Como usar papel de parede

O papel de parede vem se tornando cada vez mais popular nas casas brasileiras, isso porque ele torna um ambiente diferente de forma única, devido aos milhares de temas, texturas e aplicações. O efeito que o papel de parede pode causar num ambiente é mágico.

Mas o que é o papel de parede?

Ele é um revestimento específico para ser usado nas paredes internas da nossa casa. Pode ser feito de muitos materiais, mas os principais são:

Celulose

Material tradicional, de baixa durabilidade (inferior a 05 anos) em relação aos novos materiais, a limpeza deve ser feita apenas com pano seco.

Vinilizado

Esse material recebe verniz impermeabilizante, mas não suporta muita umidade, pode ser limpo com pano úmido e tem durabilidade média superior a 5 anos;

Vinílico

Essa proposta contém uma camada de pasta de PVC que permite limpeza com pano ou esponja macia, água e sabão neutro, sua durabilidade média é superior a 10 anos;

TNT

Esse material mescla celulose e algodão e tem durabilidade intermediária (entre 07 e 10 anos);

Seja qual for o tipo de papel de parede que você escolher, todos eles oferecem uma ampla gama de padrões e texturas que vão enriquecer o seu ambiente, desde motivos florais, lisos e estampas das mais diversas, ele também pode imitar pedras, cerâmicas, fibras e madeiras.

Com tudo isso, não há motivos para deixar de usar papel de parede na sua casa!

Onde usar o papel de parede

Ao contrário do que você possa imaginar, o papel de parede pode ser usado em qualquer ambiente da casa, salas, quartos, corredores, inclusive banheiros e cozinhas, nestes últimos, desde que o papel de parede escolhido seja resistente à umidade como o vinílico, por exemplo, e aplicados estrategicamente em locais mais favorecidos como veremos a seguir.

Formas de usar o papel de parede

Sala de jantar, de estar e quarto

Nesses ambientes você pode optar por usar o papel de parede em todas as paredes ou, ter uma parede de destaque onde será aplicado o papel e nas demais paredes uma tinta que combine com as cores do papel e do ambiente.

Escolha um tema que lhe agrade, abstrato, geométrico ou com textura para fazer a diferença e cumprir o papel destaque proposto.

papel de parede 1.1

O papel de parede nestes ambientes pode ter a função apenas de trazer textura ao ambiente, como na sala de jantar abaixo:

papel de parede 2.2

Na sala de estar que vemos abaixo, o papel de parede se funde bem com o entorno. Mobília e acessórios combinam bem, não há exageros, só equilíbrio e elegância.

papel de parede 3.3

Já nos dois quartos que vemos a seguir, o papel de parede tem a função de destaque sobre a harmonia geral dos quartos, com um efeito muito bom.

papel de parede 4.4

papel de parede 5.5Banheiro:

Talvez essa não te pareça uma ideia muito convidativa, mas saiba que é possível usar papel de parede vinílico em banheiros. Considere usá-lo na metade de cima da parede, acima da linha dos azulejos ou porcelanato.

papel de parede 6.6Lavabo:

Usar um papel de parede com um motivo estampado ou floral num lavabo pode deixa-lo muito elegante. Não é uma área que sofrerá com umidade intensa, se você não quiser dar uma chance ao papel de parede no seu banheiro, faça a experiência no seu lavabo, se tiver um. Poderá ser o começo de uma grande paixão!

papel de parede 7.7

papel de parede 8.8

Cozinha:

Confesso que na cozinha é necessário um pouco de criatividade ou um projeto que pede por algo inusitado para caber a aplicação do papel de parede. Mas pode valer a pena. Lembre-se apenas que ele não poderá ser colocado em uma parede que vá sofrer com a presença de gordura e umidade abundante.

papel de parede 9.9

papel de parede 10.1

As vantagens do papel de parede

O papel de parede não dá muito trabalho para colocar (se estivermos falando de um profissional qualificado), mas suas paredes tem que estar limpas, lisas, livres de imperfeições, rachaduras, buracos de pregos e umidade.

Nestas condições a aplicação é rápida, a cola seca em torno de 24 horas, sem deixar cheiro, nem sujeira. É um revestimento prático,  durável e muito bonito.

Como calcular a quantidade a comprar?

A maioria dos papéis de parede, nacionais ou importados, vem em rolos medindo 10 m X 50 cm, todos vem com orientações sobre como calcular a quantidade correta de material a comprar.

Essa quantidade precisa considerar a margem de segurança de 10% ou mais, para perdas e para o encaixe perfeito nas as peças com estampas (os chamados rapport), isso tudo é orientado na “bula” do produto ou mesmo a loja poderá orientá-lo.

Como regra geral, o que você pode fazer é, calcular a altura da parede (pé-direito) descontando rodapé e sanca , multiplicar pela largura da parede. O resultado obtido tem que ser dividido por 4,5 ( se o papel for liso ou listrado) ou dividido por 4 (se o papel for estampado).

O resultado da divisão é o número de rolos de papel de parede a comprar.

Exemplo:

Pé-direito: 2,50 mt; Largura da parede: 3,5 mt
Cálculo de quantidade para papel liso ou listrado:

2,5 X 3,5 = 8,75
8,75 : 4,5 = 1,94 portanto, 2 rolos

Quem deve aplicar o papel de parede?

Eu particularmente não sou a favor do “Faça você Mesmo”, a menos que você tenha realmente habilidade no trabalho que será realizado. Fora disso, prefira o trabalho de um profissional qualificado, provavelmente oferecido pela própria loja onde você comprou seu papel de parede.

Evite sofrer com alguma falha na colocação devido à falta de experiência no assunto, deixe que profissionais façam esse trabalho para você, pois esse é um trabalho que exige perícia e paciência. E você estará garantido pela empresa onde comprou o papel ou pela empresa que contratou para aplicá-lo.

Se fizer questão de colocar você mesmo o seu papel de parede, siga as seguintes instruções:

Colocando você mesmo o papel de parede

1) Limpe bem sua parede usando um pano úmido e espere secar bem. Como dito anteriormente, as paredes que receberão o papel não podem ter imperfeições, caso contrário, o papel não vai aderir à parede.

2) Corte o papel de parede em tiras do tamanho do pé-direito (sem contar rodapés e sanca) com 20 cm a mais, pois deve haver uma sobra de 10 cm no rodapé e 10 cm no teto. E, quando cortar as tiras, não se esqueça de casar o desenho das estampas, caso tenha escolhido um modelo estampado.  

3) Passe a cola (específica para o tipo de papel de parede adquirido) do centro para as bordas, aguarde por um minuto e passe mais uma mão de cola.

4) Comece a aplicação pelo teto, pela marca dos 10 cm da sobra no papel e vá descendo com o papel até o chão. Conforme for aplicando, use uma espátula ou uma régua para ir alisando o papel e evitar bolhas. 

5) Recorte as sobras de papel usando espátula e estilete, a espátula vai dar o vinco no papel e neste momento você passará o estilete recortando a sobra. Repita o processo folha por folha.

E está pronto! Sua casa beneficiada com os diferenciais oferecidos pelo maravilhoso papel de parede, prático, bonito, durável e de fácil manutenção!

E se você gostou deste post, comente e compartilhe com seus amigos! 

Produtos Indicados para Você
Curso Mãos à Horta
Curso Mãos à Horta
Acessar
Você pode ter a sua horta em qualquer espaço, vai aprender a cultivar sem veneno e entender porque sua horta não dava certo.
Curso: Organização Doméstica
Curso: Organização Doméstica
Acessar
Aprenda o passo a passo definitivo do processo de organização!
Fabricando Móveis de Pallet
Fabricando Móveis de Pallet
Acessar
O guia definitivo para fabricar seus móveis de pallet sem erros!
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Acessar
Aprenda definitivamente como cuidar de orquídeas de maneira fácil, sem precisar de habilidades especiais!

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário