Piso vinílico e linóleo
Hoje o assunto é sobre dois pisos que podem ser muito úteis se você você procura por praticidade e sustentabilidade, estamos falando dos pisos Linóleo e Vinílico
O que são? Do que são feitos? Onde podem ser usados?
No quadro abaixo você verá os tópicos que serão abordados e poderá ir direto ao tópico que prefere ler, basta clicar nele.
Veja o que você vai aprender neste artigo.
Linóleo
Um pouquinho da história do linóleo
Há 150 anos o industrial inglês Frederick Walton, sem querer, inventou o linóleo.
Ele produzia roupas, pincéis, escovas de cabelo, escovas para cavalos, entre outros produtos.
Ao tentar criar um tecido impermeabilizado, como se fosse borracha, impregnou em um tecido de juta, óleo de linhaça e resina de pinheiros. O resultado foi um material muito resistente, impermeável e de grande variedade de uso, inclusive como piso.
Ao longo dos anos o processo se industrializou e a mistura além de óleo de linhaça e resina, recebe também cortiça, serragem e pigmentos. Então os grânulos resultantes desta mistura são impregnados em juta formando mantas que ficam penduradas em estufas para secagem por cerca de duas semanas. Após a secagem recebem duas camadas de protetor específico para linóleo, a base de água.
Além das mantas, atualmente também se produz linóleo em placas.
Foi febre no início do século vinte graças aos designers do movimento Bauhaus e durante os anos 60 também. Atualmente voltou a ser procurado por ser produto natural, característica importante para quem se preocupa com sustentabilidade.
É muito usado em hospitais, escolas, restaurantes, academias de dança, mas também pode ser usado em residências. Há muitas opções de cores lisas, imitações de mármores e motivos geométricos.
As vantagens do Linóleo
1) Por ser composto por materiais naturais e renováveis, o linóleo torna-se um produto biodegradável, portanto, ecologicamente correto.
2) É um material muito resistente, pode chegar a 30 anos de uso, mesmo em locais públicos
3) Oferece conforto termoacústico, acompanha a temperatura do ambiente e abafa os ruídos das pisadas.
4) Pode ser instalado sobre outros pisos desde que estejam bem nivelados, limpos e livre de umidade. A ressalva vem para a instalação sobre piso de madeira, material que se movimenta e é suscetível a umidade, como o linóleo é colado, a instalação sobre piso de madeira pode causar o descolamento do piso pelo movimento ou pela possível umidade vinda do contrapiso.
5) É fácil de limpar e manter.
As desvantagens do Linóleo
1) Por ser material natural, poderá apresentar descoloração do seu pigmento devido a ação da luz natural ou artificial, como passar do tempo.
2) Não é indicado para áreas externas, nem áreas úmidas.
3) É preciso ter muita atenção ao contrapiso, ele precisa estar bem nivelado, impermeabilizado, livre de sujeiras e gordura, pois o linóleo pode descolar se as condições do contrapio não estiverem perfeitas.
4) O Brasil não fabrica este piso, por isso o linóleo vendido aqui é importanto, seu preço acaba não sendo tão bom quanto o de outros acabamentos aos quais já estamos acostumados.
Instalando o Linóleo
O linóleo é fácil de instalar, a manta ou as placas são coladas ao piso, mas mesmo assim é necessário usar mão de obra especializada, algumas marcas disponibilizam profissionais treinados, o que confere segurança e garantia ao material e serviço prestado.
Clique aqui e baixe a ficha técnica do piso linóleo no seu computador.
Vinílico
O que é piso vinílico
Vinil ou vinílico é a denominação dada a uma resina incolor e translúcida de PVC, que entra na composição de revestimentos em forma de mantas, placas e réguas para pisos e paredes.
Não confunda os pisos
A princípio podemos confundir o piso vinílico com o piso linóleo porque ambos têm apresentação em mantas ou placas e são colados no contrapiso, mas as semelhanças acabam aí.
O Linóleo é produzido com materiais naturais, é biodegradável, seu processo não permite muita variação nos padrões, por isso sua variedade se limita a cores lisas e a desenhos geométricos.
Já o vinílico tem várias formas de produção, é feito a partir de resina de vinil (PVC), minerais e pigmentos. Mas alguns fabricantes partem de materiais reciclados para sua produção. Tem amplas possibilidades de padrão, podendo ter cores lisas, imitar madeiras, cerâmicas e pedras com perfeição.
Características do vinílico
O vinílico é material flexível, muito resistente à abrasão, de fácil limpeza e manutenção, é hipoalergênico, não acumula pó, portanto há menor incidência de ácaros nos ambientes com este revestimento. Proporciona conforto termoacústico, mantendo a temperatura do ambiente e abafando ruídos como o famoso toc, toc das pisadas.
Onde usar o vinílico
É indicado para áreas internas, pois a cola não resiste à ação das chuvas e do sol, a que as áreas externas estão sujeitas.
Pode ser instalado em quase todos os ambientes internos, ele não pode ser instalado em boxes de banheiro, por exemplo, por causa do grande fluxo de água, mas é possível instalá-lo na área do vaso sanitário, em cozinhas e lavanderias.
A limpeza nestes casos pode ser feita com água e sabão, mas deve-se retirar a água imediatamente, porque esse piso pode ser lavado, mas não pode ficar submerso, por isso a retirada da água tem que ser feita imediatamente.
Existe uma versão de vinílico com encaixe macho e fêmea, esse sistema é chamado de click, essa versão não pode ser lavada, pois a água pode penetrar pelas junções e umedecer o contrapiso causando infiltrações e proliferação de bactérias. Para este tipo de piso a limpeza se faz com pano úmido e detergente neutro.
Instalando o vinílico
A instalação é fácil, rápida e limpa, tanto para as mantas como para as placas, réguas e sistema click. Mas é sempre indicado contratar profissional especializado para a instalação.
A aplicação deve ser feita preferencialmente em contrapisos bem nivelados, impermeabilizados e limpos. Pode ser instalado sobre outros pisos como cerâmicas e porcelanatos desde que bem nivelados e os rejuntes não sejam profundos.
Se houver desnível ou os rejuntes forem profundos, a melhor maneira de fazer é aplicar uma massa cimentícia ou nivelante sobre o piso em questão para regular e só depois instalar o piso vinílico.
Assim como o linóleo, há ressalvas para instalar o piso vinílico sobre piso de madeira, pois, o movimento da madeira e a umidade podem fazer soltar a cola do piso. Por isso indica-se a retirada do piso de madeira para instalar o vinílico.
Se optar por aplicar o piso vinílico sobre outro piso, verifique, antes de começar os trabalhos, se o ao final do processo, os milímetros adicionados ao piso antigo não vão interferir na abertura de portas dos ambientes envolvidos. A espessura deste piso varia de 2 a 3,2mm, fora a espessura da massa cimentícia reguladora que poderá ser aplicada ao piso antigo, por isso é necessário calcular antes de decidir aplicar o vinílico sobre o piso já existente.
Clique aqui e baixe a ficha técnica do piso vinílico no seu computador.
Considerações finais
O piso vinílico é uma opção muito prática, barata e, se bem escolhido (seleção de cor, textura e tema) dá o resultado esperado, deixando seus ambientes muito bonitos e aconchegantes.
Com a vida corrida que temos, ter um piso fácil de limpar e manter, bonito e que custou pouco, não tem preço!
Assim terminamos com a seleção de pisos para sua casa, falamos de 15 pisos fantásticos, tenho certeza que um ou mais deles será perfeito para você.
Um abraço e até o próximo post!
Produtos Indicados para Você | |||
---|---|---|---|
![]() Curso Mãos à Horta Acessar Você pode ter a sua horta em qualquer espaço, vai aprender a cultivar sem veneno e entender porque sua horta não dava certo. | ![]() Curso: Organização Doméstica Acessar Aprenda o passo a passo definitivo do processo de organização! | ![]() Fabricando Móveis de Pallet Acessar O guia definitivo para fabricar seus móveis de pallet sem erros! | ![]() Manual Como Cuidar de Orquídeas Acessar Aprenda definitivamente como cuidar de orquídeas de maneira fácil, sem precisar de habilidades especiais! |
6 Comentários