Problemas para montar a sala de jantar? Siga esses passos

Montar a sala de jantar requer atenção.

Atenção com as medidas do ambiente, atenção às medidas das peças, atenção aos nossos gostos e desejos para esse ambiente.

Se você está querendo montar a sua sala de jantar, siga esses 04 passos e nada vai te atrapalhar!

Passo 1: layout

Se você acompanha o blog há algum tempo, já deve estar pensando, lá vem ela de novo com essa história de planta baixa…

E é verdade, eu não deixo ninguém começar um trabalho de decoração sem antes ter em mãos a planta baixa do ambiente. Não só ela, precisamos também das plantas com a vista “de frente” das paredes do ambiente em questão.

Planta baixa para mim é como o orçamento do economista ou o fluxo de caixa de quem cuida das finanças de uma casa ou empresa, não dá para começar sem ele!

A planta baixa é o nosso guia do que é possível fazer no ambiente, então se você ainda não desenhou a sua, faça isso agora, eu ensino como fazer no artigo sobre esse tema, clique aqui e aprenda a fazer a sua.

Passo 2: iluminação

Se sua sala de jantar é conjugada com a sua sala de estar, pode ser que já tenha iluminação geral para o ambiente todo feita com luminária sobreposta ou com teto de gesso com luz embutida. Dessa forma a iluminação é distribuída por todo o ambiente de forma igual.

Para conseguir um ambiente aconchegante na área destinada ao jantar, faça uso de um pendente que traga luz difusa para mesa de jantar, ou seja, não haverá luz direta sobre a mesa, mas sim uma luz leve sobre ela que deixará o ambiente mais aconchegante, agradável e elegante.

O mercado oferece muitos modelos de pendentes decorativos lindos, escolha um que convirja com a sua sala de jantar.

sala de jantar luminária pendente
Passo 3: móveis

Uma sala de jantar precisa de alguns móveis básicos para garantir conforto e funcionalidade do ambiente, a começar pela:

Mesa de Jantar 

Qual a melhor opção, redonda, quadrada ou retangular? A sua planta baixa vai dizer.

Mesa Redonda

sala de jantar mesa redonda

As mesas redondas pedem espaços amplos. Para acomodar 04 pessoas você precisará de uma mesa de pelo menos 90 cm de diâmetro. Para mais pessoas, adicione a essa medida 20 cm, por pessoa, então para 5 pessoas mesa a partir de 110 cm de diâmetro, para 6 pessoas mesa a partir de 130 cm de diâmetro e assim por diante.

A área onde será colocada a mesa, terá que ser bem maior superior ao diâmetro escolhido, pois um espaço de 1,10 m ao redor da mesa deverá ser preservado para receber as cadeiras e estas terão que ter espaço suficiente para serem afastadas quando as pessoas estiverem se sentando à mesa e ainda permita circulação confortável no entorno, durante as refeições.

Se, por exemplo, o diâmetro escolhido para sua mesa foi de 1,20 m, a área onde será colocada deverá ter diâmetro de 3,40 m, conforme mostrado no desenho abaixo:

Mesa com diâmetro de 1,20 m, espaço de 1,10 m no entorno (50 cm para cadeiras e 60 cm para circulação). Tamanho do diâmetro onde se encontram mesa e cadeiras: 3,40 m.

planta sala de jantar redonda2

OBSERVAÇÃO:

Se seu espaço não permitir um espaço livre de 1,10 m no entorno da sua mesa, tente mantê-lo o mais próximo disso possível.

É possível montar espaços de jantar com espaço de circulação entre 80 e 90cm sem perder funcionalidade e conforto.

Mas é claro que o tamanho e proporções dos moradores e a definição dos tipos e tamanhos de móveis são itens fundamentais nesta definição.

Se precisar manter um espaço de circulação inferior a 1,10 m, opte por mesa retangular ou oval, com pés mais finos ou pés centrais. Optar por usar banco em um dos lados ou em dois lados da mesa, no lugar de cadeiras, também ajuda muito (para a mesa redonda o banco não funciona, somente para as quadradas e retangulares).

Mesa Quadrada

sala de jantar mesa quadrada

As mesas quadradas também precisam de um espaço maior, mas são mais fáceis de colocar no ambiente do que as mesas redondas e pode-se, se for necessário, encostar um dos lados na parede para facilitar a ambientação.

Mais uma vez, sua planta baixa vai “dizer” se é possível ou não, colocar uma mesa quadrada na sua sala de jantar e de que tamanho.

Para que uma pessoa tenha conforto quando está sentada à mesa, ela deve dispor de um espaço entre 50 e 60 cm para poder se movimentar confortavelmente. Então, para acomodar 04 pessoas, a mesa quadrada deve ter pelo menos 100 cm X 100 cm, para 08 pessoas a mesa deve ter a partir de 120 cm X 120 cm.

Aqui também é necessário que se considere um espaço de circulação no entorno da mesa de 1,10 m (veja o comentário que faço em Observação, logo acima). Então, se a mesa tiver 1,50 X 1,50 m, o espaço onde ela será colocada deverá ter 3,70 X 3,70 m, para acomodar as cadeiras e garantir que se possa sentar à mesa com conforto, como mostrado no desenho abaixo:

planta sala de jantar quadrada9

Mesa Retangular

sala de jantar mesa retangular

As mesas retangulares costumam ser as que mais se adequam aos espaços de jantar atuais, há diversos tamanhos no mercado, por padrão uma mesa de jantar retangular que acomoda de 04 a 06 pessoas (depende se as cabeceiras serão ou não utilizadas) deve medir 120X90cm, mas se a sua planta baixa pede por uma peça menor, você encontrará peças de 110x80cm ou 120x70cm. E, se precisar de peças maiores, também vai achar em diversos tamanhos.

Apenas não se esqueça de considerar, no local onde ela será colocada, o espaço de circulação de 1,10 m adicionais, para cada lado da mesa que receberá cadeiras ou banco, (veja o comentário que faço em Observação, logo acima), para não tirar o conforto de quem for se sentar à mesa.

planta sala de jantar retangular2

No exemplo acima, o espaço é estreito, por isso uma mesa retangular de 1,70×0,80mt foi encostada na parede para acomodar 04 pessoas. A distância de 1,10 m para cada lado, onde há cadeiras foi respeitado (50 cm para movimentar as cadeiras e 60 para circulação). No corredor 60 cm de circulação são suficientes, já que não há assento na cabeceira e logo essa medida aumenta quando se vai para a pequena sala de estar.

A mesa retangular acaba sendo a opção mais procurada por ter mais variedades de tamanhos e consequentemente, a que melhor atende às necessidades de pequenos espaços e grandes espaços também. 

Mesa Oval

A mesa oval é indicada para os espaços pequenos porque as cabeceiras tem as pontas ovaladas ocupando menos espaço e facilitando a circulação. Sem contar que é um formato bonito de se ter no ambiente.

Esse é um dos motivos pelos quais a Mesa Oval Saarinen não sai de uso desde os anos 50.

sala de jantar mesa oval saarinen

Cadeiras

Você encontrará cadeiras de todos os tipos, com ou sem braço, espaldar mais alto ou mais baixo, robustas e magrinhas.

Mais uma vez a sua escolha deverá partir do espaço que você tem, desta vez do espaço que sua mesa tem para comportá-las.

Opte por cadeiras que, quando colocadas sob a mesa, deixam um espaço de 10 a 20 cm entre uma cadeira e outra (se a mesa tem os pés nas pontas da mesa, não se esqueça de levar isso em conta na hora de escolher o tamanho das cadeiras), além de ficar visualmente bonito e harmonioso, esse espaço permitirá livre movimentação de quem estiver sentado.

Se seu espaço permitir cadeiras mais robustas, a opção com braços pode entrar na seleção. Você também pode optar por ter cadeiras com braços somente nas cabeceiras da mesa.

sala de jantar mesa retangular com cadeiras
Aparador/ Buffet

Ter um aparador ou um buffet na sala de jantar é uma grande ajuda. Se houver espaço na sua sala considere usar um destes móveis, nele você apoiará louças e travessas durante as refeições.

Se sua opção for por um aparador, dependendo do modelo, você poder mante embaixo dele pufs ou um banco que poderá ser usado na hora das refeições como assento adicional e devolvido embaixo do aparador ao fim delas.

Se optar por um buffet, além de apoiar louças e travessas em cima dele durante as refeições, poderá guardar nele o aparelho de jantar e outros objetos, poupando os armários da cozinha dessa função.

Para selecionar a melhor peça para a sua sala, consulte sua planta baixa e verifique quais as dimensões indicadas para essa peça, lembrando de respeitar o espaço de circulação de 1,10 m entre a peça e a mesa.

Passo 4: acessórios

O toque final vem dos acessórios que você pode colocar na sala de jantar.

Um espelho bonito na parede ou um quadro, valorizam muito esse ambiente.
Um objeto decorativo em cima do aparador, como vasos ou bandejas (mas sem exageros pois se o aparador for seu suporte para as refeições, não será muito prático remover vários objetos de cima dele para usá-lo durante as refeições). 

Se optou por colocar um pendente acima da mesa de jantar, você pode escolher uma peça que enriqueça sua sala.
 sala de jantar acessórios e cadeiras
Dê o seu toque, use sua criatividade, lance mão das ideias que viu em outros lugares e deixe sua sala de jantar com o seu estilo!

E você, qual é a sua maior dificuldade em montar sua sala de jantar? Partilhe suas dúvidas ou experiência conosco. 

E se gostou do artigo compartilhe com os amigos! 🙂

Vai decorar a casa? 

4 Comentários

  1. Patricia

    Vannia estou com uma dúvida e fiz várias pesquisas sobre, mas não encontrei a resposta que procuro, veja se pode me ajudar.
    Vou Utilizar uma mesa retangular e pretendo utilizar banco fixado na parede de um lados, ou seja, não terá circulação de pessoas em um dos lados, somente um banco e a mesa já vai ficar a distância correta para a pessoa apenas chegar e sentar-se, em qual distância da parede que vai ficar o banco devo deixar minha mesa?

    • Vannia Bertholldo

      Oi Patrícia, tudo bem?

      Que legal você usar banco na sua sala de jantar!

      Antes de falar sobre o posicionamento da mesa, alguns fatores precisam ser considerados no uso do banco com mesa de jantar, ok?
      Neste tipo de configuração, a preocupação tem que estar no acesso que as pessoas terão ao banco. Sentar-se tem que ser fácil. Para isso é preciso dar atenção a:

      1) Altura do banco – ele não deve ter o assento mais alto do que uma cadeira padrão. O espaço médio entre o assento do banco e a parte inferior do tampo da mesa de jantar deve ficar em torno de 25 a 30 cm, para ficar confortável o acesso e a permanência no banco durante as refeições.
      2) Como o banco ficará fixo na parede ele deverá ter uma profundidade que garanta o conforto de quem se sentar, por isso evite opções muito estreitas.
      3) Pés da Mesa – mesas com pés centrais são melhores para usar com bancos, pois tornam mais fácil o acesso, diferente das mesas com pés nas extremidades que podem dificultar o acesso ao banco, principalmente se o banco tem o mesmo comprimento da mesa.

      Posicionando a mesa:

      No seu caso a distância da mesa de jantar tem que ser pensada em relação ao banco. Normalmente a mesa avançará sobre o banco até cobrir metade dele. Então, se o banco tiver profundidade de 50 cm, a mesa avançará 25 cm sobre o banco.

      Mas é claro que isso pode mudar de acordo com a proporção física dos membros da casa e de acordo com as dimensões do banco e da mesa (itens 1, 2 e 3 acima).

      O ideal é testar com a pessoa de maior dimensão física da família para verificar se ela fica confortável nessa configuração, se as pernas não batem no pé da mesa, se a movimentação dela na mesa é livre, se a inclinação para fazer as refeições é boa. Caso contrário, reposicione a mesa recuando ou avançando, até que essa pessoa fique confortável. Esta será aposição ideal para sua mesa.

      Espero ter conseguido te ajudar,
      Um abraço!

      • Patricia

        Olá Vannia, ajudou e muito, obrigada era exatamente o que eu precisava saber!
        Abraços!

        • Vannia Bertholldo

          Que bom Patrícia, fico feliz em ajudar!
          Um abraço e apareça por aqui sempre que quiser.

Deixe um Comentário