Como escolher revestimentos de pisos e paredes

Para escolher os revestimentos de pisos e paredes é preciso um pouco de conhecimento e estratégia também.

É preciso pensar na casa como um todo na hora de definir os acabamentos que serão usados nela.

É importante escolher os revestimentos que lhe agradam, fazer paginação para escolher formas de aplicação e então definir a quantidade correta a comprar de revestimentos para pisos e paredes, rejuntes e rodapés.

Para isso você tem que ter desenhado a sua planta baixa, segundo as instruções que dei aqui, elas serão requisitadas pelas lojas de revestimentos que precisarão dela para fazer a paginação e calcular as quantidades de material necessário.

Dito isso, vamos ver como escolher revestimentos de pisos e paredes:

Duas dicas para escolher revestimentos de pisos

Existe hoje uma gama enorme de opções de revestimentos para pisos e paredes, o que pode deixar o consumidor completamente em dúvida na hora de comprar.

Dividir a casa em áreas é um bom método para ajudar na escolha:

Área Social (sala de estar, sala de jantar, corredor que leva aos quartos e banheiros)
Área Íntima (quartos)
Banheiros
Cozinha e Área de Serviço

Planta Geral 2

Para a escolha, leve em conta primeiramente dois fatores: necessidade e gosto pessoal.

Definindo pisos de acordo com a necessidade 

Se você mora em uma cidade de clima quente na maior parte do ano, leve em consideração usar piso frio nas áreas sociais ou mesmo na casa toda.

Os pisos frios estão cada vez mais resistentes e bonitos, sua casa não perderia por ter esse tipo de piso em boa parte dela ou na casa toda. Sem contar que a praticidade em limpar um piso frio como porcelanato, por exemplo, não tem comparação quando pensamos em outros pisos que precisam de um cuidado maior na hora de limpar. Se essa for a sua opção, não deixe de ler o post sobre rejuntes que vai lhe mostrar a melhor opção para cada ambiente da casa.

Se você mora em uma cidade de clima mais frio na maior parte do ano, leve em consideração usar piso de madeira, laminados ou vinílicos para área social e piso cerâmico ou porcelanato para banheiros, cozinha e área de serviço.

Procure manter harmonia entre esses materiais, eles devem combinar entre si, veja o post em que falo sobre o que faz uma decoração ser atraente e siga essa linha de raciocínio.

Definindo pisos por gosto pessoal

Talvez você goste muito de madeira natural, mármore ou granito, mas o alto preço que estes pisos têm pode ser um impeditivo para compra-los. Neste caso você tem opções, pois há pisos que imitam perfeitamente esses materiais, o porcelanato, piso cerâmico e o piso vinílico fazem esse papel com maestria e com preços bem menores.

Eu falei sobre isso em posts anteriores, se quiser conferir isso e conhecer mais a fundo sobre pisos, onde usá-los e obter suas fichas técnicas, confira a série de posts sobre pisos para sua casa:

Cerâmica e Porcelanato

Ladrilho Hidráulico em foco

Granito na Decoração

Assoalho de Madeira, Carpete de Madeira ou Laminado?

Parquet e Taco

Vinílico e Linóleo

Dicas rápidas para escolher revestimentos de paredes

Pensando nas paredes, a tinta ainda é a opção número 01 para as áreas sociais e dormitórios. É a opção mais em conta e é perfeita porque há uma extensa variedade de cores e texturas que se pode aplicar com elas.

Nestas áreas considere usar em uma das paredes um papel de parede com textura leve ou com tons dentro da paleta escolhida para o ambiente. Também é possível usar um painel de madeira natural ou laminado ou vinílico em uma parede de destaque que receberá a televisão, uma estante vazada ou prateleiras.

Nas áreas molhadas o revestimento cerâmico é o mais bem selecionado por sua praticidade e desempenho. Use a paginação como sua aliada, leve as plantas que desenhou no exercício passado às lojas de revestimento e peça para proporem opções de montagem do piso e paredes da sua casa para sua visualização, a maioria das loja oferece esse serviço aos clientes. Isso te ajudará não só definir o piso que quer comprar, como também a quantidade correta a comprar. Atenção ao rejunte que você vai usar nessas áreas, confira o post em que falo do assunto rejuntes e veja qual a melhor opção para você.

Conclusão

Neste post há muita informação vinda principalmente de posts que escrevi anteriormente.

Leia esses posts, baixe o material de apoio que eles oferecem, a ideia é que você entenda um pouco mais sobre esse universo e, como você já pode ter percebido, estará avançando em mais um passo no planejamento de decoração da sua casa.

A ideia para quem vai decorar sua primeira casa é:

  1. saber por onde começar;
  2. a que devo estar atendo para não errar;
  3. saber o que existe no mercado e; 
  4. ter uma noção de quanto dinheiro será necessário para realizar cada fase.

É um planejamento, então siga cada etapa, pesquise preços de tintas, pisos e revestimentos, leve sua planta às lojas para descobrir, segundo a paginação feita, quanto de cada material será necessário, anote em uma planilha ou caderno e prepare-se para quando for realizar a compra destes itens.

E se você gostou deste artigo, comente e compartilhe com seus amigos!

Produtos Indicados para Você
Curso Mãos à Horta
Curso Mãos à Horta
Acessar
Você pode ter a sua horta em qualquer espaço, vai aprender a cultivar sem veneno e entender porque sua horta não dava certo.
Curso: Organização Doméstica
Curso: Organização Doméstica
Acessar
Aprenda o passo a passo definitivo do processo de organização!
Fabricando Móveis de Pallet
Fabricando Móveis de Pallet
Acessar
O guia definitivo para fabricar seus móveis de pallet sem erros!
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Acessar
Aprenda definitivamente como cuidar de orquídeas de maneira fácil, sem precisar de habilidades especiais!

Vai decorar a casa? 

2 Comentários

  1. Vilson Castelo-Branco

    Oi Vania,

    Gostei muito do seu blog. Estou fazendo acabamento de uma casa em Belo Horizonte. Suas dicas foram bem vindas, principalmente os temas: junta de dilatacao, rodapes, Piso de cimento queimado.

    Obrigado por compartihar suas experiencias!!!

    Vilson

    • Vannia Bertholldo

      Que bom Vilson! Fico feliz que esse conteúdo tenha te ajudado. A fase de revestir os pisos e paredes é muito importante, nela gastamos boa parte da verba destinada para a reforma da casa ou quando recebemos as chaves de um apartamento novo entregue pela construtora. Cometer erros nessa fase é fatal, por isso reunir toda a informação sobre o tema e só depois começar a gir é o mais indicado. Sinta-se à vontade se quiser e puder compartilhar o resultado do seu trabalho na casa de Belo Horizonte, ok? Um abraço!

Deixe um Comentário