Poltrona charles eames, você pode ter esse clássico!

Já se perguntou por que a Poltrona Charles Eames é tão desejada, mesmo depois de sessenta anos do seu lançamento? Vamos descobrir!

Uma estrela do design

Nós a vemos em todos os lugares, escritórios, salas de estar, quartos e bibliotecas. Está sempre ambientada nas casas dos personagens das novelas, filmes e seriados.

A Poltrona Charles Eames (o nome correto é Eames Long Chair e Ottoman para determinar a Poltrona e o Puff) é mais do que um móvel, é uma obra de arte, símbolo de elegância, conforto e inspiração obtidos da observação de uma luva de baseball pelo casal Charles e Ray Eames para presentear seu amigo, o cineasta e diretor Billy Wilder.

Muitos de nós, cidadãos comuns, sonham em ter uma peça como essa na nossa casa.
 poltrona eames branca 1
Ela fica bem em qualquer ambiente, independentemente do estilo. Acho que parte do poder dela é ser atemporal, por isso continua sendo desejada, década após década.

Originais ou cópias?

O mercado está cheio de fábricas e lojas que vendem a Poltrona Charles Eames (Eames Long Chair) e o Puff Charles Eames (Eames Ottoman) com os preços mais variados possíveis.
 poltrona eames marrom 1
Alguns dizem que a diferença de preços se dá porque há peças originais e peças copiadas sendo comercializadas.

O fato é que, há apenas um representante oficial da poltrona Eames, a Herman Miller (a quem pertence a imagem de destaque deste artigo, que você vê na home do blog), que iniciou a produção das poltronas em massa com o casal de designers Charles e Ray Eames e mantém a produção até hoje.

Entretanto, a Herman Miller também não produz as poltronas exatamente como quando foi lançada. O processo de produção não é o mesmo, totalmente manual como no início da produção das peças, até os materiais usados são mais atuais e diversos para atender a todos os gostos e necessidades dos clientes, portanto não são os mesmos da época de concepção da poltrona e puff Eames.

A Herman Miller diz queessas peças têm evoluído ao longo dos anos, de um objeto feito à mão para um amigo a uma linha de produção com detalhes artesanais, e agora com alterações destinadas a assegurar a consistência e durabilidade, e reviver algumas das qualidades do trabalho original, porém mantendo a durabilidade.”

A Herman Miller é a representante oficial da poltrona e puff Eames. As demais empresas produzem cópias dessas peças e elas podem fazer isso porque o design da poltrona e puff Eames é de domínio público, já que tem mais de 50 anos.

O mercado traz oportunidades

Entre os fabricantes não oficiais dessas peças, os preços variam de acordo com o tipo de cópia, as empresas que conseguem chegar o mais próximo possível da poltrona e puff  originais, cobram mais pelo produto. Também devemos considerar o tipo de acabamento que será usado nela, como couro natural, couro ecológico, tecido, madeira, etc., isso tudo define o preço que cada fabricante pratica no mercado.

O fato é que, o design consagrado está mais acessível para os amantes do design e, como nem todos podem comprar a peça do representante oficial, podemos lançar mão de opções tão boas quanto, então porque não aproveitar a oportunidade?

Pesquisando o mercado

Pesquisando pela internet você encontrará peças com diversos acabamentos, tamanhos e preços. Há empresas que vendem apenas o conjunto (poltrona e puff Eames) e empresas que vendem as peças separadamente.

A minha dica, na hora de comprar a sua Poltrona e Puff Eames, é fazer as seguintes verificações:

O tamanho das peças são próximas aos tamanhos das peças originais?

Poltrona– largura: 84; profundidade: 83; altura: 85

Puff– largura: 66;  profundidade: 54; altura: 38

Que tipo de acabamento usam?

O material é de qualidade? Há referências de outros compradores sobre a qualidade desse produto? Tem garantia?

Qual o preço praticado?

Os preços variam muito, mas percebi que as empresas que cobram mais oferecem mais, mais qualidade, mais variedade e mais garantia. Você precisará fazer a sua avaliação de custo x benefício.

Qual a garantia oferecida?

As empresas tem oferecido garantias de 06 meses, 01 ano e 05 anos. As que tem preços mais altos e melhores materiais oferecem garantias maiores.

Escolha a que for mais conveniente para você.

Entrega

A empresa tem um prazo de entrega que te atende? Esta informação está clara na descrição do produto, ordem de compra, ou no site da empresa?

A empresa dá suporte e atende bem ao cliente?

Acredito que as empresas, principalmente as grandes empresas, não estão livres de ter problemas com clientes, mas eu acredito também que as boas empresas procuram resolver seus problemas com seus clientes de forma transparente, da melhor maneira possível dando todo o suporte a eles, durante a compra, na entrega e no pós entrega também. 

Sendo assim, a empresa que você escolheu comprar sua Poltrona Charles Eames, tem um bom histórico de atendimento aos seus clientes? Possuem depoimentos de clientes satisfeitos em seu site? Os clientes que tiveram problemas foram atendidos a contento?

Esses são os pontos que eu analisei durante a minha busca na internet, montei uma planilha comparativa com os resultados de 05 empresas que apareciam nas principais colocações do Google.

Com isso dá para ter uma boa ideia do que as empresas oferecem e como elas são vistas pelos consumidores. E eu sugiro que você faça uma comparação semelhante, se estiver pensando em comprar a poltrona e puff Eames.

Das 05 empresas que analisei (não vou citar uma a uma, oriento que você faça uma busca no google com o termo “Poltrona Charles Eames” e você poderá saber quais empresas estão nos primeiros lugares das buscas e poderá analisá-las conforme indiquei acima, ok?)  uma empresa obteve as melhores pontuações:

Essência Móveis de Design

  • Tamanho das peças é bem próximo ao original
  • 05 opções de couro natural e 14 opções em couro sintético
  • Garantia de 05 anos
  • Entrega: 32 dias corridos
  • Chat online para esclarecimentos de dúvidas
  • Baixo índice de reclamação de clientes, com 100% de resolução e índice de satisfação entre os reclamantes de 60% . Neste ponto, algumas das empresas analisadas tiveram um índice muito alto de reclamações com baixo índice de satisfação na resolução dos problemas. Por isso esse fator me chamou a atenção na Essência Móveis de Design.

Conclusão

Quando fiz essa pesquisa não pensei que fosse cruzar com a Essência Móveis de Design, pensei que fosse deparar apenas com os grandes nomes do mercado, pra mim foi uma grata surpresa ver a Essência Móveis entre os principais resultados de busca para a Poltrona Charles Eames, sinal do bom trabalho que eles vem fazendo ao longo desses quase 05 anos de existência.

Conheci a empresa em 2014, durante um congresso online de decoração, eles tem um conceito inovador de mercado online, são transparentes com seus clientes, dão dicas pontuais em seu blog e promovem um um bazar anual que já se tornou um evento muito esperado por todos os seus seguidores.

Não é à toa que eles foram destaque na revista Exame de abril de 2014.

É claro que você não precisa e não deve acreditar apenas na minha palavra, faça a sua pesquisa, compare as empresas, cheque seus pontos fortes e fracos e tome sua própria decisão.  

Te vejo no próximo post! 🙂

Vai decorar a casa? 

Deixe um Comentário