Sofá retrátil e reclinável, o guia completo

Já tem algum tempo que estou “ensaiando” para falar sobre Sofá Retrátil e Reclinável, porque um dos posts mais acessados do blog é o Como Escolher um Sofá de Qualidade, nele eu falo dos cuidados que devemos ter antes de comprar um sofá, de estrutura fixa. Acontece que, muitas pessoas ao lerem o artigo, me perguntam sobre dois outros tipos de sofá, aqueles que são o sonho de consumo de muitos de nós: o sofá retrátil e reclinável.

As perguntas mais frequentes são se esses sofás são bons e como se faz para acertar na escolha dessa peça.

Confesso que não é fácil escolher um sofá retrátil ou reclinável de qualidade, já que boa parte da produção nacional não atende à necessidade de conforto, qualidade e durabilidade que uma peça dessas tem que ter.

E as peças importadas, de marcas conceituadas, têm preços impraticáveis para a maioria das famílias brasileiras.

É claro que um sofá retrátil e reclinável de qualidade não vai sair a preço de banana, não devemos nos iludir em relação a isso. Mas é possível encontrar peças de qualidade com valores intermediários.

Mas como saber se um sofá retrátil ou reclinável é de qualidade?

Entendo como ele é fabricado. Veja a seguir como deve ser feito um sofá dessa categoria:

Estrutura do Sofá Retrátil e Reclinável

O material usado para construir a estrutura do sofá retrátil e reclinável não difere do material usado para fazer o sofá fixo.

A base do sofá (a caixa dele) tem que ser construída com madeira maciça (as mais usadas para construção de móveis são o pinus e o eucalipto de reflorestamento) ou aço.

Para os braços e encosto do sofá, usa-se laminado compensado (não confundir com aglomerado, o laminado compensado são chapas finas de madeira, coladas umas nas outras, alternadamente, formando cruzamento de 90° entre as fibras das chapas, que é o que torna esse material muito resistente).

Os pés podem ser de madeira maciça ou aço.

Muitas empresas não usam madeira maciça ou aço na construção dos seus sofás, pergunte sobre isso a quem estiver te atendendo na loja, peça para ver catálogos ou material descritivo da peça que descrevam claramente o material usado na fabricação do sofá.

Assento e Encosto

O assento deve ser estruturado com percintas elásticas ou molas curvas.  A espuma deverá ter densidade D28 para o assento e encosto, que é a densidade indicada para os sofás de Home.

As boas marcas usam mantas siliconadas sobre a espuma de assento e encosto para aumentar a sensação de conforto da peça.

Mecanismo do Sofá Retrátil e Reclinável

O mecanismo de deslize e reclinação tem que ser feitos com materiais de qualidade, pergunte ao vendedor sobre o material do qual é feito o mecanismo, peça para ver catálogos ou material descritivo que comprove do que é feito o mecanismo do sofá.

A peça tem que suportar bem o peso e também o abrir e fechar constantes, tem que ser estável, não pode perder a sustentação quando aberto, nem inclinar quando uma pessoa senta em uma das extremidades, acredite, você vai encontrar produtos assim no mercado, então teste o sofá!

Fuja dos produtos com materiais inferiores, procure sempre por peças feitas com os melhores materiais tanto para estrutura, espumas, como para o mecanismo de deslize e reclinação.

A Garantia

Depois de saber sobre como é feito o sofá retrátil ou reclinável, pergunte sobre a garantia. O tempo de garantia que a empresa lhe oferecer será condizente com a qualidade do produto que ela está oferecendo.

Não dá para aceitar garantia de apenas 01 ano para defeitos estruturais num sofá desse tipo, se essa for a proposta da loja, meu conselho é que não aceite, na minha visão esse é um atestado da falta de qualidade e compromisso que empresa está tendo com você.

Fazendo a Lição de Casa

Desde o começo deste ano eu tenho pesquisado empresas que fabricam e vendem sofás retráteis e sofás reclináveis. Meu objetivo era achar uma empresa que atendesse a bons padrões de qualidade, durabilidade, conforto, assistência ao cliente, que tivesse pontos de atendimento em várias cidades brasileiras e preço intermediário em relação aos produtos importados.

Como você pode imaginar essa não foi uma tarefa fácil, contatei empresas que me foram indicadas, empresas que descobri em pesquisas na internet e empresas que eu já conhecia do mercado.

Fiquei impressionada com a falta de resposta de algumas empresas (internet) e com o pouco caso de outras que mostraram pouco ou nenhum interesse em apresentarem seus produtos e falarem sobre seus materiais, garantias, etc.

Mas acabei encontrando uma empresa que me surpreendeu: a Casa de Cinema Brasil.

Pelo nome eu imaginei que se tratasse de uma empresa específica para quem quer montar uma sala de home muito elaborada, mas não, eles atendem a esse tipo de necessidade e também a quem quer apenas montar sua sala com um bom sofá reclinável ou retrátil.

Espaço Reclinável

Veja a seguir o que apurei da empresa:

Casa de Cinema Brasil 

A empresa tem 12 anos de mercado e é focada em salas de Home residenciais.

A fábrica fica em São José do Rio Preto e possuem pontos de venda em algumas cidades dentro dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Pará.

Estrutura dos Sofás da Casa de Cinema Brasil

As estruturas são feitas de madeira maciça de reflorestamento e compensado naval (que é o compensado laminado preparado para ser mais resistente à umidade).

O Assento e Encosto 

A estruturação do assento e encosto dos sofás é feita com molas de aço carbono temperado  e espuma D28 HP (espuma de alto desempenho).

Sobre a espuma D28 são aplicadas mantas siliconadas, que como já vimos, dão mais conforto a quem senta no sofá.

O Mecanismo dos Sofás 

O mecanismo de deslize e reclinação usados nos sofás da Casa de Cinema Brasil é norte americano e oferece dois tipos de mecanismo:

Mecanismo manual

Você aperta um botão que pode estar posicionado na parte interna do sofá, entre o assento e braço ou posicionado do lado externo do braço do sofá, vai depender do modelo escolhido.

Mecanismo automático

A abertura do sofá é feita com sensor de toque que pode estar no painel do porta-copos no braço do sofá, por exemplo.

A Garantia

Esse foi o principal motivo que me levou  a falar da Casa de Cinema Brasil, eles oferecem 05 anos de garantia para as estruturas das suas peças e 01 de garantia para os tecidos.

Cada vez mais as empresas vêm diminuindo a garantia dos seus móveis, não vejo isso de forma positiva, acho que essa prática prejudica os consumidores e levanta um alerta sobre a qualidade dos móveis produzidos por essas empresas .

Por isso fiquei contente ao saber que a Casa de Cinema Brasil oferece garantia de 05 anos aos seus clientes, assim o cliente sabe que terá respaldo se vier a precisar.

As Linhas de Produto

A Casa de Cinema Brasil tem 04 linhas para atender ao público, então se você deseja montar uma super sala de cinema ou só colocar um sofá reclinável na sua sala para ter conforto e elegância na hora de assistir aos seus programas, você poderá realizar o seu desejo com um dos produto das linhas disponíveis.

Clique nas imagens abaixo e conheça os produtos da Casa de Cinema Brasil, uma tela branca com um cabeçalho irá aparecer.

Clique em menu de produtos, uma guia aparecerá com os nomes das linhas de produto, clique na linha desejada (select, inspiração, moderna, ou casual) e escolha pelos modelos que são apresentados.

Como no exemplo abaixo, onde eu selecionei no menu de produtos a linha moderna e os modelos da linha aparecem em seguida para que seja selecionado um deles.

Estas são todas as linhas de produto da casa de cinema Brasil, clique em cada uma delas e siga o procedimento que explico acima para ver os modelos.

Linha Select:Linha Select
Linha Inspiração: Linha Inspiração
Linha Moderna: Linha Moderna
Linha Casual: Linha Casual

Eles também dispõe de um catálogo de produtos virtual, nele você verá os produtos ambientados e, no final, as peças com medidas e descrição do produto. Clique aqui e acesse o catálogo virtual.

Espero ter ajudado com essas informações e, se o post foi útil para você, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Vai decorar a casa? 

17 Comentários

  1. Armando

    Olá Vânia. Foi muito útil, realmente. Lhe agradeço.

  2. Crystiane

    Obrigada Vannia! Deus te abençõe! Vou poder escolher o retrátil com muito mais segurança agora. Porque falam tão mal da estrutura e eu doida pra ter um.

    • Vannia Bertholldo

      Oi Crystiane, tudo bem?

      Que bom que está sendo de ajuda para você. O sofá retrátil e reclinável pode se tornar um grande problema quando não se sabe o que se está comprando. Por isso use as dicas do post para comprar o seu e não abra mão da garantia, ok?

      Um abraço e sucesso na compra do seu sofá :D.

  3. Rodrigo

    Olá Vania tudo bem. É muito ruim um sofa quando aberto nao apoiar totamente as pernas esticadas rs. Tenho 1,81m.

    • Vannia Bertholldo

      É verdade Rodrigo 🙂
      Por isso tem experimentar o sofá antes, sentar, abrir, sentir o conforto, enfim, ver tudo o que agrada e desagrada.

  4. Andreia

    Vannia, muuuito obrigada pelo tempo dedicado a estes artigos. Me ajudou muito! Gostaria de saber que outra marca que não a casa de cinema, tu poderias relatar. nenhuma? eu entrei em contato mas está impraticável para mim. É realmente de luxo.

    • Vannia Bertholldo

      Oi Andreia, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado dos artigos!

      É difícil encontrar fabricantes de sofás retráteis e reclináveis que consigam entregar qualidade nas suas peças, o assento afunda, o mecanismo do sofá quebra em pouco tempo de uso e o cliente não é ajudado quando isso acontece.

      Na minha busca por empresas que diziam entregar qualidade, a Casa de Cinema Brasil foi a única que aceitou meu convite para falar das suas peças, as demais não responderam ao meu convite. Por isso eu não tenho outra empresa para te indicar.

      Mas isso não quer dizer que você não vai conseguir encontrar uma empresa fabricante ou revendedora, que também seja boa, na sua região. A parte ruim é que vai exigir pesquisar as empresas próximas a você e nos pólos moveleiros também.

      Em todas as lojas que visitar, pergunte sobre como são construídos os sofás, encosto, caixa do sofá, assento, espumas, densidade das espumas, quão duráveis são as estruturas e espumas, se a espuma afunda com o passar do tempo, como funciona o mecanismo que abre e fecha o sofá, se ele resiste ao abrir e fechar constantes da peça, que garantia a empresa oferece para a peça (meu conselho é não aceitar garantia de um ano, é muito pouco para uma peça como essa) e se no contrato de compra a garantia vem descrita.

      E pesquise a situação da empresa no site Reclame Aqui.

      É uma jornada dura, mas necessária para evitar armadilhas na busca do sofá retrátil/reclinável ideal.

      Um grande abraço e sucesso na busca do sofá! 🙂

  5. Fábio silva

    Muito obrigado pelas informações, vamos a procura agora.

    • Vannia Bertholldo

      Sucesso na busca Fábio!
      Um abraço.

  6. ROGER CARLETTO

    Bom dia, Vannia. Parabéns pelo artigo! Teria ideia de média de valores dos sofás da casa de cinema Brasil para produtos de cerca de 2,50m? Tentei pelo site e não consegui. Vou entrar em contato mas já gostaria de ter uma noção pq se forem valores muito altos, nem tento, rs! Obrigado!

    • Vannia Bertholldo

      Oi Roger!

      Não sei te dizer, nesse caso é melhor você falar com uma das lojas deles. O que posso dizer é que o produto é muito bom, eu sugiro que você vá até uma das lojas, experimente os modelos, peça para que te falem sobre como são feitos os produtos e explique a eles as suas necessidades, aí sim você terá parâmetros reais pra decidir.

      Um abraço e sucesso com o sofá!

  7. fabiano martins

    muito bacana esse estudo que você fez para nos ajudar a escolher um produto de qualidade. parabéns!!

    • Vannia Bertholldo

      Obrigada Fabiano!
      A ideia é essa mesmo, ajudar!
      Um abraço

  8. Osiris

    tentei baixar o ebook e não deu certo… fiz o cadastro mas, nada….

    • Vannia Bertholldo

      Oi Osiris,
      Acabei de enviar um e-mail a você, veja se agora você recebeu, ok?
      Abs.

  9. Elissandra

    Muito Obrigada pelas informações agora vou comprar meu sofá munida de detalhes importantíssimos.

    • Vannia Bertholldo

      Fico feliz em ajudar Elissandra! Sucesso com sua compra. 🙂

Deixe um Comentário