicas ou pedras que usamos nos nossos pisos e paredes. Ele apoiará e protegerá as arestas das peças.
Como podemos perceber, o rejunte não é só mais um mero detalhe que vai deixar nosso ambiente bonito, mas sim um material de grande importância que vai ajudar a determinar a longevidade do seu revestimento.
Que tipos existem
Encontraremos 03 tipos principais no mercado:
Rejunte Flexível
Pode-se usar nas áreas internas e externas, em juntas de 2 a 10mm, de preferência nos ambientes com menor frequência de água.
Rejunte Resinado
Pode-se usar nas áreas internas e externas, em juntas de 2 a 6mm, indicado para áreas molhadas, é resistente ao mofo.
Rejunte Epóxi
Material de alta resistência mecânica, muito resistente a manchas, bactérias e mofo, acabamento extra liso, é mais difícil de aplicar, exige mão de obra especializada, é mais caro que o flexível e o resinado, altamente indicado para áreas molhadas e não indicado para pisos rústicos.
Qualquer das opções de rejunte pode ser colorida, mas eu sugiro usar sempre o rejunte de cor similar ao piso, pois o efeito visual é de uniformidade, não tem como errar usando esta opção, sem contar que deixa o ambiente muito elegante e te dará liberdade para ousar nas cores de móveis, cortinas, tapetes ou objetos de decoração.
É possível que os preços de cada tipo de rejunte te levem para uma determinada decisão.
O rejunte Epóxi é o material de maior custo, por isso, apesar de todas as vantagens que ele tem sobre os demais tipos, talvez você acabe optando por rejunte resinado para áreas molhadas e rejunte flexível para áreas secas.
Mas, se as vantagens do Epóxi lhe atrair, você pode diminuir a quantidade de material a utilizar se optar por usar piso com junta seca (neste tipo de junta o espaço entre as peças é de 1 a 2mm no máximo) e placas de cerâmica, porcelanato ou pedras de tamanhos maiores (mas não tome essa decisão sem fazer a paginação do piso), assim você usará menos rejunte e poderá optar pelo material de maior qualidade, pelo menos para as áreas molhadas.
Mas tenha em mente que, para rejuntar usando Epóxi é necessário contratar profissional especializado, muitos azulejistas e pedreiros não gostam de trabalhar com esse material pois ele é mais difícil de manusear, exige perícia e se o profissional não for hábil, ele poderá manchar o seu piso ou não retirar todo o acesso de material antes que ele seque e aí não tem jeito, o excesso não retirado ficará para sempre no piso.
Você também precisa saber que o rejunte epóxi branco fica amarelado rapidamente, então se seu piso for branco e você quer o rejunte da mesma cor, o epóxi pode não ser uma boa opção, neste caso o resinado é mais indicado. As demais cores não apresentam problemas.
Para as áreas secas o rejunte flexível servirá bem.
Então é isso, não disse que era rápido? Se você gostou desse artigo deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos.
Até o próximo post!
Produtos Indicados para Você | |
---|---|
![]() Curso Mãos à Horta Acessar Você pode ter a sua horta em qualquer espaço, vai aprender a cultivar sem veneno e entender porque sua horta não dava certo. | ![]() Curso: Organização Doméstica Acessar Aprenda o passo a passo definitivo do processo de organização! |
![]() Fabricando Móveis de Pallet Acessar O guia definitivo para fabricar seus móveis de pallet sem erros! | ![]() Manual Como Cuidar de Orquídeas Acessar Aprenda definitivamente como cuidar de orquídeas de maneira fácil, sem precisar de habilidades especiais! |