Roupa de cama, sabe vestir a sua?

Não tem nada mais convidativo do que uma cama bem arrumada, fofinha e aconchegante. É aí que entra a roupa de cama, é ela que, ao vestir a cama, traz uma infinidade de sensações pra gente, vontade de se jogar, de ler um livro, de aninhar-se com quem se ama ou simplesmente se esticar e ver televisão até o sono nos sequestrar!

Essa experiência não está restrita às revistas ou hotéis de luxo, nós também podemos ter em casa a cama dos sonhos usando a roupa de cama certa na nossa cama. Então vamos já descobrir o que é necessário para essa grande produção!

Roupa de cama, peças necessárias

Se formos montar uma lista com os itens de roupa de cama necessários para a cama dos sonhos, a lista seria a seguinte:

Lençóis

Os lençóis podem ser vendidos em jogos ou separadamente. Comprar o jogo de lençóis pode ser mais vantajoso pela combinação e valor dos itens. Nos jogos de lençóis você normalmente encontrará um lençol de baixo, um lençol de cima e duas fronhas. Opte por peças 100% algodão a partir de 300 fios, assim você garante conforto e durabilidade das peças.

roupa de cama 1.1jpg

Como usar?

Os lençóis servem para cobrir o colchão, começamos com o lençol de baixo, que pode ser com ou sem elástico, se for sem elástico o centralizamos na cama e envelopamos o colchão, prendendo as sobras do lençol embaixo do colchão. No caso do lençol de baixo ter elástico, basta ajustar a peça ao colchão encaixando as costuras do lençol nas extremidades do colchão (é importante saber o tamanho do seu colchão antes de comprar os lençóis e qualquer outra roupa de cama, pois há algumas variedades no mercado e você pode acabar comprando uma peça grande demais ou pequena demais).

Por cima dele usamos o lençol de cima que pode ou não ter uma borda costurada do avesso do lençol, com alguma estampa combinando com o lençol de baixo (que normalmente é liso).

Ele é feito assim para quando o esticarmos, de forma centralizada sobre o lençol de baixo, deixarmos que a borda fique sobrando para dobrá-la sobre a manta ou cobertor que colocaremos em cima do lençol de cima. Esse lençol também é envelopado no colchão.

roupa de cama 2.1

Manta

Esse é o próximo Item a colocar na cama, normalmente feito de lã ou microfibra, é leve e servirá para aquecer as noites de outono. No inverno pode-se optar por cobertores mais grossos de lã.

E no verão pode-se optar por não usar a manta, ficando com a opção de lençol de baixo e lençol de cima.

 Como usar?

Usa-se a manta esticada sobre a cama dobrado na parte da cabeceira com a borda do lençol de cima dobrada sobre ela, neste caso a manta será envelopada junto com o lençol de cima. Se você preferir ter as laterais da manta ou cobertor soltas, prendendo apenas a parte dos pés, você pode fazê-lo, neste caso o lençol de cima também ficará solto nas laterais permitindo que a borda da cabeceira se dobre facilmente sobre a manta.

roupa de cama 3

Edredon

O edredon é a peça que garante que ficaremos quentinhos nas noites de inverno, além de conferir um charme todo especial na decoração da cama.

Como usar?

O edredon pode ser disposto na cama de forma arrumadinha nos pés da cama, dobrado em retângulo ou em forma de sanfona, dobrado em 03 partes iguais.

roupa de cama 4.1jpg

roupa de cama 5.1jpg

Ou pode ser disposto de forma mais despojada com uma ponta dobrada na transversal ou irregularmente nos pés da cama.

roupa de cama 6.1jpg

potterybarn

No verão o edredon pode ser trocado pelo cobre-leito que é uma versão mais leve e mais fino do que o edredon e portanto, mais fresco para usar durante os dias quentes de verão.

É importante que o edredon ou cobre-leito combine com os lençóis, com tons parecidos ou estampas que contemplem as cores lisas  dos lençóis ou edredon.

Travesseiros

Uma cama bonita tem vários travesseiros e almofadas, mas você já consegue um visual bonito usando 04 travesseiros se, sua cama for de casal e 02 travesseiros se sua cama for de solteiro.

roupa de cama 7.1jpg

Como usar?

Para dois travesseiros você pode fazer uso de capas de travesseiro que são mais encorpadas do que as fronhas, podem ter textura e estampas que combinem com o edredon ou cobre-leito, por exemplo.  Deixe-os em pé, encostados na cabeceira.

E os outros dois travesseiros podem combinar com os lençóis ou com a manta e ficarão apoiados nos travesseiros com capa. Colocar duas almofadas menores na frente dos travesseiros também fica muito bonito.

Você também pode dispor os travesseiros empilhados (duas pilhas de 02) e colocar à frente deles as almofadas menores.

 roupa de cama 8.1jpg

No final, a montagem das peças de roupa da cama vai da criatividade, não é necessário seguir uma regra rígida, a gente vê as montagens feitas pelos profissionais e depois copiamos ou criamos a nossa montagem.

Mas uma coisa é certa, lençóis, mantas, edredons, cobre-leitos e travesseiros precisam estar em harmonia com as cores e estilo do quarto para que a sensação de aconchego e bem-estar estejam garantidas.

Gostou deste artigo? Então comente e compartilhe 🙂 !

Produtos Indicados para Você
Curso Mãos à Horta
Curso Mãos à Horta
Acessar
Você pode ter a sua horta em qualquer espaço, vai aprender a cultivar sem veneno e entender porque sua horta não dava certo.
Curso: Organização Doméstica
Curso: Organização Doméstica
Acessar
Aprenda o passo a passo definitivo do processo de organização!
Fabricando Móveis de Pallet
Fabricando Móveis de Pallet
Acessar
O guia definitivo para fabricar seus móveis de pallet sem erros!
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Manual Como Cuidar de Orquídeas
Acessar
Aprenda definitivamente como cuidar de orquídeas de maneira fácil, sem precisar de habilidades especiais!

Vai decorar a casa? 

2 Comentários

  1. Aline

    O lençol que vai depois do de elástico não deveria ir por cima da manta?? Pois dificulta o calor do corpo aquecer a manta. E também dificulta o ar frio entrar. Aline

    • Vannia Bertholldo

      Oi Aline, tudo bem?

      Essa é a regra convencional para fazer camas corretamente, é seguida pelos hotéis, lojas de cama, mesa e banho, lojas de decoração e pelas pessoas que gostam de seguir a convenção padrão para arrumação e decoração de suas casas e pelas pessoas que tem alergia à lã, microfibra ou outros tipos de materiais.

      Mas eu entendo o seu ponto de vista, de fato, demora mais pra gente ficar quentinha quando o lençol está por baixo da manta. Neste caso, faça como eu, quebre a regra! Em épocas de frio eu elimino o lençol superior e mantenho a manta debaixo de um acolchoado ou de um edredon, depende do frio que está fazendo.

      Neste caso eu não faço a dobra (nada impede que você faça a dobra, se sua manta tiver uma estampa leve e bonita, pode ser interessante), estico completamente o acolchoado ou o edredon sobre a cama (com a manta embaixo, sem estar aparente), prendo na parte da cabeceira e nos pés e as laterais ficam soltas, posiciono o travesseiro, com capa, de pé, encostado na cabeceira e posiciono duas almofadas, de pé, lado a lado, encostadas no travesseiro, depois posiciono mais uma almofada menor na frente e ao centro das almofadas anteriores e pronto, tenho uma cama bonita e quentinha!

      Um abraço e obrigada por comentar!

Deixe um Comentário