Piso Cerâmico ou Porcelanato?

Muitos pensam que o Piso Cerâmico e o Porcelanato são a mesma coisa, mas será que são?

Eles fazem parte da categoria dos pisos frios, que são pisos feitos de pedra, areia, argila, cimento e são frios ao toque.

Mas definitivamente, eles são diferentes, veja que diferenças são essas e escolha a melhor opção para você.

Piso Cerâmico 

Piso Cerâmico7 - telhanorte.com.br
O piso cerâmico é produzido com argila. Resistente à água, higiênico, fácil de limpar.

Muito usado em cozinhas e banheiros, não só no piso, nas paredes também. Mas seu uso não é restrito a esses ambientes, salas e quartos também podem se beneficiar do seu uso.

Amtico

São produzidos em vários tamanhos (45×45 e 50×50 são os mais comuns), cores e desenhos, tudo para trazer criatividade, beleza e aconchego.

Os acabamentos podem ser brilhosos ou acetinados. Acredito que o acetinado leva certa vantagem por riscar menos e caem bem nas áreas sociais e quartos. Principalmente agora que ele imita madeiras, pedras e cimento, mas com a vantagem de ser mais resistente.

Piso cerâmico que imita madeira

Cerâmica Que Imita Madeira - Houzzhouzz.com

Se quiser usar na sala opte por placas maiores que usam juntas menores (juntas são os espaços entre as placas de cerâmica) resultando num acabamento refinado, além de dar amplitude ao espaço. Mas isso, claro, se seu espaço não for muito pequeno. Essa dica também vale para o porcelanato.

É fácil evitar enganos, tenha sempre à mão a planta dos cômodos casa ou as medidas dos cômodos, assim os vendedores poderão sugerir paginações para o piso e os tamanhos adequados das peças para seus ambientes.

Lembre-se de comprar 10% a mais do que será usado, essa margem vai te ajudar com algum imprevisto que aconteça e garantir o mesmo tom e tamanho do lote utilizado, para quando você precisar substituir alguma peça.

Os pisos cerâmicos, assim como os porcelanatos, possuem uma classificação chamada PEI (Porcelain Enamel Institute) que identifica, numa escala de 1 a 5, a resistência ao desgaste nas peças esmaltadas. Quanto maior o PEI, maior a resistência.

Para residências os PEIs 4 e 5 são os mais indicados.

Elas também possuem um coeficiente de atrito, que é um indicador de resistência à derrapagem que vai de 0 a 1, acima de 0,4 são pisos menos escorregadios. Esses indicadores aparecem nas embalagens dos produtos. 

Para assentar pisos cerâmicos:

Será necessário usar argamassa para assentar o piso cerâmico e rejunte para dar o acabamento. Não use argamassas preparadas na obra, o verso do piso cerâmico é liso, o que vai dificultar a adesão.

Use argamassas colantes industrializadas, que são próprias para o piso cerâmico e, se seu piso for de cor clara, opte por argamassa de cor branca ao invés da cinza que algumas marcas oferecem. 

rejunte indicado é o rejunte flexível para o acabamento das áreas secas e rejunte resinado ou epóxi para áreas molhadas.
Preciso dizer que, para as áreas molhadas a melhor opção ainda é o epóxi que é extra liso, impermeável e dificulta a proliferação de fungos, os únicos inconvenientes são o preço, que é bem mais caro do que o rejunte resinado,  o outro inconveniente é que o rejunte epóxi de cor branca, fica amarelado já com pouco tempo de uso, as demais cores não apresentam problemas e a durabilidade e praticidade deste material é bem superior.

Ficha Técnica Cerâmica

Clique aqui e baixe a ficha técnica do piso cerâmico em alta resuloção no seu computador. 

Porcelanato

Piso Porcelanato 7 - Telha Norte

É um produto cerâmico, mas com características especiais devido ao modo de fabricação que inclui na sua mistura outras matérias-primas como o feldspato e quartzo prensados, que faz do porcelanato um material super-resistente, com baixíssima porosidade e bem mais resistente ao tráfego intenso do que a cerâmica tradicional.
Alguns fabricantes dizem que o porcelanato pode durar até 100 anos.

Assim como a cerâmica, o porcelanato tem várias padronagens de cor, tamanho e acabamentos. Também imitam madeiras, pedras e cimento.

Os 03 ambientes abaixo usam porcelanato, um usa porcelanato tradicional, o segundo usa porcelanato que imita madeira e o terceiro usa porcelanato que imita mármore.

Piso Porcelanato - Houzz

As peças com acabamento acetinado ou fosco, assim como nas cerâmicas, levam vantagem em relação às peças com acabamento brilhoso, pois riscam menos. Sem contar que as peças de menos brilho ou foscas são tendência por serem mais elegantes e agradáveis visualmente (veja mais em o que faz uma decoração atraente).

Piso Porcelanato - Archiexpo.com

O porcelanato é indicado para qualquer ambiente da casa. Você encontrará diversos tamanhos para as placas, determine o tamanho das peças após a paginação do piso, que poderá ser feita na loja em que for comprar as peças.

A argamassa para assentamento do piso é própria para porcelanato, sua escolha vai depender da cor, tamanho e sobre onde será aplicado, pois há diversos tipos: argamassa para placas até 60×60, maiores do que 60×60, para aplicação sobre outro piso já existente, etc. Leve todas as informações para a loja onde pretende comprar, assim o vendedor conseguirá lhe ajudar com a escolha.

O rejunte adequado ao porcelanato é o resinado que é indicado para peças de baixa porosidade, ou seja, de baixa absorção de água (entre 0 e 22%) nas áreas molhadas o rejunte epóxi é o mais indicado.
Atenção ao PEI e ao Coeficiente de Resistência de Derrapagem das peças, a mesma orientação dada para a cerâmica é válida aqui também. 

Ficha Técnica Porcelanato

 Clique aqui e baixe a ficha técnica do piso porcelanato em alta resolução no seu computador.

Esse foi o primeiro post sobre pisos, se você gostou deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos!

No próximo post será a vez do: Ladrilho Hidráulico

Até lá!

Produtos Indicados para Você
Curso Mãos à Horta
Curso Mãos à Horta
Acessar
Você pode ter a sua horta em qualquer espaço, vai aprender a cultivar sem veneno e entender porque sua horta não dava certo.
Curso: Organização Doméstica
Curso: Organização Doméstica
Acessar
Aprenda o passo a passo definitivo do processo de organização!
Fabricando Móveis de Pallet
Fabricando Móveis de Pallet
Acessar
O guia definitivo para fabricar seus móveis de pallet sem erros!
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Acessar
Aprenda definitivamente como cuidar de orquídeas de maneira fácil, sem precisar de habilidades especiais!

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário