O que faz uma decoração ser atraente?

O que faz uma decoração ser atraente? Ter uma decoração atraente não depende do estilo de decoração e sim da forma como compomos os ambientes.

A combinação como um todo deve ser pensada: revestimentos, tecidos, texturas, cores e elementos são as chaves da decoração.

1) Comece pelo piso

Uma boa combinação envolve menos brilho e leveza de materiais. Por exemplo, você pode optar por usar na área social um piso de madeira (ou piso laminado de madeira ou porcelanato de madeira que a imita muito bem) com leve rusticidade e na cozinha e área de serviço pode usar um porcelanato fosco de tom mate. O efeito visual é muito agradável, a sensação é de conforto porque o ambiente fica mais delicado.

A sensação seria completamente outra se a escolha fosse por um porcelanato com brilho, poderia ser menos confortável e mais fria.

Sugestão 1

piso madeira e porcelanato mate

Outra combinação pode ser usando madeira escura, ebanizada, neste caso o porcelanato deverá seguir um tom mais acinzentado.

Sugestão 2:

piso madeira e porcelanato ébano

2) As paredes precisam de atenção

Normalmente optamos por tinta para revestir as paredes, o que não tem problema nenhum, principalmente porque há uma variedade imensa de possibilidades de cores. Mas é possível fazer algo diferente, você pode dar destaque, escolher um ponto focal e pintá-la com uma cor diferente. Pode ser a parede onde você colocará a televisão ou estante, ou o local onde você colocará um bar, por exemplo.

Se não gostar da ideia de pintar uma parede de cor diferente, experimente usar papel de parede, na sua parede de destaque. Há muitas opções, você pode escolher um papel com um tom acima da tinta que está usando nas paredes, esse papel pode ter alguma textura ou um leve desenho. Fica muito bonito.

Papel de Parede para Sugestão 1                Tinta Tom Pérola para Sugestão 1

papel de parede e tinta pérola

Papel de Parede Sugestão 2     Tinta Tom Cimento Sugestão 2 papel de parede e tinta cimento

Veja como só a combinação destes dois itens já vai dando uma identidade ao seu espaço:

 Sugestão 1 Pisos e Paredes:

papel tinta piso pérola

Sugestão 2 Pisos e Paredes:

papel tinta piso cimento

3) Os móveis também são importantes

no efeito que a decoração causa nos nossos sentidos. Os móveis com desenho leve e linhas retas são os mais indicados para um efeito que atraia aos olhos. Isso não quer dizer que você não possa colocar no seu ambiente uma ou outra peça com desenho mais requintado ou com estilo retrô, por exemplo, pelo contrário, isso irá enriquecer o seu ambiente, só não exagere.

Decoração Atraente

Se tiver dúvidas sobre o que é um desenho leve ou requintado, preste atenção às revistas de decoração e perceba que tipos de sofás, poltronas, mesas de jantar, mesas de centro, cadeiras, que costumam usar em seus ambientes. Isso vai treinar seu olhar para o design que se usa para mobiliário. 

4) Os tecidos enriquecem a decoração

Brinque com texturas, tons sobre tons e estampas que estejam dentro do contexto do ambiente. Para cortinas use um modelo que diga o tipo de ambiente que você quer que ele seja e use um tecido que confirme isso.

tecidos estampas e texturas para decoração
 
Em regra geral, tecidos como veludo, seda ou adamascados trazem requinte e são indicados para ambientes formais. Tecidos como linho, algodão ou voil são indicados para ambientes informais. Para o sofá use tecidos como chenille ou microfibra que tem textura e toques macioss e duram muito por serem sintéticos.
 
Se você mora em uma cidade quente, opte por linho ou sarja, mas atente-se para o fato de que tecidos naturais duram menos do que os sintéticos. Para os tecidos do sofá, opte por tons neutros que combinem com as cortinas e os demais ambientes dentro do ambiente (as cores neutras são o branco, bege, marrom, cinza e suas variações de tonalidades).
 
tecidos e texturas para decoração

 5) Misture elementos.

Traga equilíbrio ao ambiente misturando elementos frios e quentes.

Exemplos de elementos frios: vidro – aço inox – pedras

Exemplo de elementos quentes: madeira – tecidos – fibras naturais

Quando compor um ambiente, procure mesclar esses elementos, por exemplo, numa sala de jantar com mesa de madeira e cadeiras estofadas, pendure um lustre ou luminárias de cristal ou use um aparador com tampo de vidro e pés de ferro ou aço inox, isso já será suficiente para equilibrar a combinação.

As combinações de elementos que você pode fazer são inúmeras, o mercado oferece todo tipo de móveis com os mais variados elementos, isso ajudará a fazer essa mistura e equilibrar o ambiente.

decoração com mistura de elementosO que eu sugiro é que você planeje essas ações, monte um esquema e nele coloque as peças juntas: amostra ou foto do piso, tinta, papel de parede, tecidos da cortina, sofá, almofadas. Observar as amostras e fotos juntas vai lhe dar noção de como o ambiente ficará.

Se colocar essas dicas em prática você terá uma casa com uma decoração muito atraente, experimente!

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário