Piso vinílico e linóleo

Hoje o assunto é sobre dois pisos que podem ser muito úteis se você você procura por praticidade e sustentabilidade, estamos falando dos pisos LinóleoVinílico

O que são? Do que são feitos? Onde podem ser usados? 

No quadro abaixo você verá os tópicos que serão abordados e poderá ir direto ao tópico que prefere ler, basta clicar nele.

Linóleo

Linóleo - Cabeçalho

Um pouquinho da história do linóleo

Há 150 anos o industrial inglês Frederick Walton, sem querer, inventou o linóleo.

Ele produzia roupas, pincéis, escovas de cabelo, escovas para cavalos, entre outros produtos.

Ao tentar criar um tecido impermeabilizado, como se fosse borracha, impregnou em um tecido de juta, óleo de linhaça e resina de pinheiros. O resultado foi um material muito resistente, impermeável e de grande variedade de uso, inclusive como piso.

Ao longo dos anos o processo se industrializou e a mistura além de óleo de linhaça e resina, recebe também cortiça, serragem e pigmentos. Então os grânulos resultantes desta mistura são impregnados em juta formando mantas que ficam penduradas em estufas para secagem por cerca de duas semanas. Após a secagem recebem duas camadas de protetor específico para linóleo, a base de água.

Além das mantas, atualmente também se produz linóleo em placas.

Foi febre no início do século vinte graças aos designers do movimento Bauhaus e durante os anos 60 também. Atualmente voltou a ser procurado por ser produto natural, característica importante para quem se preocupa com sustentabilidade.

É muito usado em hospitais, escolas, restaurantes, academias de dança, mas também pode ser usado em residências. Há muitas opções de cores lisas, imitações de mármores e motivos geométricos.

piso linóleo 1

As vantagens do Linóleo

1) Por ser composto por materiais naturais e renováveis, o linóleo torna-se um produto biodegradável, portanto, ecologicamente correto.

2) É um material muito resistente, pode chegar a 30 anos de uso, mesmo em locais públicos

3) Oferece conforto termoacústico, acompanha a temperatura do ambiente e abafa os ruídos das pisadas.

4) Pode ser instalado sobre outros pisos desde que estejam bem nivelados, limpos e livre de umidade. A ressalva vem para a instalação sobre piso de madeira, material que se movimenta e é suscetível a umidade, como o linóleo é colado, a instalação sobre piso de madeira pode causar o descolamento do piso pelo movimento ou pela possível umidade vinda do contrapiso.

5) É fácil de limpar e manter.

Linóleo2

As desvantagens do Linóleo

1) Por ser material natural, poderá apresentar descoloração do seu pigmento devido a ação da luz natural ou artificial, como  passar do tempo.

2) Não é indicado para áreas externas, nem áreas úmidas.

3) É preciso ter muita atenção ao contrapiso, ele precisa estar bem nivelado, impermeabilizado, livre de sujeiras e gordura, pois o linóleo pode descolar se as condições do contrapio não estiverem perfeitas.

4) O Brasil não fabrica este piso, por isso o linóleo vendido aqui é importanto, seu preço acaba não sendo tão bom quanto o de outros acabamentos aos quais já estamos acostumados.

Linóleo3

Instalando o Linóleo

O linóleo é fácil de instalar, a manta ou as placas são coladas ao piso, mas mesmo assim é necessário usar mão de obra especializada, algumas marcas disponibilizam profissionais treinados, o que confere segurança e garantia ao material e serviço prestado.

Ficha Técnica do Linóleo

Clique aqui e baixe a ficha técnica do piso linóleo no seu computador.

Vinílico

Piso Vinílico - Cabeçalho

O que é piso vinílico

Vinil ou vinílico é a denominação dada a uma resina incolor e translúcida de PVC, que entra na composição de revestimentos em forma de mantas, placas e réguas para pisos e paredes.

Não confunda os pisos

A princípio podemos confundir o piso vinílico com o piso linóleo porque ambos têm apresentação em mantas ou placas e são colados no contrapiso, mas as semelhanças acabam aí.

O Linóleo é produzido com materiais naturais, é biodegradável, seu processo não permite muita variação nos padrões, por isso sua variedade se limita a cores lisas e a desenhos geométricos.

Já o vinílico tem várias formas de produção, é feito a partir de resina de vinil (PVC), minerais e pigmentos. Mas alguns fabricantes partem de materiais reciclados para sua produção. Tem amplas possibilidades de padrão, podendo ter cores lisas, imitar madeiras, cerâmicas e pedras com perfeição.

Vinilico1

Características do vinílico

O vinílico é material flexível, muito resistente à abrasão, de fácil limpeza e manutenção, é hipoalergênico, não acumula pó, portanto há menor incidência de ácaros nos ambientes com este revestimento. Proporciona conforto termoacústico, mantendo a temperatura do ambiente e abafando ruídos como o famoso toc, toc das pisadas.

Vinilico2

Onde usar o vinílico

É indicado para áreas internas, pois a cola não resiste à ação das chuvas e do sol, a que as áreas externas estão sujeitas.

Pode ser instalado em quase todos os ambientes internos, ele não pode ser instalado em boxes de banheiro, por exemplo, por causa do grande fluxo de água, mas é possível instalá-lo na área do vaso sanitário, em cozinhas e lavanderias.

A limpeza nestes casos pode ser feita com água e sabão, mas deve-se retirar a água imediatamente, porque esse piso pode ser lavado, mas não pode ficar submerso, por isso a retirada da água tem que ser feita imediatamente.

Existe uma versão de vinílico com encaixe macho e fêmea, esse sistema é chamado de click, essa versão não pode ser lavada, pois a água pode penetrar pelas junções e umedecer o contrapiso causando infiltrações e proliferação de bactérias. Para este tipo de piso a limpeza se faz com pano úmido e detergente neutro.

Vinilico3

Instalando o vinílico

A instalação é fácil, rápida e limpa, tanto para as mantas como para as placas, réguas e sistema click. Mas é sempre indicado contratar profissional especializado para a instalação.

A aplicação deve ser feita preferencialmente em contrapisos bem nivelados, impermeabilizados e limpos. Pode ser instalado sobre outros pisos como cerâmicas e porcelanatos desde que bem nivelados e os rejuntes não sejam profundos.

Se houver desnível ou os rejuntes forem profundos, a melhor maneira de fazer é aplicar uma massa cimentícia ou nivelante sobre o piso em questão para regular e só depois instalar o piso vinílico.

Assim como o linóleo, há ressalvas para instalar o piso vinílico sobre piso de madeira, pois, o movimento da madeira e a umidade podem fazer soltar a cola do piso. Por isso indica-se a retirada do piso de madeira para instalar o vinílico.

Se optar por aplicar o piso vinílico sobre outro piso, verifique, antes de começar os trabalhos, se o ao final do processo, os milímetros adicionados ao piso antigo não vão interferir na abertura de portas dos ambientes envolvidos. A espessura deste piso varia de 2 a 3,2mm, fora a espessura da massa cimentícia reguladora que poderá ser aplicada ao piso antigo, por isso é necessário calcular antes de decidir aplicar o vinílico sobre o piso já existente.

Ficha Técnica Piso Vinílico

Clique aqui e baixe a ficha técnica do piso vinílico no seu computador.

Considerações finais

O piso vinílico é uma opção muito prática, barata e, se bem escolhido (seleção de cor, textura e tema) dá o resultado esperado, deixando seus ambientes muito bonitos e aconchegantes.

Vinilico4

Com a vida corrida que temos, ter um piso fácil de limpar e manter, bonito e que custou pouco, não tem preço!

Assim terminamos com a seleção de pisos para sua casa, falamos de 15 pisos fantásticos, tenho certeza que um ou mais deles será perfeito para você.

Um abraço e até o próximo post!

Produtos Indicados para Você
Curso Mãos à Horta
Curso Mãos à Horta
Acessar
Você pode ter a sua horta em qualquer espaço, vai aprender a cultivar sem veneno e entender porque sua horta não dava certo.
Curso: Organização Doméstica
Curso: Organização Doméstica
Acessar
Aprenda o passo a passo definitivo do processo de organização!
Fabricando Móveis de Pallet
Fabricando Móveis de Pallet
Acessar
O guia definitivo para fabricar seus móveis de pallet sem erros!
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Acessar
Aprenda definitivamente como cuidar de orquídeas de maneira fácil, sem precisar de habilidades especiais!

Vai decorar a casa? 

6 Comentários

  1. Patricia Ciciliano

    Oi! Legaç seu site. Quanto ao Vinilico, é legal esclarecer que ele não é barato não. Talvez o de colar e com espessura baixa, como 2mm. Hoje já tem Vinilico de 4 a 5 mm de espessura. O meu, é click e tem 4mm. Comprei da Beaulieu. Foi um bom investimento o m2 dele é de 110 a 150 reais sem instalação. Deve-se ter em mente que esse piso, no caso do Click, além do piso propriamente dito, tem o custo com a instalação que na minha cidade foi 20 reais o m2. Também tem o custo com os rodapés que se for de pvc tb é caro, cerca de 15 a 18 reais o m linear e a instalação dele, que necessita buchas específicas, cola e massa de acabamento. Além do valor da instalação.
    Então o Vinilico na realidade, comparado a qualquer outro, menos madeira, é o mais caro. Por cima aí foi quase 150 reais o m2 instalado. Um bom porcelanato classe A se encontra até por 35, 40 e 50 reais o m2.
    Eu sabia que seria caro, mas investi pra não passar frio pq moro no RS, pra não me incomodar com instalação mal feita de porcelanato e aplicação mal feita de rejunte. Rsrsrs abraço!

    • Vannia Bertholldo

      Olá Patrícia, obrigada pelas dicas! Muitas mudanças e novidades já aconteceram desde que escrevi o post. Hoje há mais opções de piso vinílico com preços mais em conta até preços mais caros com qualidade superior. Sua contribuição vai ajudar muito 😀 !

      Um grande abraço!

  2. Maiara

    Bom dia! Gostei muitas das dicas… Eu recomendo os pisos vinílicos principalmente pela praticidade.
    A empresa GOEDE está situada em Pomerode, Santa Catarina. Possui grande variedade de pisos vinílicos, molduras de poliestireno e também placas decorativas em 3d.
    A coleção de Pisos Vinílicos Goefloor, traduz os principais conceitos e tendências aos requisitos atuais em decoração, proporcionando ao ambiente uma linguagem visual limpa e harmoniosa, equilibrando funcionalidade e beleza.
    Para mais informações acesse nosso site:
    http://goede.com.br/pisos.htm

    • Vannia Bertholldo

      Olá Maiara! Fico feliz que tenha gostado da matéria.
      Sim, os pisos vinílicos são muito práticos e resistentes também, sem contar que costumam ter um preço bem mais atrativo em relação às demais opções, vale a pena considerar usá-los em casas, apartamentos, escritórios, consultórios.
      Um abraço e bons negócios aí em Santa Catarina!

      • Sergio Kella

        Adorei saber mais sobre o piso vinilico,vou trabalhar mais com ele.
        Att
        Sergio Kella
        Design de interiores

        • Vannia Bertholldo

          Sim Sergio, o piso vinílico é ótima opção para quem precisa de praticidade e preço acessível, tanto para empresas como para residências. E o melhor de tudo, fica lindo!
          Use nos seus projetos depois me conte.
          Abs,
          Vannia Bertholldo

Deixe um Comentário