Paginação de Pisos e Paredes

Já tem alguns dias que estou preparando um conteúdo sobre pisos, mas isso tá me dando um pouquinho de trabalho porque tem muita informação, mas logo vários posts sobre esse tema vão estar no ar!

Então neste artigo eu quero falar sobre um assunto que está diretamente ligado a pisos, a paginação de pisos e paredes.

O que é paginação de pisos e paredes?

Paginação é o nome que se dá ao projeto que determinará como serão aplicados os revestimentos de pisos e paredes (paredes de cozinhas, banheiros e lavanderias) de uma casa.

É um trabalho muito importante porque, além de orientar a colocação dos revestimentos, é através dele que se saberá o tamanho ideal e a quantidade necessária das placas de cerâmica, pedras, tábuas corridas, tacos de madeira, pastilhas, rodapés e rejuntes para atender ao projeto.

Uma vez escolhido o revestimento e o tamanho das peças que serão colocadas em pisos e paredes, determina-se por onde a paginação vai começar e onde ficarão os recortes, que normalmente ficam nos cantos e embaixo de armários.  

Paginação de Piso - voyageofdreams.blogspot.com.br

foto: voyageofdreams.blogspot.com.br

A Importância da Paginação de Pisos e Paredes

Uma coisa importante de saber é que o sentido da aplicação ajuda a disfarçar características do ambiente, como por exemplo, os ambientes pequenos podem dar a sensação de serem mais alongados se optar por usar piso, em formato retangular, estreito, colocado no sentido do comprimento.

Também pode-se optar por placas grandes de cerâmica ou porcelanato, mas que sejam adequados tamanho do espaço, para se obter essa sensação de amplitude.

Neste caso a paginação deve ser iniciada na abertura da porta, usando as peças maiores alinhadas com o vão da porta.

paginação de piso dropddesign

foto: dropddesign.com

A paginação é um mapa para toda a casa, que deve ser seguido à risca para que tudo fique harmonioso não só nos tons, mas também na sensação dos ambientes.

Só por essas poucas informações já vemos como é importante ter um projeto de paginação de pisos e paredes antes de partir para a ação e sair comprando pisos e revestimentos aleatoriamente. Em decoração, tudo tem que ter planejamento e estratégia!

Paginação de Piso -serpih

foto: serpih.com

Quem pode fazer o projeto de paginação de pisos e paredes?

Quem prepara o projeto de paginação é o arquiteto ou o designer de interiores, mas se você não pretende contratar um, você pode obter essa ajuda nas lojas que vendem pisos e revestimentos, a maioria delas oferece esse serviço aos seus clientes, basta que você leve a planta da casa ou as medidas dos ambientes e a loja fará o projeto de paginação para você.

Nos próximos posts vou falar sobre pisos, o mercado tem uma gama infindável de revestimentos para oferecer, então vou falar dos pisos mais procurados, quais suas caraterísticas, onde podem e não podem ser usados. A ideia será a de te ajudar a definir a sua escolha dentre tantas opções.

E se você gostou deste artigo, comente e compartilhe com quem você acredite que será ajudado por ele!

Produtos Indicados para Você
Curso Mãos à Horta
Curso Mãos à Horta
Acessar
Você pode ter a sua horta em qualquer espaço, vai aprender a cultivar sem veneno e entender porque sua horta não dava certo.
Curso: Organização Doméstica
Curso: Organização Doméstica
Acessar
Aprenda o passo a passo definitivo do processo de organização!
Fabricando Móveis de Pallet
Fabricando Móveis de Pallet
Acessar
O guia definitivo para fabricar seus móveis de pallet sem erros!
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Acessar
Aprenda definitivamente como cuidar de orquídeas de maneira fácil, sem precisar de habilidades especiais!

Vai decorar a casa? 

4 Comentários

  1. Raimundo Elesbão

    Bacana seu trabalho, parabéns!!.

    • Vannia Bertholldo

      Obrigada Raimundo, fico feliz em ajudar!

        • Vannia Bertholldo

          Oi Raimundo,
          Respondi a você por e-mail, dê uma olhada na sua caixa de entrada, ok?
          Abs.

Deixe um Comentário