Parquet e taco de madeira

Olá! Hoje mais dois pisos de madeira serão considerados: O Parquet e o Taco de Madeira.

É fácil confundir os dois pisos mas há diferenças sutis entre eles. É possível montá-los com algumas possibilidades de desenhos. São pisos usados há muito tempo e continuam mantendo o seu charme até hoje. Vamos entender qual é o Parquet e qual é o Taco de Madeira.

Parquet

Parquet Tema

O parquet é usado nas casas desde a época Vitoriana, pequenas peças de madeira formando um desenho geométrico ou uma espinha de peixe, ziguezague ou entrelaçado davam forma aos pisos daqueles que podiam pagar por esse luxo na época.

Hoje o parquet é uma solução relativamente mais em conta para quem quer ter um piso de madeira maciça a um custo mais acessível.

Ele é montado em placas constituídas de lamelas (taquinhos de 2,4cmx12cmx7mm), cada placa tem tamanho padrão de 24×24 ou 48x48cm e são montadas alternando quadrados com as lamelas nos sentidos horizontais e verticais (mosaico) podendo ser de um só tipo de madeira (Parquet Liso) ou de dois ou mais tipos de madeiras com medidas iguais e/ ou diferentes dependendo do modelo (Parquet Desenhado).

parquet piso

As madeiras mais usadas para fabricação do parquet são o Ipê, pau-marfim, jatobá, cumaru e perobinha, em geral originárias de áreas de manejo ambiental.

O produto não recebe verniz na fabricação, portanto precisará ser lixado e envernizado após colocação e secagem do piso, o que ocorrerá somente após 10 a 30 dias da instalação, dependendo do acabamento escolhido.

Instalando o Parquet

As placas são coladas com cola PVA diretamente no contrapiso nivelado e impermeabilizado, principalmente se a aplicação for em piso térreo.

Os variados desenhos dos quadrados possibilitam criar diferentes layouts. Deve-se respeitar um espaçamento de das paredes de cerca de 1cm, espaçamento que será recoberto por rodapés, assim permite-se a movimentação normal da madeira (expansão e contração devido ao clima quente, frio, úmido ou seco).

Os conjuntos de parquet vem presos por uma camada de papel, os modelos com papel inteiro são instalados com o papel voltado para cima. O papel é umedecido deixando dissolver a cola, retirando-o logo em seguida. Os modelos com papel furado, são instalados com o papel voltado para baixo.

Como dito anteriormente, após a secagem da cola o piso é lixado e envernizado.

A limpeza diária deve ser feita com vassoura de pelo e pano seco. Para limpeza pesada usar pano úmido bem torcido. A reaplicação do verniz dependerá do estado de conservação do piso.

Ficha Técnica Piso Parquet

Clique aqui e baixe a ficha técnica do piso parquet no seu computador.

Taco

taco de madeira

O taco pode ser confundido com o parquet e vice-versa, a principal diferença entre eles está nos tamanhos das peças e na forma como cada um é montado.

Os tacos são peças de madeira maciça, instaladas uma a uma com espessura de 20 mm, largura e comprimento que variam desde o taco de 7x 14cm (largura x comprimento) até o tacão de 10 x 40cm.

São feitos de madeiras nativas, jatobá, cumaru, ipê, perobinha e pau-marfim que podem vir de áreas de manejo ambiental ou podem ser feitos com madeira de reflorestamento (eucalipto).

 taco 5

Assim como o parquet, o taco de madeira também é uma excelente opção para quem quer piso de madeira com um refinado toque proporcionado pelas dimensões maiores de cada peça com a mesma qualidade e durabilidade a um preço mais em conta.

É vendido a metro com ou sem acabamento.

Instalando o Taco

As peças são colocadas uma a uma sobre o contrapiso nivelado e impermeabilizado, com cola PVA.

Por ser colocado um a um, esse tipo de piso permite inúmeras formas de colocação e sentido. Após secagem da cola, que levará em torno de 10 a 30 dias, de acordo com acabamento escolhido, é feito o lixamento e aplicação do acabamento, para o caso das peças que não vem com acabamento.

Os cuidados com a limpeza são os mesmos aplicados ao parquet, limpeza diária deve ser feita com vassoura de pelo e pano seco e na limpeza pesada usar pano úmido bem torcido.

A reaplicação do verniz para o piso comprado sem acabamento dependerá do estado de conservação do piso.

Ficha Técnica Taco de Madeira

Clique aqui e baixe a ficha técnica do taco de madeira no seu computador.

O próximo posto será sobre o piso Vinílico e Linóleo.

E se você gostou deste artigo, comente e compartilhe com seus amigos!

Produtos Indicados para Você
Curso Mãos à Horta
Curso Mãos à Horta
Acessar
Você pode ter a sua horta em qualquer espaço, vai aprender a cultivar sem veneno e entender porque sua horta não dava certo.
Curso: Organização Doméstica
Curso: Organização Doméstica
Acessar
Aprenda o passo a passo definitivo do processo de organização!
Fabricando Móveis de Pallet
Fabricando Móveis de Pallet
Acessar
O guia definitivo para fabricar seus móveis de pallet sem erros!
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Acessar
Aprenda definitivamente como cuidar de orquídeas de maneira fácil, sem precisar de habilidades especiais!

Vai decorar a casa? 

3 Comentários

  1. Patricia Ciciliano

    Ótimos esclarecimentos! Gostei muito. Adoro estes pisos. Contudo devido ao preço elevado, qualidade das madeiras atualmente e falta de profissional qualificado, fugi do piso frio com o Vinilico Click. Estou adorando ficou lindo e prático.

  2. cleonice zavareze anillo

    Olá Vânia! Gostaria de uma dica tua sobre pisos de parquet ou taco de madeira. A madeira de canela é uma boa opção? Já vi o parquet de grápia mas é claro demais, quero uma mais escuro um pouco, o que tu me sugere?

    • Vannia Bertholldo

      Oi Cleonice, tudo bem?
      Quando se trata de madeira natural dificilmente o preço será convidativo, principalmente se a madeira for nobre.
      A canela-parda e a canela-preta fazem parte da lista de madeiras nobres, depois da peroba rosa são as mais buscadas no mercado de madeira de demolição.
      Ela não é tão resistente quanto o cumaru, por exemplo, mas ainda assim é uma boa opção para piso e tem padrão de cor e aparência bonitas.
      Então, se você encontrou tacos ou parquet de madeira canela-parda ou canela-preta que te agradou, com um preço que você acredita ser viável e possui certificação, vá em frente! Depois é só seguir as instruções de conservação, para mantê-lo sempre bonito.
      Um abraço e sucesso com o piso! 🙂

Deixe um Comentário