O Que é Rejunte?

Olá, tudo bem? Estou eu aqui de volta com mais um assunto importante para o seu castelo, o rejunte! É um post pequeno mas que vai te ajudar a primeiro, não esquecer que ele é muito necessário e segundo, tem que saber qual deles será o melhor para você.  E então, vamos lá?

Qual é o papel do Rejunte?

Quando escolhermos um revestimento cerâmico ou de pedra para nossos pisos e paredes, será necessário, além da argamassa específica para assentá-las, usar mais um material de acabamento, que não só fará o detalhe do piso ou das paredes, mas garantirá a integridade do seu revestimento evitando infiltrações, manchas e descolamento das peças. Esse é o papel do rejunte.

O rejunte é uma argamassa usada para preencher os espaços entre as peças cerâmicas ou pedras que usamos nos nossos pisos e paredes. Ele apoiará e protegerá as arestas das peças.

Como podemos perceber, o rejunte não é só mais um mero detalhe que vai deixar nosso ambiente bonito, mas sim um material de grande importância que vai ajudar a determinar a longevidade do seu revestimento.

Que tipos existem

Encontraremos 03 tipos principais no mercado:

Rejunte Flexível

Pode-se usar nas áreas internas e externas, em juntas de 2 a 10mm, de preferência nos ambientes com menor frequência de água.

Rejunte Resinado

Pode-se usar nas áreas internas e externas, em juntas de 2 a 6mm, indicado para áreas molhadas, é resistente ao mofo.

Rejunte Epóxi

Material de alta resistência mecânica, muito resistente a manchas, bactérias e mofo, acabamento extra liso, é mais difícil de aplicar, exige mão de obra especializada, é mais caro que o flexível e o resinado, altamente indicado para áreas molhadas e não indicado para pisos rústicos.

Qualquer das opções de rejunte pode ser colorida, mas eu sugiro usar sempre o rejunte de cor similar ao piso, pois o efeito visual é de uniformidade, não tem como errar usando esta opção, sem contar que deixa o ambiente muito elegante e te dará liberdade para ousar nas cores de móveis, cortinas, tapetes ou objetos de decoração.

Rejunte Portobello 4

É possível que os preços de cada tipo de rejunte te levem para uma determinada decisão.

O rejunte Epóxi é o material de maior custo, por isso, apesar de todas as vantagens que ele tem sobre os demais tipos, talvez você acabe optando por rejunte resinado para áreas molhadas e rejunte flexível para áreas secas.

Mas, se as vantagens do Epóxi lhe atrair, você pode diminuir a quantidade de material a utilizar se optar por usar piso com junta seca (neste tipo de junta o espaço entre as peças é de 1 a 2mm no máximo) e placas de cerâmica, porcelanato ou pedras de tamanhos maiores (mas não tome essa decisão sem fazer a paginação do piso), assim você usará menos rejunte e poderá optar pelo material de maior qualidade, pelo menos para as áreas molhadas. 

rejunte piso e paredes banheiro

Mas tenha em mente que, para rejuntar usando Epóxi é necessário contratar profissional especializado, muitos azulejistas e pedreiros não gostam de trabalhar com esse material pois ele é mais difícil de manusear, exige perícia e se o profissional não for hábil, ele poderá manchar o seu piso ou não retirar todo o acesso de material antes que ele seque e aí não tem jeito, o excesso não retirado ficará para sempre no piso.

Você também precisa saber que o rejunte epóxi branco fica amarelado rapidamente, então se seu piso for branco e você quer o rejunte da mesma cor, o epóxi pode não ser uma boa opção, neste caso o resinado é mais indicado. As demais cores não apresentam problemas.

Para as áreas secas o rejunte flexível servirá bem.

Então é isso, não disse que era rápido? Se você gostou desse artigo deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos.

Até o próximo post!

Produtos Indicados para Você
Curso Mãos à Horta
Curso Mãos à Horta
Acessar
Você pode ter a sua horta em qualquer espaço, vai aprender a cultivar sem veneno e entender porque sua horta não dava certo.
Curso: Organização Doméstica
Curso: Organização Doméstica
Acessar
Aprenda o passo a passo definitivo do processo de organização!
Fabricando Móveis de Pallet
Fabricando Móveis de Pallet
Acessar
O guia definitivo para fabricar seus móveis de pallet sem erros!
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Acessar
Aprenda definitivamente como cuidar de orquídeas de maneira fácil, sem precisar de habilidades especiais!

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário